quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Brutallian: Agressivo e Melodioso na Medida Certa


Um Heavy Metal vigoroso, pesado e com uma pegada moderna. A estréia do BRUTALLIAN, de São Luís do Maranhão, não poderia ser melhor definida. Uma mistura entre o novo e Metal mais tradicional, recheada de riffs fortes, baixo e bateria pesados na medida e um vocal certeiro, fazem de BLOW ON THE EYE um dos grandes lançamentos de 2015. A produção, que soube dosar o peso de forma correta (sem exageros, mas deixando a garra e fúria do grupo exposta de forma clara), ficou á cargo de Felipe Hyily, Cid Campelo e da própria banda, e mostra a sonoridade do grupo lembrando os grandes momentos do Seven Witches (Passage to the Otherside e Year of the Witch á frente) e também do Judas Priest (fase Painkiller).

O grupo é formado por Pablo Barros (vocal), Rhodes Johnson (guitarra), Fábio Matta (baixo) e Rayan Oliveira (bateria). No CD, o baixo foi gravado por Carlos Jager e a bateria por Daniel Mamede. O trabalho contou ainda com as participações nas guitarras de Hugão Away (guitarrista de outra grande banda maranhense, o Fúria Louca) e Felipe Hyily, e do próprio Hugão e Henrique Sugmyama (vocalista do Fúria Louca) nos backing vocals. E cabe ressaltar essa união entre as bandas, pois é raro, vemos algumas “estrelas” do Metal nacional de picuinhas pelas redes sociais, e depois pedindo aos fãs união. Não seria mais fácil, dar o exemplo? 


Após a breve introdução, A Prelude to Agression, temos a faixa título. E que paulada! Impossível ficar indiferente aos riffs cortantes e a pegada cheia de peso da cozinha. O vocal de Pablo tem a intensidade que o estilo pede, dosando sua voz de forma correta durante a execução da faixa. Refrão forte que fica na cabeça por um bom tempo. Black Karma inicia com um riff mais cadenciado, mas na seqüência, nos entrega uma faixa bastante pesada e agressiva. Destaque para o bom trabalho de baixo e também para a boa variação vocal apresentada por Pablo. A guitarra de Rhodes Johnson flutua de maneira perfeita entre a agressividade e a melodia, além de um solo bem encaixado. Primal Sigh mantém a pegada agressiva, principalmente na cozinha, com doses cavalares de peso. Uma composição forte, com arranjos bem estruturados. A breve Psycho Excuse, uma balada ao violão, mostra o contraste entre a suavidade da composição com a voz mais rasgada de Pablo.

A paulada You Can’t Deny Hate vem como um soco na boca do estômago. Pesada e com riffs que nos remetem ao Thrash Metal (e pode-se perceber isso em várias passagens do álbum, o que mostra a versatilidade da banda) a faixa é um dos destaques do trabalho. Hell Is Coming With Me mantém a intensidade do álbum, com peso e riffs, além do belo trabalho de bateria. A próxima faixa, I, The Scoundrel, é mais cadenciada, mas nem por isso mais “suave”. Mantém a linha agressiva, mesmo com toques um pouco mais melódicos. Assim como na faixa de encerramento. Pain Masterpiece também tem uma linha mais melódica, mas sem soar forçada, pois as guitarras ditam o ritmo da faixa com belos riffs.


O BRUTALLIAN mostra em seu trabalho de estréia que o nordeste brasileiro vive e respira o Heavy Metal. Algo que nem precisaria ser dito, não é mesmo? Um Heavy Metal brutal, agressivo, moderno, e cheio de garra, uma produção correta e uma paixão visceral pelo estilo, fazem de BLOW ON THE EYE uma das grandes estreias do ano!


Resenha por: Sergiomar Menezes
Edição/revisão: Renato Sanson


Links de acesso:


Tracklist:
01 A Prelude To Aggression
02 Blow On The Eye
03 Black Karma
04 Primal Sigh
05 Psycho Excuse
06 You Can’t Deny Hate
07 Hell Is Coming With Me
08 I, The Scoundrel
09 Pain Masterpiece

Formação:
Fabio Matta (Baixo)
Rayan Oliveira (Bateria)
Pablo Barros (Vocal)
Rhodes Johnson (Guitarra)

Nenhum comentário: