terça-feira, 24 de maio de 2016

Metal Church: Mais uma Vitória do Metal "Old School"


E mais de duas décadas depois, Mike Howe volta a ocupar o posto de vocalista do Metal Church, e é sem dúvidas o cara para ocupar esse posto, coisa que ficou bem clara lá em 88, quando substituiu David Wayne (falecido em 2005, responsável pelos vocais dos dois primeiros, e hoje já podemos dizer que possuem status de clássicos, “Metal Church” e “The Dark”), até a banda parar com as atividades em 94. Em 98 tivemos o retorno com a formação clássica, com Wayne nos vocais, permanecendo até 2001, quando novamente deixou o grupo (lançou um álbum com sua banda "Wayne", chamado "Metal Church").

Desde então, a banda tem lançado até bons álbuns, mas sem a mesma consistência dos álbuns com Wayne e Howe, e em 2014 a notícia da volta de Howe foi recebida com alegria e expectativa. Bom, e as melhores expectativas se tornaram realidade com “XI”, que resgata a força e identidade da banda, com Howe e seu vocal rasgado praticamente intacto, e a sonoridade do Metal Church parece ter se revigorado, trazendo aquele Metal carregado de riffs marcantes (Kurdt e Van Zandt despejam riffs e solos que poderiam figurar tranquilamente nos clássicos primeiros álbuns com Wayne e Howe), com um pé no Thrash e boas doses de melodia.


“Reset” abre o álbum com um riff bem tradicional e marcante, direta e veloz, e Howe e a banda mostrando que estão de volta aos bons tempos. Destaque para o vocal furioso de Mike Howe, que também arrisca notas mais agudas e “ríspidas” (Howe, para situar o pessoal que talvez não conheça,  tem aquele timbre no estilo do Tornillo); “Killing Your Time” também segue em um andamento mais acelerado, com bases e riffs perfeitas para a arte de bater cabeça. Impossível não sentir um cheirinho de nostalgia, a começar pela capa, que lembra a do primeiro álbum.

“No Tomorrow”, que foi o primeiro single e clipe do álbum,  inicia com uma base acústica, para logo  descambar em uma montanha de riffs acompanhados pela cozinha pesadona (Jeff Plate está descendo a mão, e os pés, sem dó), grande refrão, música talhada para levantar o povo nos shows; “Signal Path” tem algo naquela veia “balada pesada” que a banda fez tão bem diversas vezes (como na definitiva “Watch the Children Pray”). Em um andamento mais meio tempo e linhas vocais mais melódicas, tem, possivelmente, o refrão mais marcante do álbum. Áspera, pero sin perder la ternura! Baita música! Como dizemos aqui no RS. 

“Sky Falls Inn” tem um andamento mais arrastado e pesado, linhas vocais e de guitarra mais melodiosas, além de algumas intervenções acústicas e um algo de heavy blues. Bom, o álbum, como eu disse antes, é um retorno àquela identidade da banda nos anos 80 e 90, tem um cheiro de nostalgia, sonoridade Old School, mas nada datado, até porque esse tipo de som é atemporal, e ainda a produção muito boa deixa tudo muito atual.

“Needle & Suture” também é direta ao ponto, aquela típica que escancara aquele pézinho da banda no Thrash; “Shadow” é mais cadenciada, pesada e com um ar meio sombrio; “Blow Your Mind” começa em suspense, com uma introdução um pouco longa, ganhando peso e seguindo um andamento mais arrastado; “Soul Eating Machine” é dinâmica e naquele andamento mais veloz, com ótimos riffs e melodias, puro Metal Church anos 80; “It Waits” também vem no estilo baladona pesada. Plate e Unger vão marcando o início, e a somados aos dedilhados da guitarra (com um algo de psicodelismo), dão fundo para vocais sussurrados de Howe.


Suffer Fools” é outra bem “na cara”, dinâmica e com aquele andamento mais rápido, bem tradicional, no estilo que o Accept também fazia tão bem; “Fan the Fire” segue a mesma linha, com variações bem interessantes no andamento, Metal tradicional Old School, fechando o trabalho.

O que temos em "XI" é uma banda que novamente se encontrou e se motivou, e muito se deve ao retorno de Howe, em um álbum que resgata as características tradicionais do Metal Church. Heavy Metal carregado de tudo que o fã Old School adora, envolto em uma ótima sonoridade e produção, e de modo algum soa datado, como alguns podem deduzir. O Metal Church surgiu e foi lançando grandes álbuns, e se não chegaram a ter um patamar de lenda nos dias de hoje, devido a alguns percalços, mostraram que retomaram o fôlego pra conquistar um lugar de maior destaque novamente. Isto é Heavy Metal senhores, é Metal Church!


Edição e texto: Carlos Garcia

Banda: Metal Church
Álbum: "XI"
Pais: EUA
Estilo: Metal Tradicional
Selo: Shinigami Records
Adquira o álbum na Shinigami

Line Up:
Kurdt Vanderhoof: Guitarras
Mike Howe: Vocais
Steve Unger: Baixo
Jeff Plate: Bateria
Rick Van Zandt: Guitarras



Track List:
01. Reset
02. Killing Your Time
03. No Tomorrow
04. Signal Path
05. Sky Falls In
06. Needle and Suture
07. Shadow
08. Blow Your Mind
09. Soul Eating Machine
10. It Waits
11. Suffer Fools

Site Oficial




Nenhum comentário: