quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Avantasia: Moonglow - Uma Nova Fase e a Vez das Criaturas da Noite



Tobbias Sammet retorna com mais um novo álbum do projeto que acabou se tornando sua banda principal, o Avantasia, a Metal Opera, que hoje já conta com uma banda base, facilitando as tours e entrosamento, superou em vários aspectos, principalmente os financeiros, o Edguy.

"Moonglow", que tem data marcada para o lançamento oficial em 15 de fevereiro, traz tudo o que o fã do Avantasia espera e aprecia (soei clichê, mas é isso mesmo, está tudo ali, canções grandiosas, melodias pomposas, refrão marcantes, excelentes músicos, produção idem e vários convidados) e mais algumas agradáveis adições, como elementos celtas e um formato diferente de conceito. 

O álbum estará disponível em diversas versões, como o Digibook, Artbook e Picture Vinyl duplo lindíssimo, vários itens para o deleite dos fãs. A arte gráfica é linda, lembrando os conceitos dos filmes de Tim Burton, e Tobi não negou essa influência.


Sobre esse novo álbum, Sammet comenta que pensou em dar um tempo, apenas descansar, mas o fato de montar um estúdio em casa parece ter despertado ainda mais a sua imaginação, e uma nova história e novo álbum tomaram forma. "Moonglow" vem sendo mencionado com entusiasmo pelo compositor, aclamando o trabalho como o mais trabalhado e detalhado da história do projeto.

Este novo conceito, que traz uma criatura da noite em busca de descobrir onde se encaixa, é diferente dos demais em seu formato, pois os cantores não aparecem interpretando papéis, e foca na imersão nesse universo de "Moonglow", fazendo com que as canções sejam independentes, e não interligadas como numa Rock/Metal Opera tradicional, portanto sendo um trabalho conceitual e não uma Metal Opera. Uma nova fase na história do projeto.

Os elementos grandiosos, refrãos e melodias cativantes estão presentes em doses altamente generosas, e os dois primeiros singles, com a longa e épica "The Raven Child", que traz já uma novidade, com Hansi Kursch (Blind Guardian) participando pela primeira vez de um álbum do Avantasia. Canção épica, com elementos sinfônicos, medievais e celtas, alternando momentos melodiosos com outros mais explosivos.

Já o segundo single, a faixa título "Moonglow", é mais curta, e traz também mais um estreante, Candice Night (Blackmore's Night). Música com uma bela e suave atmosfera, destacando os arranjos de piano e orquestra. Deu pra ver que foi escrita para a linda voz da vocalista. Excelentes amostras do que há no álbum, mas não entregam todo o jogo.

Candice Night é uma das novidades em "Moonglow"
Além desses dois estreantes, há mais um, Mille Petrozza do Kreator, e juntos com esses, nomes já bem conhecidos no universo Avantasia, como Bob Catley, Jorn, Ronnie Atkins e novamente Eric Martin. Petrozza dá as caras na porrada, sim!, "Book of Shallows", Power Metal rápido e com pegada pesada.

"Ghost in the Moon" é uma belíssima abertura, com arranjos de piano se destacando no início. São várias mudanças de climas e intervenções explosivas durantes seus mais de 9 minutos de melodias cativantes; O Power/Symphonic de "Starlight" é típico Avantasia, com Ronnie Atkins com as vozes principais, e que depois dá espaço para Geoff Tate brilhar na balada comandada pelo piano "Invincible" e também na explosão sinfônica de "Alchemy".

"Piper at the Gates of Dawn" segue a linha sinfônica, com a participação de vários dos vocalistas, destacando Catley, que depois tem seu momento para brilhar mais individualmente, aliás,  o inglês vocalista do Magnum é um dos vocalistas preferidos de Sammet. Com seu estilo "contador de histórias", a voz marcante e rouca de Bob Catley hipnotiza na sinfônica "Lavender"; o Power Metal retorna à tona com "Requiem for a Dream", e trazendo Mike Kiske, outra figura carimbada no Avantasia, que aliás, foi o projeto que trouxe o cantor de volta ao Metal.

Atkins, Tate, Tobi e Amanda
O álbum fecha com a versão para "Maniac", de Michael Sembello, transformada em uma música do Avantasia, Tobias inclusive já teve êxito em transformar outras canções pop em cativantes Melodic Power Metal. Aqui, brilha o timbre vocal do "Mr. Big" Eric Martin. Fiou bem legal, mas acho que deveria ser a faixa bônus, pois parece um pouco fora do conceito...ou não? Há ainda "Heart", essa uma música própria que aparece como bônus em algumas das versões. Um faixa que traz vários elementos familiares aos ouvidos aos ouvidos dos fãs do Avantasia, com um acento Melodic Rock.


Uma nova fase, mas nada de "inventar a roda" ou mudar muito das características já conhecidas do Avantasia. Traz algumas novidades, e isso é muito bom para todos, mas o mais importante, tenho certeza que agradará aos fãs, pois as grandes e memoráveis melodias e a pompa do Avantasia estão ali, e o melhor, um álbum novinho para apreciar, e que com certeza será mais um sucesso na discografia de Sammet.

Texto: Carlos Garcia

Banda: Avantasia
Álbum: "Moonglow" 2019
Estilo: Power Metal, Melodic Metal, Symphonic Metal
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Já Disponível Edição Nacional na Shinigami

*atualizado em 16.02

Site Oficial


Tracklist:
01. Ghost In The Moon
02. Book Of Shallows
03. Moonglow
04. The Raven Child
05. Starlight
06. Invincible
07. Alchemy
08. The Piper At The Gates Of Dawn
09. Lavender
10. Requiem For A Dream
11. Maniac
Bonus Track
12. Heart


       


       

Nenhum comentário: