sábado, 9 de fevereiro de 2019

Ministério da Discórdia: Inspirações no Sabbath e Letras em Português


Formado em São Paulo em 2007 por Maurício Sabbag e Inacio Nehme, e atualmente completa o trio Carlos Botelho, o Ministério da Discórdia é uma banda que traz como característica as letras em português, e nelas temáticas realistas, ideológicas, sombrias e espirituais. O grupo explora muito bem as letras na língua pátria, facilitando passar o recado nas temáticas dirigidas à nossa realidade social. E é mais uma que mostra que não é regra obrigatória cantar em inglês para fazer Heavy Metal.

A sonoridade tem base na mistura de influências dos integrantes, com riffs pesados, refrãos marcantes e letras bem elaboradas. A sonoridade tem muito da inspiração do Black Sabbath (inclusive já recebeu elogios sendo chamado de Sabbath brasileiro), e junto à sonoridade por vezes grave e sombria, há muita melodia e arranjos bem elaborados, adicionando flautas e violões acústicos.


Após alguns anos dividindo o repertório próprio com covers “lado B” do Black Sabbath, o Ministério da Discórdia gravou e lançou em 2013 seu primeiro e autointitulado álbum. A partir daí a banda começa a fazer os seus shows apenas com músicas autorais.

Em 2015, gravou seu segundo trabalho de estúdio, “Abismo”, influenciado pelas repercussões da crise nacional, adicionando mais potência e peso na mensagem. “Abismo” foi lançando por distribuição digital em 2016 e também foi disponibilizado um clipe para a faixa título.

No ano passado o grupo, durante as conturbadas eleições no Brasil, lançou “AbismoPortal”, que reúne o EP “Abismo”, que só havia sido disponibilizado em formato digital, e o EP “Portal”, com novas músicas, formando assim um álbum completo e agora em formato físico, lançado em parceria com a gravadora paulista Shinigami Records.


Em 11 faixas bem elaboradas e com letras inteligentes, destacam-se canções como "Portal",  com seus riffs marcantes e andamento cativante; o andamento mais acelerado da já obrigatória "Mensageiros da Desgraça" empolga de cara. A parte mais cadenciada lá pela metade é sensacional e arrepiante, e logo a seguir novamente ganha contornos mais acelerados, terminando de forma apoteótica.

Recomendo ainda a versão de "Fuga nº II", dos Mutantes, que traz arranjos orquestrais (feitos por Renato, do Armahda), flautas e violões acústicos. Transformou-se numa música da banda, "balada" pesada e sombria; e ainda a épica e sinistra "Supremo Concílio", que inicia com uma intro perturbadora, e logo a aura do Sabbath pode ser sentida, em andamentos mais lentos e com toneladas de peso, e a cadencia e peso da assustadora e realística "Perdidos", onde se destacam também os arranjos quase lisérgicos de teclados, e o sempre incrível som do Hammond.

A banda explica a inspiração para os títulos: “Nesses últimos anos que se passaram, muitas pessoas perderam seu emprego, sua saúde, suas expectativas. Caímos em um ABISMO. Alguns chegaram até o fundo desse abismo. Como músicos que querem realmente passar uma mensagem para reflexão, usamos essa alegoria do ‘abismo’ como algo que precisa ser superado. Queremos espalhar a semente, uma mensagem positiva, mesmo que tenhamos que ser, inicialmente, os mensageiros da desgraça. ”

“Nunca antes houve tanta mentira, incitação ao ódio e intolerância… O que nos contamina não é o que ouvimos, mas sim o que sai de nossa boca. Imagine então o que hipócritas ousam registrar, nessa era da superinformação! Entramos agora em um PORTAL, para uma nova dimensão, que será herdada pelos nossos descendentes. ”


São 11 faixas de som pesado, com arranjos e refrãos cativantes, e claro, letras inteligentes, que em diversos momentos conecta a ficção com a dura realidade atual. O Ministério da Discórdia (nome mais atual do que nunca) nos brindou com um dos melhores lançamentos do Metal nacional em 2018, e com certeza um dos melhores cantados em português nos últimos anos.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Assessoria: Metal Media
Selo: Shinigami Records

Facebook
Adquira o álbum na Shinigami
Spotify

Tracklist:
1. Portal
2. Mensageiros da Desgraça
3. Espelho
4. Motim Elétrico
5. Fuga nº II (Original por Os Mutantes)
6. O que teria acontecido à Baby Jane?  (Original po Troll Porrada Sonora)
7. Abrace a Discórdia
8. Abismo
9. Supremo concílio
10. Orquídea Negra

11. Perdidos



       

Nenhum comentário: