quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Na Mira da Navalha: A Morte do New Metal

Esta é a seção chamada Na Mira da Navalha. A cada postagem você irá conferir um texto que caminha entre o polêmico, o radical e o extremo, onde os redatores "chutarão o balde" ou colocarão "à prova" algum grupo ou assunto, buscando expressar sua opinião. A ideia não é impor verdades absolutas, mas demonstrar o que pensam os redatores sobre assuntos que são pautas nas conversas antes de shows, ou entre amigos num churrasco regado com muito Metal. E, claro, a galera pode comentar! Stay on the Road

Korn foi um dos pioneiros da cena

Década de 90, após ter resistido ao pavoroso grunge, aparentemente mais nada afetaria o Metal, certo? Errado! Um novo estilo vinha ganhando a mídia e sendo empurrado goela abaixo como a salvação do Metal: nascia uma mistura indigesta de guitarras mal tocadas, vocais chorosos e rap (muito rap) primeiramente conhecido como Metal Alternativo até receber o horrendo título de New Metal.

Pai da crianças?

Não existe consenso entre quem foi a primeira banda de New, poderíamos apontar desde Faith No More a Rage Against the Machine, entretanto sabe–se que o seu foco maior se iniciou no EUA e como uma praga foi afetando o mundo todo e, por incrível que pareç,a grandes bandas como Sepultura (repare na camiseta que o Max usa no clipe de “Roots”), Soulfly (primeiro CD é New puro), Slayer na época do Diabolus inMusica e Machine Head, entraram vindo nesse embalo.

Aparecera as pioneiras como Korn, Deftones, Coal Chamber, etc...

Papa Roach foi um dos grupos "queridinhos" de Ozzy Osbourne para o Ozzyfest

O estrago estava feito: a grande de mídia adota o estilo com força. A tradicional revista Kerrang! faz páginas e páginas vangloriando os novos astros do Rock como Jonathan Davis (vocalista do Korn). Mas o que me soa mais oportunista é o padrinho de peso Ozzy Osbourne que por antes atendia como Príncipe das Trevas, lota o seu Ozzyfest do maior número de “aberrações” possíveis como Mudvyne, Kittie e POD.

Nos anos 2000, o estilo chega ao seu auge com os oportunistas do Likin Park tocando na MTV de 2 a 2 minutos. Quem permaneceu fiel ao Metal verdadeiro é obrigado a ouvir besteiras como “o New Metal é a evolução da música pesada”, ou pior, ver seus ídolos de outrora se bandeando para o lados mais alternativos para ganhar destaque (Metallica e o tenebroso “St. Anger”).

Hora da virada

Entretanto a década de 2000 trouxe um novo revival para o Heavy Metal verdadeiro. O Iron Maiden agora com a volta de Bruce detonava no Rock in Rio; o Arch Enemy ao lado do In flames e Dark Tranquility começavam a formatar o Death Metal Melódico; Angra com seu “Rebirth” trazia novos ares para o Metal Melódico, assim como o Helloween e o Stratovarius; além do Black Metal incendiando tudo (literalmente) na Noruega...

Já as bandas de New iam chegando em seus segundos, terceiros, quartos trabalhos repetindo a mesma formula, criando aquela conhecida sensação de” já vi isso tudo antes” e cada vez mais perdendo atenção, muitas sumiram de vez (Amen , Papa Roach), outras foram moldando o seu estilo (Likin Park caindo para o pop, Korn para a música eletrônica) e algumas poucas conseguiram o que parecia impossível: aprenderam a tocar e fazer música interessante como o caso do Slipknot no seu “Subliminal Verses vol 3” ou Machine Head refazendo música pesada com seu "Blackening", ou até mesmo a salada de música feita pelo System o A Down.

Likin Park passou a deixar seu som a cada disco mais comercial

Legado final

O que mais irrita no New Metal é o seu rótulo em si, afinal virou modinha e qualquer coisa pseudo fabricada virava New como no caso do choroso Evanescense. Mas se fosse para dizer alguma coisa que esse estilo moribundo deixou de bom é o fato de que muitas crianças que aos seus 10 a 12 anos começaram a ouvir New Metal foram crescendo e conhecendo bandas extremas, então se para chegar em um Dimmu Borgir foi necessário passa por um Korn (ambas as bandas realizaram turnê conjunta), beleza! Só que atualmente é fato o New metal morreu! Apenas os rappers metal do Limp Bizkit, por exemplo, não se tocaram disso.


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


OBS: as opiniões expressas no texto são de inteira responsabilidade do autor, não sendo, necessariamente, a posição dos demais membros da equipe Road to Metal. Vivemos numa democracia e as temáticas apresentadas nesta seção estão sempre em discussão pelo nosso público. Obrigado pela compreensão.

Confira a sonoridade e imagem de algumas bandas New Metal


Korn “Blind”

Coal Chamber “Loco”

Mudvayne “Happy?”

Il Ninõ “This is War”

11 comentários:

Anônimo disse...

deve estar enterrado ao lado do Troo Glam Metal

Wacken teve Skindred que é uma banda de New Metal e As i lay dying que é metalcore.!

pegue seu dedo Troo e rasgue até sangrar

Anônimo disse...

Max com camisa do Deftones

hahahahahahahaaahaha
representou bein hein Max!!

Seus ídolos como Ozzy e Metallica por exemplo estão se fudendo para fãs preconceituosos como Você

vá dançar as músicas do DJ Igor
na balada dos preconceituosos

afinal METAL tbm é moda,pois estava presente no São Paulo Fashion Week 2008

um beijo de Língua do Vocalista do Judas

Anônimo disse...

Isso além de ser preconceito é anti-ético. Num ambiente que envolve várias pessoas de vários gostos, o certo seria ao menos respeitar o gosto musical alheio.

você foi infeliz e Patético.

Gosto de Slayer e curto Mudvayne
não sou tão Troo quanto vc?

pela sua teoria da babaquice
seria cabível então eu dizer que Angra é som de viado e que Metal de verdade é Cannibal Corpse?

harley disse...

sobre a acusação de preconceito ...
pelo que bem lembro o pais é democratico e ao contrario de alguns aqui eu não usei palavroes so argumentos não concorda otimo ......

harley disse...

se alguem quiser trocar ideias na boa sem palavroes manda um email lá pra gente trocar ideias harleymetal@gmail.com
leia com atençaõ pois tem verdades ali
valeu obrigado pelos comentariso
ah e o beijo do rob halford eu passo mas se tiver o da angela do arch enemy a gente troca valeu

Fabiano Galinha "True New" disse...

é aquela coisa,se tem tanta raiva assim do New Metal sinal por que ta chateando sua pessoa!Um tanto contraditório,por que se está morto?Pra que mexer com Difunto?
É UM Blog do IML e agente não sabe?

Dimmu fazendo turne com KoRn

Max com Deftones(Max saiu de uma banda de metal,pra fazer uma de New)

AX7 rolou até o batera do intocavel DT(eu sei Ax7 não é new metal,mais é odiado igual)

SkinDred banda de New Metal no W.O.A?????(como explicam isso)

Ozzy realizando ozzyfest com varias bandas de New Metal

Curto Sepultura,Children,Metallica,In Flames e algumas outras bandas de Metal,as respeito...
mas "atacar" o new metal não tem lógica...

nossos idolos OZZY e KoRn fazendo turnê juntos e se lixando pra essa visão "Brazileira"

eles devem se cagar de rir quando acham uma noticia dessa
(essas são as verdades)

Esse texto na Real só distancia pessoas,cria atrito,se até no WOA rolou banda de New metal e Metalcore!!!Por que os "Brazucas" não podem engolir??Se os EUROPEUS lá das colinas congeladas da Noruega(que tantos pagam pau!) aceitam na boa.
Tenho um colega que conhece a Europa e diz que lá não tem esse tipo de “pensamentozinho”,Pelo que vemos alguns “Brazileiros made in Suécia do sertão do Piaui”estão atrasados,parados no tempo.(LAMENTÁVEL!!)

Talvez a grande virada do Metal aconteceu de fato em 2008,Pois o metal era a tendência na São Paulo Fashion Week,pode pesquisar aê,metaleiro tradicional,pode parecer sacanagem mais é a mais pura VERDADE,numa dessas colocavam aquelas musicas melosas com solos de 5 horas,cantadas por vozes finas e chapinhas em seus longos cabelinhos loiros com uma calça de couro mais colada que a da mulher melancia.
"

o Glam - Metal por sinal aonde está??que banda boa está viva e fazendo sucesso??mas nem por isso vou falar que está morto,não vou falar do Grunge,do própio Heavy que não cria bandas boas como antigamente que vive as custas do Iron,o Power Metal Caverna do Dragão do Happysody se desmontou.Shaaman não existe mais,Igor virou DJ,um True DJ,deve ter sido culpa do Sid(Slipknot) ou do Joe(Linkin Park)

é aquela,o "Rock" ja é tão discriminado num contexto geral pela sociedade,se o cara que curte Classico não respeitar o gosto do próximo e vice -versa
a cena fica cada vez mais decadente mesmo! ...(NORMAL)...isso sim é a Real
Palmas para os Metaleiros parados no tempo,Vcs fazem a cena crescer igual a um poço,Só vai pra baixo!
Parabéns

EddieHead disse...

Bom galera, é lamentável que alguns comentários tenham sido feitos por aqui. é a opinião de alguém, obviamente muitos não concordam, mas essa é a ideia dessa seção. confiram as outras postagens para ver que ninguém tá livre de críticas. Na cena Metal galera comenta muito sobre os gêneros que levam "Metal" no nome.

Obviamente que muitos não gostaram, mas muitas vezes pedimos tolerância sem sermos tolerantes. é a visão de alguém, vamos debater na boa. Vi que há argumentos válidos no meio de tantos xingamentos. Isso que importa.

Postamos ao fimd a matéria

OBS: as opiniões expressas no texto são de inteira responsabilidade do autor, não sendo, necessariamente, a posição dos demais membros da equipe Road to Metal. Vivemos numa democracia e as temáticas apresentadas nesta seção estão sempre em discussão pelo nosso público. Obrigado pela compreensão.

Anônimo disse...

Por que ninguem respondeu sobre o Skindred no Wacken?

Fabiano Galinha "True New" disse...

Acredito que leva o nome de Metal no meio,mais se engana e estufa o peito dizendo que New não tenha coisas do metal,por tanto o New Metal , é uma nova alternativa para quem não é exatamente da praia dos tradicionais clássicos,como disse Jonathan Davis
"O NEW METAL É O METAL PARA QUEM NÃO GOSTA DE METAL"

O conceito new metal fazia referência a bandas como Fear Factory, Korn, Deftones, Nine Inch Nails, M. Manson e congêneres. Não era aplicado somente à mistura de peso e rap, mas sim a qualquer mistura.

Ill niño por exemplo usa uma temática Latina em suas músicas

Skindred usa Raggae

etc,etc,etc

Mas apesar dos pesares muita gente do Metal,odeia o fato de ter o nome Metal na palavra "New Metal",e muita gente do New odeia ter o sobrenome "Metal".

"Se a alemanha tradicionalissimo pais da cena Metal tem uma boa relação com o New Metal,como podemos ver no Rock in Ring com Slayer e Deftones no mesmo festival e Skindred no Wacken!

Por que o Brasil não pode tbm,aceitar as coisas na boa?
Por que não pensam igual ao Max Cavalera?esse é um Brasileiro com bastante bagagem la fora e tem parceria nos dois lados!!!

Korn e Ozzy tem algo em comum
"são comerciantes"

assim como
Linkin Park e Iron
"não vendem DVD,Cd por amor,vendem por $$$$$$$,afinal de contas nossos idolos tem familias para sustentar.

obs: Gosto de Nightwish e Evanescence

Cannibal Corpse e Korn

Metallica e Deftones

C.O.B e Linkin Park

New Metal o som do futuro,isso nunca

isso está a cargo dos Coloridos,Emos e por aee vai,A "Cruz não pertence ao New Metal"

João LuKas disse...

guitarras mal tocadas
faça um vídeo de vc tocando guitarra melhor que o Tom Morello por exemplo.Se vc True tiver capacidade,é lógico.

rap (muito rap)
bem o Angra colocou até Baião e ritmos nordestinos em suas músicas
Baião,Vou vê se até compro um cd de baião,ou melhor do PARANGOLÉ,Estou em duvida em comprar uma blusa do Angra ou um abada do ParANGRAlé

vocais chorosos
e os vocais finos,tipo gay com vozes fininhas (metal melósico,FALA SÉRIO)

O estrago estava feito
Qual estrago Igor seu DEUS da bateria virar DJ de balada??
Vamos dançar na RAVE-METAL,

“aberrações”
Caras Barbados com longos cabelos loiros cantando com voz de garotinhas com uma calça coladinha???E uma mulher que parece um macho cantando??Ta tudo meio invertido......
O que é aberração agora ?? Mudvayne aberração,comeu Cocô?

“o New Metal é a evolução da música pesada”
a evolução é DIO som pra ter uma Cagada depressiva em um velório.Mudvayne é levíssimo e praticamente sem baixo perto de DIO.

Ver seus ídolos de outrora se bandeando para o lados mais alternativos
Que tapinha na cara gostoso!!!,Max Cavalera com a camisa do Deftones é LINDO em clipe do Roots
Ver a cara de derrota dos “True” no Metallica Icon ,Avril,Sum41,Snoop Dogg,Korn,Limpbizkit e logo em seguida um St. Anger.(Perfeito ver sua cara de desgosto)

Algumas poucas conseguiram o que parecia impossível: aprenderam a tocar e fazer música interessante
O que vc chama de interessante?Angra com Milton Nascimento ?Não vem com essa de Cultura,O culturinha chata...

Aprender a tocar?Vc TRUE criador dessa droga,toca melhor ou mais que o Tom Morello ou canta melhor que o Corey Taylor?Se a resposta é NÃO ...eu já sabia
Já ouviu falar de Hendrix e Slash não são do Metal,tocam melhor que muito True,são apenas lendas da guitarra!

salada de música feita pelo System o A Down.
Bem se não gosta de Salada,Por quer ficam ouvindo bandas da Noruega,Suécia,finlandia e daqueles povos loiros que vocês idolatram,essas bandas tem algo em comum com o “salada of a down” colocam elementos de sua cultura e seus povos e costumes nas músicas.Não quer ter variedade continue seu puro Heavy merdal.como ÉDEGAY por exemplo.


O que mais irrita no New Metal é o seu rótulo em si, afinal virou modinha
Sendo a “modinha” New Metal,em um Shopping aqui de Porto Alegre(Praia de Belas) vejo mais pessoas com camisa do Iron Maiden do que do Linkin Park;Depois que aquele comercial da F1 foi ao ar só se vê turminhas com camisetas do Motorhead.(até Emos franjados).

Fala o que quer,ouve o que não quer baby!
Sem mais,Parabéns ao Blog por permitir ofensas ao gosto alheio.Tenho certeza absoluta que o pessoal do Blog não tem nada a ver com essas opniões bacanas, um pais livre tudo bem,liberdade de expressão,OK, Mas o respeito acaba quando você invade o espaço de outros.Não fale,não opine o que você as vezes nem deve conhecer.
Da uma olhada em algumas bandas de New Metal já que vc deve conhecer só LinkinPark,Mudvayne,Korn,Soad,Limpbizkit
Dark new Day com o álbum Vícius lançado ano passado
Pay money to my pain otma banda new
Ouça um poco de Flaw

Mas enfim não interessa pra vc,parabéns pelo ibope!

o DIO está morto,mortíssimo sa Silva,esse sim ta morto!

harley disse...

parabens joao lukkas voce provou que leu o texto fpode fazer sentido para alguns a sua fala para mim não mas vc percebeu que é minha opinião...invadi beleza headbangers falm de metal é natural...paara mim o new metal sempre sera um estilo oportunista e modinha, existe modinha no metal e verdade mas o new me cheira tão falso quanto um popp rock(MINHA OPINIão) c falou em tom morelo amiro o trabalho dele mas no metal temos virtuosos vc poderia citar 3 do new que sabem tocar bem...
aberraçoes do mudvayne repito as pinturas eram pra que? mostrar mamãe como somos mals???
Dio angra, se c ler os meus textos no road vera que sim são minhas influencias conheço todas as bandas citadas e poderia citar uma ou outra musica boa vc conhece metal ????
mas enfim vc soube dialogar, o ibope que tu se referiu eu não me importo nem um pouco opinião se tem não se forja,,,, mas vc cara tem uma linha de pensamento interessante ..coloquei meu e mail se vc quiser continuar nosso debate esteja vontade....
é discutindo que se abre novos horizontes valeu abraço