quinta-feira, 5 de maio de 2016

Deep Purple: Mais História na Terra do Sol Nascente




Qual fã do Deep Purple não venera o lendário "Made in Japan" (1972), que registra a primeira passagem da banda pelo Japão? Aliás, álbum que todo fã de Classic Rock e Heavy Metal deve ter na coleção, e marca essa história do Purple com relação aos seus tradicionais e clássicos discos ao vivo, além de ser o mais bem sucedido ao vivo do ingleses em termos de vendas, tendo diversos discos de ouro e platina.

Mas o interessante é que no Japão ele não teve disco de ouro, alcançando essa marca com o segundo "Live" por lá, o "Last Concert In Japan" (77), bom, fato é que é um país onde a banda possui um grande público, o qual é conhecido por ser um ávido consumidor do som pesado em geral, e em 2015 o Deep Purple solta o terceiro álbum ao vivo na terra do sol nascente, "....To the Rising Sun (In Tokyo)", disponibilizado aqui neste primeiro semestre de 2016 via Shinigami Records, assim como "From the Setting Sun...(in Wacken)", tendo os brasileiros acesso a edição nacional desses lançamentos simultâneos da banda em 2015 (disponíveis em CD duplo e DVD), com a mesma qualidade de som e imagem, e o melhor, com preço bem mais acessível.


Se "....To the Rising Sun" vai alcançar o mesmo sucesso dos seus antecessores, não sei, não é provável, afinal estamos em uma outra era, onde os álbuns físicos já não alcançam as vendas de outrora, mas uma coisa posso afirmar, é um ótimo álbum, que traz uma bela apresentação desses mestres. É uma banda que quando toca, quando vemos no palco, transmite aquela sensação de que realmente os caras estão curtindo o que estão fazendo, nos passa aquele feeling, como nós, ouvintes mais "experientes" (para não dizer "mais velhos"), gostam de dizer "uma banda real, com música de verdade, que tocam de verdade!".

O legal também desses dois álbuns ao vivo, são as vibrações e os set lists levemente diferentes, pois se no Wacken o show é ao ar livre, com uma diversidade de fãs vindos de várias partes do mundo, em Tokyo o show é em local fechado, e é de uma certa maneira mais introspectivo, embora seja estranho dizer isso de um show com alguns milhares de pessoas, mas são as diferenças de cultura, o público japonês é mais comedido geralmente, mas é isso mesmo, no Wacken foi mais explosivo, por conta do enorme e diverso público, de ser a primeira vez da banda no festival, enquanto que no Budokan mais introspectivo, e com o set contando com músicas mais "progressivas" do mais recente álbum, "Now What?!".


Se em "From the Setting Sun...." eles abrem com "Highway Star", afinal sendo a primeira vez lá, e com muita gente que certamente estava vendo, ou até conhecendo a banda pela primeira vez, não dava pra deixar essa de fora, em "....To the Rising Sun" a progressiva "Apres Vous" é que abre o espetáculo, e, assim como as demais músicas mais novas, ganhou mais força ao vivo. 

"Uncommon Man" também aparece no set no Japão, faixa composta em homenagem a Jon Lord, assim como "Above and Beyond", presente em ambos os shows, e durante a execução imagens do tecladista vão aparecendo no telão, e é impossível não causar comoção e saudade. Falando em imagens, o DVD conta com muitas câmeras que captaram ângulos muito legais São 12 câmeras em HD), permitindo que sintamos e observemos mais detalhadamente e mais de perto a performance dos músicos.


Vários outros clássicos e mais músicas do álbum novo se misturam, para deleite do público, diante de toda a classe e história desses senhores. Então temos clássicos consagrados como "The Mule", que também está lá no lendário "Made in Japan", "Smoke on the Water", "Black Night" e as mais jovens da família, como "Vincent Price" e "Hell to Pay", tudo regido com maestria, feeling e classe, diante de uma plateia, que embora na maior parte do tempo mais contida, percebe-se a satisfação e emoção por presenciar tamanha lenda.

Adquira os dois álbuns ao vivo (estão disponíveis os DVDs e CDs duplos), pois vale totalmente a pena. Valeria só pelo fato de ser mais um registro impecável de uma banda que realmente faz do palco seu habitat (claro que a energia explosiva dos primeiros anos foi sendo substituída por mais experiência), pois em estúdio qualquer pode se passar pelo que não é, mas além disso, são dois grandes shows, cada um com características e vibrações diferentes, pelo local, variedade de público e diferenças culturais. 


Resenha: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Deep Purple
Álbum: "...To the Rising Sun (Live Tokyo)" 2015
País: Inglaterra
Estilo: Classic Rock, Hard Rock
Selo: ear Music/Shinigami Records



Disco 01
  1. Apres Vous
  2. Into The Fire
  3. Hard Lovin Man
  4. Strange Kind Of Woman
  5. Vincent Price
  6. Contact Lost
  7. Uncommon Man
  8. The Well-Dressed Guitar
  9. The Mule
  10. Above And Beyond
  11. Lazy


Disco 02

  1. Hell To Pay
  2. Don Airey's Solo
  3. Perfect Strangers
  4. Space Truckin
  5. Smoke On The Water
  6. Green Onions / Hush 
  7. Black Night



Nenhum comentário: