sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Save Our Souls: Encotrando-se no Gothic/Prog Metal


O grupo da capital gaúcha Save Our Souls é uma das gratas surpresas e promessas para os próximos anos da cena Gothic Metal nacional.



A banda que é nova surgiu em 2006 e já carrega no seu currículo a abertura de alguns dos grandes nomes do Metal como Hangar e Paul Di’Anno (ex-Iron Maiden), e no final do mês de outubro de 2010 será a banda de abertura dos shows do Tierramystica e Soulspell no Rio Grande do Sul, dia 30 no 5º Nightfall in South Festival em Ijuí/RS (mais infos aqui no blog que está cobrindo o evento) e dia 31 em Porto Alegre.

A banda gravou em 2009 seu material de estréia, um EP, que foi lançado este ano e leva o nome de “Find the Way” (2010). Aliás, o grupo disponibilizou o EP para download gratuito (confira abaixo).



Formado por Melissa Ironn nos vocais e teclados, Marlon Rivers na guitarra e vocais, Andrêss Fontanella na bateria e Diesel no baixo, o quarteto nos brinda com 4 composições próprias, apresentando seu característico som que mescla o Gothic Metal, com um clima marcante de teclados e vocal lírico de Melissa, e levadas progressivas, com peso, especialmente nas guitarras de Rivers, que também detona nos vocais masculinos.



Mas para aqueles que pensam estarem de frente à mais uma banda do clichê “Beauty and Beast”, temos a predominância de vocais femininos, com muita harmonia, e porventura algum trecho de vocal masculino, este mais agressivo mas não gutural.

A primeira faixa chama-se “All the Lost Souls” e traz os elementos citados acima. A variedade da canção (que não chega ao extremo de ter trechos muito diferenciados ao longo de seus seis minutos), que é a mais pesada do disco, a coloca como a melhor do EP.

Começando com um clima mais sombrio, batera e baixo marcando o peso inicial, riffs quase Thrash de Rivers, e o vocal lírico e, embora não muito inovador, mostra a qualidade do mesmo e que a vocalista do grupo, além de executar elementos interessantes nos teclados, se encaixa muito bem no estilo.



A faixa-título, segunda música e a segunda na minha preferência capricha muito no refrão, com coros de vocais ao fundo, com a dupla Fontanella e Diesel destacando-se junto a vocalista. Música de muita harmonia e algum peso. Grande canção que deve ser difícil executar ao vivo, principalmente pelos vocais.



“Inside” agrada também, mantendo a estrutura de som do grupo, destacando-se Fontanella e o clima mais Gothic do álbum. Aqui também temos Rivers soltando a voz num pequeno trecho.

Para fechar o disco de forma surpreendente, a Save Our Souls entra de cabeça no Blues em “Sweet Words”, mostrando a versatilidade da banda e até mesmo a ousadia em compor e gravar uma canção com essa levada. Definitivamente uma música bastante distinta das demais, e que fecha o disco de uma forma inusitada e bastante agradável.

Um grande trabalho inicial desse quarteto, que contou com a produção de Magnus Teixeira Wichmann da banda Scelerata, com qualidade suficiente para um primeiro registro.



Save Our Souls mostra que tem futuro apostando nessa sonoridade que, mesmo não sendo 100 por cento original (será que alguém consegue ser?), se destaca de muitos outros grupos que ouvi. Se você gosta de Gothic Metal, vocais líricos, peso, melodia, corais, esta é sua banda.

Não tive a oportunidade de vê-los ao vivo ainda, mas espero ansioso pela apresentação do grupo na quinta edição do Nightfall in South Festival na cidade de Ijuí/RS, quando abrirão os shows de Tierramystica e Soulspell, nessa histórica turnê nacional e que, até o momento, será o primeiro show da “Labyrinth Tour” do projeto Soulspell, contando com grandes nomes como Edu Falaschi (Angra,ex-Symbols), Mário Linhares (Dark Avenger) e Iuri Sanson (Hibria).

Essa é mais uma conquista do grupo e que poderá levar seu som à mais pessoas, já que a expectativas para os shows está bastante alta. Vamos conferir! Baixe o EP e passe aos amigos!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Save Our Souls
Álbum: Find the Way (EP)
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Gothic Metal

Formação

Melissa Ironn (Vocal e Teclados)
Marlon Rivers (Guitarra e Vocal)
Andrêss Fontanella (Bateria)
Diesel (Baixo)



Tracklist

01 – All the Lost Souls
02 – Find the Way
03 – Inside
04 – Sweet Words

Download do EP: Find the Way

Canal do Youtube: SOS

Comunidade no Orkut: Save Our Souls

Nenhum comentário: