domingo, 13 de setembro de 2015

Save Our Souls: Symphonic de Sonoridade e Conceito Complexos e Empolgantes




E finalmente o debut da banda gaúcha Save Our Souls  viu a luz do dia, após algumas amostras durante o período de produção, o que já indicava a maturidade que o grupo foi alcançando através dos anos, onde teve a oportunidade de ir criando e trabalhando suas composições, crescendo como músicos e aproveitando com sabedoria as oportunidades e experiência adquirida no palco, inclusive abrindo para bandas de expressão como Nightwish e Kamelot, onde tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho a um público maior.

Tive a oportunidade de conferir a banda pela primeira vez há algum tempo atrás, abrindo para o Soulspell e Tierra Mystica, e desde então acompanhei os passos do SOS, e é gratificante constatar que eles passaram do status de promessa para realidade.


"The Otherside" tem como base o Symphonic Metal, estilo adotado pelo grupo, mas também apresenta elementos de Prog e Gothic Metal. A produção à cargo de Diego Voges e da própria banda, é bem consistente, e um detalhe que chama a atenção é que a gravação ficou com bastante punch e pegada, em um estilo que normalmente é mais "polido", então temos belas melodias e orquestrações, porém sem perder poder, com trabalho de guitarras e "cozinha" pesado e consistente, enquanto a voz suave de Melissa vai conduzindo a história do álbum.

Aliás, falando nisso, o álbum é conceitual, onde o personagem principal, em meio a suas frustrações, descobre um espelho que o leva para um "outro lado", criado a partir do seu reflexo, e a partir dai, quando retorna, ele confronta-se novamente com suas frustrações, mas sob uma nova ótica, utilizando o que aprendeu no outro lado. Tudo caminha junto, parte musical e lírica, com cada faixa imprimindo o clima adequado ao momento da história, com muito sentimento, melodia e peso. Um daqueles álbuns para ser ouvido com o encarte na mão, a fim de desfrutá-lo na totalidade.


Falando mais sobre as músicas, como parâmetro a quem vai ter contato pela primeira vez com o SOS, a banda pratica um Symphonic Metal com a carga emocional e a melodia que o estilo pede, mas sem perder o peso, essência do Heavy Metal, e acredito que um bom exemplo de similaridade seria com o Leave's Eyes.

Dentro de um disco consiste e uniforme, podemos destacar a abertura com "Another Life" e seus belos arranjos de teclado, aliás, o trabalho de teclados e orquestrações está excelente, trazendo vida aos diversos climas que a história vai pedindo, ocupando destaque, e não somente preenchendo as músicas;"Sound of Heart" traz orquestrações e vocais carregados de emoção, soando melodiosa como um todo, tendo seu ápice no belo refrão; "Find the Way", linda e quase "viajante", ganhando mais peso em seu decorrer.

"Dark Enigma" fecha as cortinas em grande estilo, orquestrações quase cinematográficas, a cozinha de Andrêss e Jackson destilam peso e técnica, enquanto Marlon é preciso em riffs e bases com punch e melodia e Melissa mantém o nível, ganhando a companhia dos guturais de Diego Voges em algumas partes. A canção, com mais 8 minutos, transita por diversos climas, nem parecendo ter uma duração mais longa. Sobra tempo ainda para uma bela e emocional versão acústica de "The Sound of Heart".

Debut em grande estilo e com muita personalidade e maturidade, em um álbum que pode-se perceber que a banda teve muito cuidado e trabalho, dando tempo ao tempo e amadurecendo corretamente as canções, características de quem chegou para ficar.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Save Our Souls
Álbum: "The OtherSide" 2015
País: Brasil
Estilo: Symphonic Metal
Produção: Diego Voges e Save Our Souls
Selo: Shinigami Records
(Adquira o álbum AQUI)

Line-up:
Melissa Ironn – vocal e teclado
Marlon Lago – guitarra e vocais
Jackson Harvello – baixo
Andrêss Fontanella – bateria





Tracklist:
1- Another Life
2- All The Lost Souls
3- The Judgement Day
4- The Sound Of Heart
5- Web Of Lies
6- Soul Domination
7- Find The Way
8- Leave Me Alone
9- You (Leave Me Alone Part II)
10- Dark Enigma
11- The Sound Of Heart (acoustic bonus track)

Canais Oficiais da banda:
Facebook
Site Oficial 
Youtube





Nenhum comentário: