quinta-feira, 22 de junho de 2017

Outmask: Boa Estreia dos Prog Metallers Sergipanos


O Prog Metal é um estilo que vem revelando nomes bem promissores aqui no Brasil. Há certo radicalismo de certos segmentos de apreciadores do Metal, devido ao caráter sonoro do estilo, por vezes taxado de "música para músicos". Mas técnica e sensibilidade são algo que, no meu raciocínio, devem ser dosados de forma inteligente, não escondendo do que se é capaz tecnicamente de maneira alguma, ainda mais por meio da arte musical. Os sergipanos do Outmask se enveredam pela estrado do Prog Metal em “A Kind Of Being”.

De forma súbita e exata, surpreendemo-nos com o conjunto de técnica agregado pelo quinteto, atentado pela complexabilidade e da fisionomia sonante, que é, consideravelmente falando, árdua, emulando faces de Metal tradicional sem restrições.  O que eu achei estranho são as faixas, que soam parecidas com as outras, tornando o trabalho monótono e muitas vezes sem soluções diferentes.

A produção é outro aspecto que deve ser observado e que dever ser melhorado no próximo trabalho do grupo, tangendo uma sonoridade muito morna e suja, algo incomum dentro do Prog Metal, sendo mais cabível uma textura mais limpa e elegante. Não estou dizendo que é ruim ou algo parecido, mas que poderia ser mais rebuscado. A ilustração de capa é assinada por Christian e Vivian Dutra, mostrando uma espécie de extraterrestre, fomentado pelo que passa na parte lírica.


Embora tenha alguns pontos que precisam ser ajeitados, vale evidenciar a musicalidade do grupo, não deixando a desejar em questão técnica, o que dá para perceber em cada uma das faixas, sendo, até então, o único ponto forte do disco.

Os principais destaques ficam por conta da longa “Awekening”, que traz peso e mudanças de tempo, com ótimas harmonias de teclado; “Contact” navega em compassos mais limpos, estampado por uma linguagem mais jazzística, com o Marcel Freitas roubando a cena com fortes timbres de baixo; “Numb” é marcada pelas melodias de piano, mas que anima pelo trabalho rítmico cheio de variação, vindo da sólida “Wilting”; “Divinity” vem numa pegada atrativa, vagueado por fases limpas e pesadas, esbanjado por nove minutos de técnica.
É um bom trabalho, mas que pode ser melhor se os fatores que citei um pouco acima forem ajustados, coisas que a experiência vai se encarregando.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Outmask
Álbum: A KindOfBeing
Ano: 2017
Estilo: Prog Metal
Gravadora: Ms Metal Records/Voice Music
Assessoria de Imprensa: Ms Metal Agency

Banda
Enaldo de Paula “Ed Paul” (Vocal) 
Daniel Faria (Guitarra)
Marcel Freitas (Baixo)
Omar de Paula (Teclado)
Diego Vieira (Bateria)

Track-List
1.    Awakening 
2.    Contact 
3.    Blindness 
4.    Numb 
5.    Wilting 
6.    Unformed 
7.    Divinity 
8. Reset

Contatos

Nenhum comentário: