sábado, 16 de outubro de 2010

Thrash Metal Bay Area: Death Angel Retribuindo Com Peso e Técnica


Death Angel é um dos grandes nomes da cena Thrash Metal da Bay Área, que engloba a cidade de São Franscisco nos EUA (confira a superedição da revista Roadie Crew nº 136) e que é berço dos maiores nomes do Tharsh Metal, um lugar praticamente santificado pela sua cena.



O grupo, que na sua primeira demo “Kill As One” (1986) contou com a ajuda de Kirk Hammet (Metallica, ex-Exodus) na produção, impressionou muito pela pouca idade de seus integrantes (a média era de uns 15 anos) e agressividade de suas músicas.

Vieram o primeiro disco “The Ultra-Violence” (1987), o segundo em 1988 (“Frolic Through the Park”) e “Act III” (1990) que colocaram o jovem grupo como uma das referências ao lado de seus ídolos como Metallica.



Porém, infelizmente, um acidente com o ônibus da banda (estou falando do Death Angel ainda, não confundindo com o acidente que matou Cliff Burton do Metallica) impossibilitou a recuperação rápida do baterista Andy Galeon e assim, encerraram as atividades por 11 anos, voltando com êxito.

Mas não há êxito maior que o novo disco da banda, que estava programado para 2011, mas saiu antes do previsto, para alegria dos fãs que esperavam material inédito dessa lenda do Thrash Metal.

O álbum chama-se “Relentless Retribution” (2010) e, de cara, impressiona. Tendo na formação Mark Osegueda (vocal), Rob Cavestany e Ted Aguilar (guitarra), Damien Sissom (baixo) e Will Carrol (bateria), o álbum é simplesmente perfeito!



Ao longo das 12 faixas temos o peso característico da banda, o puro Thrash Metal que Death Angel praticava desde sempre, mas com um toque de maturidade e técnica, que fazem do novo trabalho bastante superior em todos os sentidos aos anteriores. Podemos dizer que, se outras bandas que seguiram a carreira sem parar chegaram na sua maturidade nos anos 90, o Death Angel alcança esse patamar este ano com “Relentless Retribution”.

Canções como a faixa-título empolgam demais, é puro peso e riffs matadores, com certeza uma que os fãs estão mais curtindo. A faixa “Claws In So Deep” traz também os vocais do guitarrista Rob Cavestany, um dos maiores nome do Thrash e que criou grandes riffs para o disco.



Outros grandes destaques ficam para “Truce”, single do disco e baita performance do vocalista Osegueda. “Absence Of Light” chega a lembrar Metallica da fase inicial, com a construção perfeita do baterista recém integrado à banda Will Carrol e o baixista novo Damien Sissom. Também merece menção “Opponents At Side”, uma das mais diferentes do álbum, com bela melodia e um som mais cadenciado, “Volcanic” que é acústica e, definitivamente, bastante fora do álbum todo, mas o que não deixa de ser interessante.



Esse também será um marco para a banda e seus fãs brasileiros, já que pela primeira vez o grupo fará uma turnê sul americana (veja datas completas abaixo) cujos shows no Brasil acontecerão ainda este mês nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo e Catanduva (SP).

Este inicio de década e o final da anterior (não sei se vocês perceberam, mas estamos acabando o primeiro ano da segunda década deste novo milênio) está sendo muito produtivo para o Thrash Metal, com muitas bandas que, se não conseguem fazer um disco tal qual nos anos 80/90, pelo menos estão renovadas e voltaram para ensinar às novas gerações como tocar o gênero musical que mais em baixa estava.

E uma dessas bandas é a Death Angel que nos brinda com um disco que é forte concorrente à um dos melhores lançamentos do Metal de 2010.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Death Angel
Álbum: Relentless Retribution
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Thrash Metal

Formação

Mark Osegueda (Vocal)
Rob Cavestany (Guitarra e Vocal)
Ted Aguilar (Guitarra)
Damien Sissom (Baixo)
Will Carrol (Bateria)



Tracklist

01. Relentless Revolution
02. Claws In So Deep
03. Truce
04. Into The Arms Of Righteous Anger
05. River Of Rapture
06. Absence Of Light
07. This Hate
08. Death Of The Meek
09. Opponents At Sides
10. I Chose The Sky
11. Volcanic
12. Where They Lay

SOUTH AMERICA 2010

10.16.2010 Arequipa, Peru @ La Boveda
10.17.2010 Lima, Peru @ Barranco Bar
10.20.2010 Santiago, Chile @ Teatro Caupolican
10.21.2010 Buenos Aires, Argentina @ The Roxy Live
10.22.2010 Curitiba, Brazil @ John Bull Music Hall
10.23.2010 São Paulo, Brazil @ Clash Club
10.31.2010 Catanduva, Brazil @ Armazém do Café

Nenhum comentário: