quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Stratovarius: Nova Fase Ao Vivo



Não há nome maior no Metal finlandês do que Stratovarius. A banda que no início dos anos 90 conseguiu deixar o Power Metal ainda mais rápido, ajudando a criar de certa forma o que veio a se chamar depois de Speed Metal, é uma das referências e muitas pessoas fora do Metal conhecem o nome dela e seu legado.



Como tudo que é grande pode se desmanchar, a banda passou por péssimos momentos na última década, desde discos pouco expressivos, pausas indeterminadas, problemas com a saúde mental de Tolkki (o cara chegou a demitir alguns membros e anunciar uma mulher como vocalista) e, finalmente, a separação em 2008.



Passado 4 anos desde seu último trabalho (o álbum auto-intitulado em 2005), o grupo voltou, tentando tomar seu lugar ao sol novamente, numa nova fase, já que não conta mais com um dos líderes Timmo Tolkki (que é protagonista de um escândalo da sua extinta banda Revolution Renaissance que o acusa de não ter composto os solos de guitarra dos últimos dois discos e não dar crédito a quem os compôs e tocou).



Mantendo a base da banda dos últimos álbuns, acrescentando o novo guitarrista (e muito jovem) Matias Kupiainen, a banda lançou em 2009 “Polaris”, disco que está sendo considerado um dos melhores da carreira da banda e que superou em muito os trabalhos de Tolkki fora da banda.



Para coroar essa nova e produtiva fase, relançaram este ano o disco em formato duplo. No CD 1 temos o álbum “Polaris” como conhecemos (confira resenha aqui no blog), no CD 2 (aí é a novidade) temos “Polaris Live” (2010), primeiro trabalho ao vivo da banda com nova formação.



Mesmo merecendo que fosse um álbum duplo ao vivo, pois a banda deixou de lado muitos clássicos como o absoluto “Black Diamond”, o álbum vem a calhar e traz gravações de vários shows da turnê européia de “Polaris” (2009).

Temos então, logo de inicio, uma das mais épicas e belas músicas do Metal, “Destiny”, executada magistralmente e que ficou ótima ao vivo. Emendada nessa, o maior hit comercial do grupo “Hunting High & Low”, que costuma ser um dos pontos altos ao vivo dos shows dessa lenda.

Mas outras também merecem atenção, como “Kiss of Judas”, “Speed of Light” (música que define o som da banda), “A Million Light Years Away” (com os teclados clássicos de Jens Johansson), “SOS” e “Father Time”.



Também não ficou de fora algumas do novo dsico do grupo, como a já hit “Higher We Go” (que fecha o disco perfeitamente) e “Deep Unknown” (música de trabalho do recente CD).

Vale salientar que Kotipelto está (obviamente deve haver efeitos para proteger um pouco a voz dele) em grande fase e mostra porque é uma lenda viva do Metal. Também merece destaque o jovem guitarrista, que não deixa a dever nada ao seu antecessor. O baterista Jörg Michael, baixista Lauri Porra e tecladista Jens Johansson detonam ao vivo, quase como se estivessem em estúdio e tocam com alma.



Enquanto o esperado novo disco duplo (o primeiro e último fora “Visions of the Europe” em 1998) não chega, “Polaris Live” deve ir entretendo os fãs do Stratovarius, que não são poucos. A banda, que encerrou com sucesso a turnê na China (mas que começará uma nova ao lado do Helloween em novembo), está em processo de um novo disco que deve sair ano que vem.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Stratovarius
Álbum: Polaris Live
Ano: 2010
País: Finlândia
Tipo: Speed Metal/Power Metal

Formação

Timo Kotipelto (Vocal)
Jörg Michael (Bateria)
Jens Johansson (Teclados)
Matias Kupiainen (Guitarra)
Lauri Porra (Baixo)

Tracklist

01. Destiny
02. Hunting High And Low
03. Speed of Light
04. KISS Of Judas
05. Deep Unknown
06. A Million Light Years Away
07. Bach: Air Suite
08. Winter Skies
09. Phoenix
10. SOS
11. Forever Is Today
12. King Of Nothing
13. Father Time
14. Higher We Go

Nenhum comentário: