sábado, 5 de setembro de 2015

SATYRICON – Hinos Revisitados em "Live at the Opera"




O SATYRICON sempre foi uma banda de vanguarda, uma das primeiras a estourar na segunda geração do Black Metal norueguês, e responsável por grandes álbuns do estilo (como "Shadowthrone" e "Nemesis Divina"), e clássicos como “Mother North”. Com o passar do tempo eles foram se distanciando da aura essencialmente obscura que os consagrou, reduziram a quantidade de corpse paint, e passaram a absorver influências mais ‘roqueiras’, limpas e até mais acessíveis. É claro que não perderam sua marca registrada, seus riffs poderosos e a bateria intrincada de Frost. Esta mudança começou sobremaneira com o álbum "Vulcano" (2002). 

E quando não se poderia esperar mais nada de novo, eis que a banda surpreende com um disco épico dotado de um coral, dando novas roupagens à algumas de suas melhores músicas, resultando em um CD duplo e um DVD de qualidades magistrais. "Live At The Opera" foi gravado no Den Norske Opera & Ballet, em setembro de 2013, na capital Oslo e teve como convidados a Norwegian National Opera Chorus. Ao todo são 14 sons, com um setlist que pode agradá-lo ou não, conforme a tua preferência pelas fases da banda e seus respectivos discos. Particularmente, acho que faltaram algumas músicas, mas isso é algo irrelevante no fim, haja vista que precisaria ser um disco triplo pra satisfazer a todos, talvez.


Efetivamente, a banda mostra sua força e ferocidade habitual, bem como o peso e a velocidade quando se pede. As intervenções do coral se fazem presentes em partes cuidadosamente pensadas, a fim de não perder a essência do som. Abrem com “Voice of Shadows” como intro, seguem-se duas músicas bastante enérgicas, “Now, Diabolical” e “Repined Bastard Nation”, que ficaram muito boas; vindo logo atrás a densa “Our World, It Rumbles Tonight”; “Nocturnal Flare” e “Die By My Hand” trazem de volta a energia, sendo esta última um dos destaques do álbum.

“Tro Og Kraft” é arrastada e poderia muito bem ser substituída por um material mais antigo; na sequência vem a inédita “Phoenix” que foi lançada previamente ao material, tendo a participação de Sivert Høyem (ex-vocal da banda de Rock norueguesa Madrugada), transformando-se imediatamente em um hit da banda, com ampla divulgação e compartilhamento no YouTube e em redes sociais.


Assim encerra-se o CD 1; já o CD 2 começa com “Den Siste” e “The Infinite Of Time And Space”; com “To The Mountains” e “The Pentagram Burns” a seguir, chegando, finalmente, ao ápice do álbum: “Mother North”; esta que se trata de um verdadeiro hino do Black Metal norueguês e a música mais emblemática da banda, sem dúvida. Nesta roupagem ela ficou ainda mais majestosa e épica, e nem assim perdeu a sua parte agressiva; por fim, encerra-se a obra com “K.I.N.G.”, uma excelente música, cujo final sobrevém uma efusiva e longa salva de palmas à banda pelo grande show apresentado por eles e seus convidados.

A verdade é que se trata de um álbum incomum, não é o tipo de disco gravado com frequência e feito por qualquer banda. Para isto, é necessário o envolvimento de músicos gabaritados, de um bom orçamento para concretizar o projeto e um grande alcance midiático, caso contrário, é algo fadado ao fracasso. Claro que se tratando de SATYRICON, estes fatores são preenchidos com folga. A produção não precisa ser comentada, devido ao habitual alto nível vindo de lá. A embalagem da bolacha é altamente luxuosa e por certo, tanto a audição do CD quanto a visualização do DVD serão atividades altamente prazerosas.




Texto: Marcello Camargo

Edição: Carlos Garcia/Renato Sanson

Fotos: Divulgação



Ficha Técnica:

Banda: SATYRICON

Álbum: Live At The Opera (2015)

País: Noruega

Estilo: Black Metal

Selo: Napalm Records



Line-up:

Satyr: Vocals, Guitar

Frost: Drums



Tracklist:

CD1

1-Voice Of Shadows

2-Now, Diabolical

3-Repined Bastard Nation

4-Our World, It Rumbles Tonight

5-Nocturnal Flare

6-Die By The Sword

7-Tro Og Kraft

8-Phoenix



CD2

1-Den Siste

2-The Infinity Of Time And Space

3-To The Mountains

4-The Pentagram Burns

5-Mother North

6-K.I.N.G.



Video: SATYRICON “Phoenix”

Nenhum comentário: