segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Viper: Uma Matéria Especial Sobre "Timeless"

 


Após uma tour comemorativa que trouxe vários dos integrantes originais de volta, incluindo Andre Matos, o choque com a morte do grande vocalista, incertezas sobre a continuidade e então a reformulação e uma ótima notícia para os fãs, o aguardado novo álbum depois de 16 anos de hiato. Sim, um dos pioneiros do Metal nacional mostra que tem muito ainda a oferecer.

Passado algum tempo do lançamento de "Timeless", tecemos nossas impressões bem maturadas a respeito do álbum nesta matéria especial. Confira a seguir.


Viper "Timeless", por Renato Sanson


O que eu posso dizer sobre o Viper? É uma das bandas que mais gosto e ter a oportunidade de vê-los ao vivo com o Andre e depois nessa nova fase foi sensacional! Claro que “Timeless” era mais do que aguardado, até porque são 16 anos sem um disco inédito.

Mas com a formação atual (que conta com Caçoilo nos vocais e Kiko Shered na guitarra) sabíamos que teríamos um grande material em mãos e não foi diferente!


A vibe do passado se entrelaça muito bem com o Viper do presente. Temos uma ótima mescla dos dois primeiros discos com a segunda fase onde Pit assumiu os vocais e com a cara da atualidade.

A diversificação musical é um dos pontos a se destacar, pois o álbum em si vai muito além dos singles liberados. Feeling, técnica e muita consistência mostrando que o Viper tem muito a oferecer e claro, muitas surpresas ao decorrer da audição, como no caso da belíssima “Thais”. Ouça e surpreenda-se! 
***************************************




Viper "Timeless", por Caco Garcia


As sensações que tive ao ouvir "Timeless" foram diversas: satisfação e alegria, de ver a banda lançando material novo, um nome importante e histórico do Metal nacional mostrando que está bem vivo. A sensação de nostalgia também veio, com as lembranças de quando ouvi o LP "Soldiers of Sunrise", com aquela surpresa de que ali surgia uma banda diferente, de nível internacional.

Surpresa também com o disco seguinte, "Theatre of Fate", e suas incursões com a música clássica. Bom, o Viper nunca ficou estagnado em uma só fórmula, e podemos constatar isso revisitando a discografia da banda.


E eles me surpreenderam de novo, "Timeless" me trouxe sensação de nostalgia, mas não significa que é um álbum musicalmente datado. Ele traz sim elementos que lembram o Power Metal Melódico dos primeiros anos, mas com sonoridade atual.

Nele podemos encontrar várias ligações com todas as nuances musicais que o Viper explorou durante sua carreira, como o já citado Power Metal veloz, melódico e de vocais altos, os flertes com a música clássica, as músicas mais diretas e pesadas, e até o acento pop rock do "Tem pra Todo Mundo".

As referências a história da banda não estão só na sonoridade, mas também estão espalhadas pelas artes da capa do álbum e singles, e nas letras das músicas. Bem como as referências à passagem do tempo.


Um disco que cresce a cada audição, e traz uma diversidade saudável, coesa e agradável de ouvir. Do Power vigoroso, melódico e acelerado de "Under The Sun" e "Timeless", a porrada mais direta de "The Android", o Hard moderno de "Angel Heart", a pegada de "Vit Righta", que traz nuances com pé no punk, a balada pop rock "Thais" e as doses de Alternative Rock em "Echoes in The Mirror".

Seria redundante dizer que Viper é um nome eterno, já que o nome do disco é "Timeless"? Não importa, fato é que eles já estão eternizados no hall de honra do Metal nacional, mas é muito bom que seguiram a escrever essa história.
********************************************



Fechando esta matéria, trazemos para vocês os depoimentos de Leandro Caçoilo e Kiko Shred, que completaram maravilhosamente essa nova formação, e incorporaram a essência do Viper.


"Para mim é uma grande honra participar do 'Timeless' e ter um álbum na discografia do Viper, que é uma das mais importantes bandas do Metal nacional. Eu contribui com solos e alguns arranjos, e o disco ficou muito bom, com a excelente produção do Maurício Cersosimo. Agradeço a todos os fãs que estão curtindo, adquirindo o álbum e indo aos shows. Um grande abraço aos fãs e todos da família Viper."


"Acho que 'Timeless' conseguiu resumir bem todo o trabalho, todos os anos de espera, que consegue passar por todas as fases da banda, desde o "Soldiers..." até o "Coma Rage".

Um disco muito honesto de uma banda que está retomando seu posto de uma das principais do Metal do Brasil. Eu fiquei muito orgulhoso, e acho que o 'Timeless' ainda vai ter o seu lugar entre os grandes discos da banda." (Leandro Caçoilo)


Viper é:
Leandro Caçoilo: Vocais
Pit Passarel: Baixo e Vocais
Felipe Machado: Guitarras
Kiko Shred: Guitarras
Guilherme Martin: Bateria


Álbum: "Timeless" (2023)
Produção: Maurício Cersosimo

Track-list:
Under The Sun
Freedom of Speech
Timeless
The Android
The War
Angel Heart
Light in The Daria
Echoes in The Mirror
VIT Righta
Thais
Reality







Nenhum comentário: