quarta-feira, 22 de junho de 2011

Música Além da Arte: Maestrick

Maestrick faz parte de uma nova fase do Metal Progressivo brasileiro

Hoje em dia não basta mais apenas bons músicos e uma produção de qualidade para que um grupo venha a obter o reconhecimento desejado. Mais do que isso é preciso ousadia, sem esquecer suas influências e mantendo a sonoridade que nos cativa, no caso, o Heavy Metal.

Só assim para começarmos a falar da banda paulista Maestrick. O grupo que já é relativamente conhecido na nossa cena (com a ótima divulgação da MSMetal) e nos brindou há alguns meses com o EP “H.U.C.”, contando duas canções que são, para não exagerar, de surpreendente beleza.

Banda paulista lança primeiro disco completo em 2011

Formada em 2004 em São José do Rio Preto/SP, conta em seu time com os habilidosos Fábio Caldeira (vocal e piano), Renato Somera (baixo), Danilo Augusto (guitarra), Maurício Figueiredo (guitarra) e Heitor Matos (bateria).

Com um pé no Rock Progressivo e outro no Heavy Metal clássico, a banda prepara seu primeiro álbum ainda para este ano. Com o nome de “Unpuzzle!”, o disco é esperado ansiosamente pelos já inúmeros fãs da banda, além daqueles que a cada dia vão tomando conhecimento dessa nova pérola do nosso Metal brasileiro. O álbum também será lançado no Brasil pela grande Die Hard Records.

Mas antes de podermos ouvi-lo, a banda permitiu o download legal do EP que, segundo a banda, dá mostras do que podemos esperar do debut. E se depender das canções “H.U.C.” e “Aquarela” que compõem o EP, teremos um dos grandes álbuns destaques do Metal nacional deste ano.

A “safra” em geral tem sido bastante positiva, sobretudo nos últimos anos. E neste ano de 2011 temos grandes e fortes candidatos a revelação e, sem sombra de dúvida, Maestrick concorre forte para isso.

A faixa-título do EP é mais rápida e pesada, mostrando o Prog Metal com flertes no Power, mas sem soar como milhares de bandas por aí. A utilização de instrumentos outros que não os habituais (como a viola caipira), mas de forma milimétricamente executada, aliada aos riffs certeiros de Maurício e Danilo, com o bom vocal de Caldeira (arriscando alguns semi-guturais).

Já “Aquarela” (que casa com a proposta Aquarela Sonora, em que a banda mescla elementos da arte em geral, não apenas da música) é ainda mais melodiosa, com uma harmonia gratificante, muito bem construída, desde a técnica apurada dos músicos ao feeling que está presente. O refrão é muito bonito, um dos mais belos que tive o prazer de ouvir nos últimos tempos, lembrando, para dar uma vaga ideia, Dream Theater em seus primeiros 4 ou 5 discos.

“Resenhar” sobre discos de bandas Progressivas não é fácil, já que corremos o risco de soar “frios” e de não conseguir traduzir em palavras para o leitor a sensação. É o que acontece com Maestrick. Aqui posso ter falado de suas músicas e de quanto elas agradam, mas somente ouvindo podemos compreender que estamos diante de um promissor nome da cena brasileira, fortalecendo em muito o Metal Progressivo em nosso país.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação

Faça download do EP “H.U.C.”


Conheça a banda através dos links abaixo:

Site Oficial

Myspace

Twitter

Youtube

Perfil no Orkut

Comunidade no Orkut

Contato

contato@maestrick.com

2 comentários:

Danielle Castro disse...

Muuuuito massa a resenha Eduardo Cadore!
Fiquei feliz em ver a primeira pessoa que acerta as influências da banda! (Rock Progressivo e Heavy Metal clássico).
Só gostaria de retificar dois dados que estão incorretos: Quem faz os vocais semi-guturais da "H.U.C" é o Baixista Renato Somera, e o nome da segunda faixa é apenas Aquarela!

Parabéns à você e aos meninos do MaestricK!

Eduardo Cadore disse...

Obrigado Danielle. Fico feliz que tenha curtido. A Maestrick é uma banda de muita qualidade, vamos ouvir falar muito deles, com certeza. Sobre as considerações, agradeço. Realmente não havia conseguido informações sobre quem fazia os vocais guturais. Acabei "chutando" que era o vocal mesmo.hehe. Obrigado.

Quanto a "Aquarela", citei a Aquarela Sonora como a proposta/projeto da banda,o nome da canção tá ok no texto.

Valeu pelo interesse. Apareça sempre. o/