quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Unearthly: Para Se Tornar Definitivamente Uma Referência Mundial

Novo trabalho dos brasileiros mantém a sapiência dos anteriores e segue como obra-prima do Metal extremo

Os nomes que ficarão para a história da música pesada mundial não são construídos da noite pro dia, tampouco contentam-se com lançamentos medianos. Um nome só é cravado na história quando, álbum após álbum, supera a si e coloca-se como um estandarte à frente de seu tempo.

Unearthly tem como um dos seus pontos fortes as ótimas apresentações ao vivo

Uma das bandas nacionais que tem caminhado para a trilha de marcar o mundo com sua música é a Unearthly, que usando da experiência de ótimos álbuns, inúmeras turnês nacionais e internacionais, segue surpreendendo até mesmo o mais otimista dos fãs.

Com o lançamento de seu 5º álbum “The Unearthly” (que sai via Shinigami Records), tenho a convicção de que se alguém ainda não conhece esse nome, passará a conhecer, afinal, estamos diante de um álbum para além do rótulo simplista de Black Metal, e sim uma real obra-prima do som extremo.

Com 11 faixas, o trabalho segue a proposta do grupo de trazer elementos que extrapolam o gênero a que pertencem, com passagens que vão do Thrash ao Death Metal, sempre carregado de ótimas e inteligentíssimas letras.

Eregion (vocal e guitarrista) tem se tornado uma referência nos vocais guturais, inteligíveis e sem soarem forçados. Nas guitarras, também mostra o poderio ao lado do companheiro Vinnie Tyr, montando uma dupla infalível e de causar inveja em qualquer banda extrema mundial. A insanidade dosada segue com o baixo de M. Mictian e a bateria de Braulio Drumond, que não toca meramente o mais rápido possível, como cria viradas inspiradas e de encher os ouvidos de quem ama o instrumento.

Músicas como “The Sin Offering” (absurda!), “The Confidence of Faith” (deve soar estupenda ao vivo), “Eshu” (com elementos ritualísticos e temática acerca do orixá Exu, além de ser a primeira música em português da banda e com participação do percussionista Edinho Souza), “Where the Sky Bleeds in Red” (com um clima mais arrastado e sombrio) e “The Fire of Creation” (começo acústico desembocando numa das faixas mais rápidas do álbum), são grandes destaques, isso só para citar algumas, pois o álbum, no geral, é coeso, orgânico e, acima de tudo, muito bem composto de modo que só a Unearthly sabe fazer no Brasil, quiçá no mundo.

Além das fortes composições, a produção de Fernando Campos, no Rio de Janeiro, aliada ao trabalho de ninguém menos que George Bokos (Rotting Christ) na Grécia, são dignas da história do quarteto brasileiro.

Com uma capa detalhada, a versão digipak conta com encarte de alto nível, trazendo fotos e imagens inspiradas na temática das letras, estas também presentes para que você possa acompanhar enquanto ouve o disco.

Não é de se admirar que com “The Unearthly” o quarteto não passe a ser, definitivamente, uma referência (assim como bandas como Sepultura e Krisiun o são) para o resto do mundo, algo que já conseguiu pelos países que passou, mas é sempre bom lançar um álbum superior e que esteja preocupado com a qualidade e não apenas com barulho. Certamente um dos melhores discos do Metal extremo de 2014 e um marco na história nacional.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação/Rapha Simons
Assessoria: Metal Media



Ficha Técnica
Banda: Unearthly
Álbum: The Unearthly
Ano: 2014
País: Brasil
Tipo: Black Metal/Death Metal
Gravadora: Shinigami Records

Formação
Eregion (Vocal e Guitarra)
Vinnie Tyr (Guitarra)
M. Mictian (Baixo)
B. Drummond (Bateria)


Tracklist
01. The Sin Offering
02. The Confidence of Faith
03. Eshu
04. The Unearthly
05. Agens Mortis
06. Chant from the Unearthly Rites
07. Where the Sky Bleeds in Red
08. The Dove and the Crow
09. From Womb to Reborn
10. The Fire of Creation
11. Aisle to Everything





Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: