sábado, 26 de setembro de 2020

Paradise: Canadenses Retornam Incorporando Influências Contemporâneas



Passados uns 15 anos de break, o canadense Paradise reacende suas atividades acompanhado do terceiro registro intitulado apenas com o nome do conjunto. A line-up sofre uma terceira formação cujos esforços aterrissam na velha divisa do hard rock e heavy metal, havendo uma certa pitada de stoner.

Sua música escora-se em riffs básicos expressivos, frases de guitarra dispersas, bateria cadenciada e a melodia raivosa de RL Black incubida de energizar as canções.
Os assuntos cantados exploram relacionamentos conturbados, vida em gradativo colapso, graças aos conflitos internos ceifando o restante da sanidade mental.

O fundador da banda Frank Kelly e o recente Fred Crew Grr dão todo o protagonismo para as suas guitarras. Constroem riffs cools estruturados em simples power chords ao lado de trechos cavalgados com palm mute. Frases básicas na penta menor e bends preenchem satisfatoriamente as canções. A bateria e voz ecoam feito fantasmas frente as guitarras usando timbres sólidos.


"Straight From Hell" sob uma base abafada, RL Black rouba a atenção em grande parte da música apenas entrecortado por boas frases na guitarra.

"Hitting On All Sixies" uma das mais agitadas, constantemente emite solos, carrega um riff dinâmico também. A voz soturna explode no refrão.

"Who Do You Wanne Be" possui melodia próxima do metal industrial e às vezes a bateria reaparece com um ritmo atípico oriundo do começo.

"One of a Kind" é densa, tanto atmosfera quanto a ira meio reflexiva de Black, contém bons solos lamurientos. 

"Never Cry Again" tem uns toques de groove metal, mantém seu fôlego satisfatoriamente  ao longo da faixa.

Dá para recomendar também as faixas "Away from You" e "Free In Exile". 

É um disco de heavy rock meio disfarçado no stoner ainda que apare muitos elementos dessa subvertente. Evitaram excesso de psicodelia e tornaram enxutas a duração das canções.

Essa realização poderia arriscar mais, poucas faixas soam distinguíveis umas das outras. Senti falta total do baixo e a bateria gerava a falsa expectativa em tomar de assalto alguns momentos.

Para um grupo desativado há anos, realizaram um bom disco comercial de rock pesado reprocessado no metal contemporâneo. 

Texto: Alex Matos (Canal Rock Idol)

Banda: Paradise
Álbum: "Paradise" 2020
País: Canadá
Estilo: Hard Rock, Stoner
Assessoria: Asher Media





Nenhum comentário: