terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Decrepid: A Serviço do Old School Death Metal


O Death Metal é um estilo de Metal calcado na brutalidade extrema, em que todos os integrantes de uma banda devem ter completo domínio de seus instrumentos, como forma de levar sua musicalidade a passagens insanas, técnicas, e de difícil digestão, por vezes. Tornou-se lugar comum praticar o Death com velocidade supersônica, com 520 bpm e 234 riffs por música.

Só que nem sempre isso significa efetividade e bons resultados. Às vezes o sucesso mora na simplicidade, na "antitécnica", na conformidade com o que existe de mais tradicional, uma volta às origens no final dos anos 80 e início dos 90.
 
O quarteto inglês DECREPID formado por Cris Bassan (vocals), Steve Brennan (guitar), Danny Price (drums) e Marnie (bass) dão cabo desta linha de som citada no final do parágrafo acima, ou seja, sem frescura, sem rodeios. ‘Osseous Empire’ é o segundo petardo dos caras e em cerca de trinta minutos tocam sete músicas de irrestrito peso.

Com exceção da última música, “Fear Within”, que tem 7:41, as demais não são muito longas, e tem a missão de passar seu recado de forma sucinta.


Claro que não é nada extremamente ‘simplório’, afinal, há uma bateria que tem suas partes rápidas, os riffs de guitarra são trituradores e ficam zombando na cabeça por algum tempo, um contrabaixo que não se resume a apenas marcar, mas trabalha com afinco nos sons, e os vocais têm partes guturais e outras mais urradas, num contraponto interessante, cavernosamente falando. O que realmente nos leva àquela viagem no tempo talvez seja o fato da produção manter o som com a devida ‘impureza’, tão peculiar ao gênero. Contudo, tudo está em seu lugar, com a altura necessária para a normal audição dos instrumentos. Não há reparos neste sentido. A arte da capa ficou brutal.

Hails old school Death Metal!!!


Texto: Marcello Camargo
Edição: Carlos Garcia

Lançamento: Xtreem Music

Cris Bassan – vocals
Steve Brennan – guitar
Danny Price – drums
Marnie – bass

Tracklist:
“Concussion”
“Death Walks Above”
“Indulgence in Self Destruction”
“Ashumaniac”
“Into to the Doom”
“Breeding Anger”
“Fear Within”

Video-music: DECREPID - Death Walks Above [2015]



Nenhum comentário: