sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Inovando no Gothic Metal: Mortemia


Dentro da cena Gothic Metal anda muito dificil encontrarmos discos e bandas que você ouça e diga “Uau, era disso que eu tava falando!”. Foi preciso Morten Veland, ex-guitarrista do Tristania e atual Sirenia, montar o prjeto Mortemia para que essa frase saísse da minha boca e o disco tenha me feito viciar na primeira audição.



Mas antes que se pense que o projeto é a junção de amigos de várias bandas, vale dizer que é surpreendente que Veland compôs e executou TUDO no disco. Isso mesmo, além de compor as 9 músicas do álbum “Misere Mortem” (2010), ele gravou os vocais, guitarras, baixo e bateria, teclados, além de produzir o disco e gravá-lo em casa, no seu próprio estúdio.

Se o cara tem um ego do tamanho do mundo ou se apenas queria fazer um disco totalmente com sua cara, difícil dizer, mas a verdade é que “Misere Mortem” (2010) é uma bela de uma obra-prima e, mais que isso, busca uma inovação no saturado Gothic Metal mundial.



Aqui a jogada de mestre é que, ao invés de contar com vocais femininos como nas suas outras bandas, Veland resolveu acrescentar corais (oriundos da França) nas passagens que contrastam com sua voz mais gutural, ora rasgada e por vezes lembrando até mesmo Dani Filth (Cradle of Filth). Então, onde a gente esperaria um belo vocal lírico (bastante comum nesse meio), temos corais de arrepiar, que dão um clima singular ao disco, já que são bastante utilizados e não são apenas meros complementos, mas algo como um vocalista principal junto de Veland.

Claro, os elementos clássicos do Gothic aqui estão presentes. Temos o clima sombrio, peso (ora chegando a cair para um Doom Metal), passagens sinfônicas até mais “alegres”, letras perfeitas pro tema.

Difícil destacar algumas faixas, pois todas seguem um padrão semelhante, mesmo que acrescentando elementos distintos, fazendo com que o álbum tenha uma característica própria ao longo de suas 9 faixas que não são longas mas na medida certa, tendo passagens bastante empolgantes, com o claro destaque para o trabalho das guitarras e corais.



Não sendo um fã confesso do gênero, posso dizer que esse disco de Veland é um dos melhores que já ouvi, e os fãs mais entendidos da carreira do guitarrista apontam que é o trabalho mais próximo de sua obra-prima ao lado do Tristania, o álbum “Beyond the Veil” (1998). Isso já não sei, o que sei é que você precisa ouvir este disco desse gênio que é Morten Veland.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Mortemia (Morten Veland)
Álbum: Misere Mortem
Ano: 2010
País: Noruega
Tipo: Gothic Metal

Formação

Morten Veland (Guitarras, Vocal, Baixo, Bateria, Teclados)
Coral Francês



Tracklist

1. The One I Once Was
2. The Pain Infernal And The Fall Eternal
3. The Eye Of The Storm
4. The Malice of Life's Cruel Ways
5. The Wheel of Fire
6. The Chains That Wield My Mind
7. The New Desire
8. The Vile Bringer Of Self Destructive Thoughts
9. The Candle At The Tunnel's End



Conheça mais!

Myspace
Site

Video Clipe Oficial

The One I Once Was

Nenhum comentário: