sábado, 28 de novembro de 2015

Phantasma: Uma Pequena Peça de Arte no Symphonic Metal


  (English Version)
“Permita ser transportado para outro mundo pelo Phantasma”, é como inicia o release deste projeto encabeçado pelo trio Georg Neuhauser (Serenity), Oliver Philipps (Everon) e Charlotte Wessels (Delain), e foi uma frase muito feliz para apresentar este debut intitulado “Deviant Hearts”, pois é impossível mesmo não ser envolvido pela beleza e bom gosto das composições.
A sonoridade pode-se dizer que se situa entre o Symphonic Metal e Symphonic Rock, com aquelas nuances teatrais, aquele ar de musical, estilo Meat Loaf, por exemplo, além de Queen, e até alguma coisa do Savatage e Trans-Siberian Orchestra.


O projeto já era um desejo de longo tempo de Geog Neuhauser, e a força motriz foi complementada pelos outros dois componentes, além de alguns convidados especiais interpretando personagens da história, que é conceitual e baseada na novela escrita por Charlotte exclusivamente para o projeto, e a produção, primorosa, ficou a cargo de Oliver (que também é multi-instrumentista).

Então, como promete aquela frase inicial do release, o ouvinte é transportado para outro mundo, envolvido pela história e pela trilha musical, em músicas intensas, com belos arranjos e melodias cativantes e memoráveis. Pessoalmente, posso afirmar que o trio de compositores conseguiu seu intento, criando uma belíssima peça musical de muito bom gosto, e fui envolvido pelo álbum do início a fim, tornando-se audição constante desde que recebi o trabalho.

Charlotte está fantástica e também concordando plenamente com o que diz o release, ela está livre como o vento, explorando várias possibilidades da sua voz, mostrando que é uma cantora e interprete que possui uma capacidade além do que já conhecíamos no seu trabalho com o Delain, e acredito ser um divisor de águas para ela este álbum. É uma cantora que se coloca em outro patamar.

A viagem por esta belíssima peça musical inicia com “Incomplete”, que serve como uma introdução, trazendo um dueto entre Charlotte e Georg, acompanhados por belas melodias ao piano, nestes primeiros minutos você já sente que está diante de algo diferenciado, para em seguida “Deviant Hearts”, a faixa título que começa e  já lhe prende de imediato, com seus belos arranjos e melodias, sinfônica, intensa e climática, com grandes interpretações de Charlotte e do convidado Tom Englund (Evergrey), desde já trazendo esse clima de musical.


Logo após, “Runaway Gray”, linda, sinfônica e teatral, numa grande interpretação vocal e com um refrão irresistível, e mal dando-lhe tempo de recuperar o fôlego, e a vontade de voltar e ouvir as primeiras canções novamente é demovida aos primeiros segundos da belíssima balada “Try”, com mais uma fantástica interpretação de Charlotte, destacando linhas vocais emocionais e profundas.

São canções de alto nível, enquanto a história vai sendo contada, e o que está em primeiro lugar são a sonoridade intensa e as belas e memoráveis melodias, além das interpretações carregadas de feeling de Charlotte e Georg, não espere canções com muito peso e velocidade, embora possamos encontrar momentos com mais peso nas guitarras e bateria, como na tensa “Enter Dreamscape” e “Novaturient”, com suas trocas de andamentos e trechos mais velozes.


A produção é de uma excelência que salta aos olhos e as composições são ótimas, porém há destaques, e além das 4 primeiras canções que abrem o álbum, há mais algumas que conseguem se sobressair diante de tantas ótimas músicas, como “Miserable Me”, que também ganhou um vídeo, e talvez seja uma das mais “teatrais;  “Carry me Home”, e suas melodias que transmitem uma sensação de paz e bem estar, grandes duetos e suaves melodias, que culminam em um refrão memorável! Perceba o cuidado na produção, como os arranjos se preenchem, a sobreposição de vozes no pré-refrão e refrão traz um resultado muito bonito. De causar arrepios! Junto a "Runaway Gray" e "Try", acredito que são as que possuem os refrãos mais memoráveis.

Mas aí também temos “Crimson Curse”, com sua intensidade sinfônica, teclados e licks marcante de guitarra, além de mais um belo dueto vocal; a suavidade de “The Lotus and the Willow” e “The Sound of Fear”, outra linda balada, com belas melodias vocais, solo inspirado e melodioso à guitarra, canção no melhor estilo Meat Loaf. A emocionante “Let it Die”, que fecha o álbum, e, bom, como você percebeu, até tentei destacar algumas canções, mas seria injusto deixar de mencionar alguma.


Altamente recomendado, bom gosto, musicalidade, feeling e melodias memoráveis, em canções que combinam suavidade e intensidade, trazendo esse clima de “musical” e, conforme prometido na apresentação do projeto, transportando-nos para outro mundo. Espero que o Phantasma não pare neste álbum e que os membros encontrem tempo para produzir mais música como esta contida em “Deviant Hearts”. E este é o lado que emociona e envolve quem gosta de ouvir música, de sempre aparecerem trabalhos feitos por músicos que encaram isso de forma séria, como arte, e este álbum é uma peça de arte.


O álbum está disponível também em edição especial, um belo Earbook (veja aqui Charlotte apresentando-o), onde  além do álbum, ilustrações e os capítulos, há dois CDs com Charlotte lendo a história inteira.

Texto: Carlos Garcia
Rate: 10/10

Ficha Técnica:
Banda: Phantasma
Álbum: Deviant Hearts (2015)
País: Áustria/Holanda
Estilo: Symphonic Metal
Selo:Napalm Records



Line-Up
Charlotte Wessels: Vocals & Lyrics
Georg Neuhauser: Vocals
Oliver Phillips: Producer/Multi-instrumentist

Official Channels:
Facebook
Napalm Records Page

Track List
01. Incomplete
02. The Deviant Hearts
03. Runaway Grey
04. Try
05. Enter Dreamscape
06. Miserable Me
07. The Lotus And The Willow
08. Crimson Course
09. Carry Me Home
10. The Sound Of Fear
11. Novaturient
12. Let It Die
13. Symphony of Light (Bonus Track)


Assista aos vídeos oficiais nos links abaixo:

PHANTASMA - Let It Die (Official Video)

PHANTASMA - Miserable Me (Official Video)

 

 

 


Nenhum comentário: