quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Andragonia: Ousadia e Coragem de Inovar


"Memories" vem como um álbum ousado e inspirado

Já liberado para download há alguns meses, o novo trabalho da banda paulista Andragonia, “Memories” (2012), precisou ser ouvido muitas e muitas vezes, até que eu conseguisse tomar coragem de resenhá-lo.

Isso porque o disco trouxe uma banda bem diferente do que eu esperava. São muitas músicas, algumas que em certos momentos soam barulhentas demais (quem sabe a cozinha da banda tenha ficado alta demais, apesar da experiência de músicos da banda como produtores...). Enfim, várias são as coisas que me fizeram resistir em trabalhar em cima do álbum.

Banda paulista é um dos promissores nomes da cena nacional da música pesada

Passado um tempo, volto a escutar o disco e dou-me por conta de estar diante de um trabalho para se amar ou odiar e, recentemente, tenho mais admirado do que me assustado com “Memories”, como se meus ouvidos e cérebro precisassem deixar a música amadurecer neles e, hoje, posso dizer que é um grande álbum.

E a qualidade fica comprovada desde a bela arte da capa (méritos de Gustavo Sazes, cujo trabalho já figurou em capas de bandas como Arch Enemy, Firewind e dezenas de outras), passando pela faixa de abertura “Jake’s Dream”, que já mostra os competentes Cauê Leitão e Thiago Larenttes, dois dos melhores guitarristas do Metal nacional da atualidade, na melhor forma, sem esquecer os ótimos e mais maduros vocais de Ricardo DeStefano e o trabalho de altos méritos da cozinha da banda formada por Daniel de Sá (bateria) e Yuri Boyadjian (baixo).

Larentts e Leitão: uma das duplas mais afiadas do Brasil
Músicas como “Betrayed By the Heart” (que solos de guitarra!), “Threshold” (lançada em vídeo clipe recentemente) e “Memories” (que acrescenta elementos da música eletrônica) mostram o melhor da mescal peso versus melodia que a banda faz, sendo faixas bem representativas do disco, embora o álbum apresente momentos distintos, como a instrumental “Touch of Seduction” (lembra bastante o álbum solo de Larenttes) e a lindíssima balada “At My Side”, primeiro vídeo clipe do álbum e que é de uma beleza sem tamanho.

E falando em elementos da música eletrônica, a banda trouxe vários deles em várias das faixas, o que deu um caráter mais inovador, mas pode causar certo estranhamento àqueles que não veem com bons olhos tais elementos no Metal. De qualquer forma, é um dos pontos fortes do trabalho, certamente, tanto pela ousadia quanto pela forma como os elementos foram encaixados.

Cena do primeiro single do álbum: "At My Side" (assista abaixo)

Embora o disco conte com várias ótimas músicas, a faixa que exalto aqui e é sempre aquela a qual me remeto quando penso neste disco é “When Silence Meets the Sorrow”. Uma verdadeira obra-prima do Heavy Metal apresenta a proposta da sonoridade atual do grupo, aliando melodia e velocidade, entre algo do Heavy Metal e o Prog, mas com uma pegada bem anos 2000, o que dá um contraste incrível e coloca Andragonia como um dos promissores grupos da cena brasileira para os próximos anos, pois a ascensão, tomando como base “Memories” (que pode ser baixado legalmente no Soundcloud da banda) e os demais trabalhos do grupo (álbum, singles, vídeo clipes, shows), é iminente.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Island Press

Ficha Técnica
Banda: Andragonia
Álbum: Memories
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Heavy/Prog Metal
Selo: Independente 

Formação
Ricardo DeStefano (Vocal)
Cauê Leitão (Guitarra)
Thiago Larenttes (Guitarra)
Daniel de Sá (Bateria)
Yuri Boyadjian (Baixo)




Tracklist
1.  Jake´s Dream
2.  Hard To Breath
3.  Betrayed By The Heart
4.  Faith Drowned Into Pain
5.  Screaming In Silence
6.  Threshold
7.  Touch Of Seduction
8.  Memories
9.  Another Time
10.  Ready To Fly
11. Meet Again
12.  When Silence Meets The Sorrow
13.  Voice Within
14. At My Side
15. Guitar Flash

Acesse e conheça mais sobre a banda
Soundcloud (onde você pode baixar o álbum gratuitamente)

Assista aos vídeo clipes promocionais do álbum

"At My Side"


"Threshold"


Nenhum comentário: