quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Espírito Renovado com Mike Portnoy?


Avanged Sevenfold sempre fora uma das bandas da nova geração do Rock/Metal que menos simpatizei. Confesso que sentia certa repulsa com suas músicas, conhecendo seus vídeos clipes apenas e não me agradando com o estilo de ser do grupo muito menos com o vocal de M. Shadows.

Nunca me passou pela cabeça ter algo do grupo aqui no blog, mas devido à chegada de Mike Portnoy (ex-Dream Theater) à banda e o lançamento de seu último trabalho, não me contive.



Como vocês devem saber, o baterista Jimmy Sullivan faleceu ano passado (28/12) e o grupo convidou Mike Portnoy, então ainda membro do Dream Theater, para uma homenagem ao baterista falecido, já que Portnoy era seu ídolo. A química entre banda e Mike foi tanta que este resolveu gravar o novo trabalho da banda, chamado “Nightmare” (2010).

A grande polêmica veio com o anuncio da saída de Portnoy do Dream Theater, banda da qual era o líder e membro fundador por 25 anos. Discussões a parte, a verdade é que o Avenged Sevenfold não tem nada diretamente a ver com a saída do baterista.



Mas a banda veio figurar aqui no blog pelo bom disco que lançaram, mostrando que conseguiram finalmente usar mais sua veia Metal, destacando o peso de suas músicas, em algo mais parecido com o Metalcore de seus primeiros trabalhos, deixando de lado o abuso de passagens mais comerciais.

Temos como grande destaque Portnoy que, obviamente, deu um brilho a mais para a banda e provavelmente não estaria ouvindo o disco se não soubesse que quem comanda a batera é esse mestre. Antes que os fãs do grupo me xinguem (rs), a base da bateria do novo disco á estava gravada em formato demo pelo falecido baterista, sendo que Portnoy as desenvolveu e acrescentou alguns elementos seus, buscando manter a base de The Rev.

Músicas como a faixa-título, que após uma introdução dispensável, estoura num som legal; “Welcome to the Family” que também agrada (ela será o próximo single do disco); “Natural Born Killer”, “God Hates Us” começa leve e estoura como a música mais pesada do disco. Também ficou legal “Danger Line” que vai na onda contrária, começa pesada para chegar num momento mais calmo, com direito a assovios e melodia em piano, que ficou bem agradável.



Outras não me agradaram, como “Victim”, “Buried Alive” (um dos singles) e “Tonight the World Dies”, remetendo ao tipo de som que nunca me simpatizei.

Definitivamente o único disco do grupo que se pode “levar a sério”, mais maturidade e o toque genial de Portnoy (ele tocará com a banda até 2011, será?) que, mesmo que muita coisa já estive composta, com certeza colocou seu estilo nas canções, embora a banda não faça um som em nada parecido com o Dream Theater. Vale a pena conferir.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Avenged Sevenfold
Álbum: Nightmare
Ano: 2010
Tipo: Heavy Metal/Alternative Metal
País: EUA

Formação

M. Shadows (Vocal)
Zacky Vengeance (Guitarra e vocais de fundo)
Synyster Gates (Guitarra e vocais de fundo)
Johnny Christ (Baixo)
Mike Portny (Bateria)

Participação Especiais

The Reverend (Vocais de fundo em “Fiction”)
Brian Haner (Guitarra)
Charlotte Gibson (Vocal de fundo em “Victim”)
David Palmes (Piano e Teclados)



Tracklist

1. Nightmarr
2. Welcome To The Family
3. Danger Line
4. Buried Alive
5. Natural Born Killer
6. So Far Away
7. God Hates Us
8. Victim
9. Tonight The World Dies
10. Fiction
11. Save Me

Um comentário:

Cris Jones disse...

Ótimo Blog, noticias interessantes, musicas boas no player e tudo mais.
Uma pena não poder dizer o mesmo de Avenged Sevenfold.