terça-feira, 5 de outubro de 2010
Helloween Exagera em Novo single
Este ano é especial para a banda alemã Helloween, considerados os fundadores do Power Metal, pois é o ano em que comemoraram 25 anos de carreira, lançando um disco acústico e retomando os maiores clássicos da banda (confira resenha do disco aqui).
Confesso que uma centelha de esperança de que, a partir dessa fase de um quarto de século completos, o grupo liderado por Markus Groskopf (baixo) e Michael Weikath (guitarra) viria no próximo disco inédito mais “alegres”, com aquele som brincalhão e ao mesmo tempo crítico que caracterizou o grupo nos anos 80 e parte dos 90.
Porém, parece que tal característica estava muito presente em Kai Hansen, que com o Gamma Ray em seu último disco conseguiu recapitular esse tipo de sonoridade que marcou sua passagem pelo Helloween como um dos fundadores do grupo.
Antes de lançar o novo disco, que se chamará “7 Sinners” (com data prevista para novembro), o Helloween liberou o primeiro single do disco. Contendo três canções inéditas, o single chamado “Are You Metal?” de cara me decepcionou.
Minhas esperanças de ver um som não tão obscuro como fora toda esta década passada foi por água abaixo. A novidade é que, com a música título do single, a banda tenta criar um hino ao Heavy Metal, o que, com exceção de “Heavy Metal (is the Law)” do primeiro disco da banda, nunca acontecerá.
A música, porém, é muito imponente, pesada, e obscura, com a nítida impressão de que o grupo não está disposto a fazer álbuns menos agressivos (como era nas suas fases mais iniciais) e que enterraram de vez o passado. Não que a canção seja ruim, mas não traz nada de novo, nem um refrão que seja grudento. Uma pena.
A música seguinte melhora um pouco, mas ainda tenho a impressão citada acima. “Raise The Noise” pelo menos traz alguns elementos mais característico da banda a partir da entrada de Andi Deris (vocal), como refrão simples e Deris tentando altas notas. Aqui temos o primeiro uníssono de guitarras da dupla Weikath e Gerstner Mas o peso ainda atrapalha um pouco (ta bom, sou nostálgico mesmo).
Por fim, a música que seria a menos expressiva por ser a última do single, para mim é a melhor das três e a que me agradou de cara (como toda e boa música do Helloween costumava fazer).
Estou falando de “I’m Free”, que já inicia diferente, com um som tentando imitar um disco de vinil (captou o nostálgico). Embora a música mostre bastante peso, está mais parecido com o que esperava da banda. O refrão é ótimo, melódico e grudento, com um ótimo teclado. Aqui, mesmo o peso ainda bastante presente, conseguimos ter um som mas agradável na primeira audição, casando bem com o vocal de Deris.
Não falta habilidade e experiência para o quinteto, porém parece que a banda enveredou de vez a fazer um Power Metal mais pesado e sombrio, distante bastante do que sua história mais regressa aponta. Basta conferir apenas a capa do novo álbum, totalmente fora dos padrões da banda.
Agora é esperar o disco completo (alguns trechos das músicas já estão disponíveis para audição) e torcer que a chama nostálgica da banda não se tenha apagado completamente.
Stay on the Road
Texto: EddieHead
Ficha Técnica
Banda: Helloween
Single: Are You Metal?
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Power Metal
Formação
Markus Groskopf (Baixo)
Michael Weikath (Guitarra)
Andi Deris (Vocal)
Sascha Gerstner (Guitarra)
Dani Löble (Bateria)
Tracklist
01 – Are You Metal?
02 – Raise the Noise
03 – I’m Free
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
vamos ver se chega perto pelo menos de um Master of the rin gs
uma correção...
o helloween não "inventou" o power metal. de forma alguma. no entanto, é postado ao grupo a "invenção" do metal melódico.
Bom, já chegou (pelo menos na net) o novo cd do Helloween, vamos ver Mauricio como ficou.
Ivanildo, questão de categoria sempre é complicado, e pra quem escreve sobre Metal sempre acaba se colocando numa posição desconfortável. No meu entender (e há mais de uma forma de se entender), Power Metal é o que aqui no Brasil chamamos (nada contra quem usa o termo, mas prefiro manter o original) Metal Melódico. Assim, no meu humilde entendimento Helloween foi o precursos sim do Power Metal, o que atualmente temos como Power Metal está bem diferente do que fora feito pela banda lá nos anos 80, mas isso faz parte da evolução mesmo.
Vlw pelo comentário
Postar um comentário