segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vandroya: Inspirado e Cheio de Vida!



Experiência, aliada a profissionalismo, paciência e, claro, excelentes músicos só poderiam resultar em uma coisa: um álbum perfeito (para proposta oferecida), empolgante e, por que não, genial! Esses são alguns dos adjetivos que destacam o álbum de estreia da banda paulista Vandroya, que veio ao mundo no começo do ano sob o nome de "One".

Vindos de Bairiri (SP), o Vandroya iniciou suas atividades em meados de 2001, e deste então vem lutando arduamente na cena, sendo que em 2005 lançaram o EP "Whitin Shadows", onde receberam excelentes críticas da mídia especializada, e também tiveram ótima receptividade do público.

Para quem não conhece a banda, o Vandroya vem se destacando na cena ano após ano (apesar de terem passado por um período de dúvidas), pois além de músicos de talento, tem a sua frente a bela voz de Daísa Munhoz, que foge de todos os clichês atuais que se possa ter de bandas com uma frontwoman. 


A banda ganhou mais visibilidade depois das participações de Daísa, Marco Lambert e Rodolfo Pagotto (guitarras) no Metal Opera Soulspell (capitaneado pelo baterista Heleno Vale), onde mostraram para todo Brasil seus potências, despertando a curiosidade de muitos de como soaria o álbum de estreia do Vandroya.

E posso dizer que valeu a espera por "One", pois o que encontramos neste trabalho é o melhor do Power/Melódico, refrões grandiosos, riffs rápidos e quebrados, solos virtuosos (bem dosados), e uma cozinha rápida e certeira, tudo que um grande álbum do estilo proporciona.

Mas tudo isso não bastaria se não tivessem uma voz forte e potente a frente da banda, e neste quesito Daísa é competente com sobras, com certeza a melhor vocalista de Metal do Brasil, um timbre bem particular, que vai de momentos mais agudos, aos mais calmos e interpretativos, sendo um dos destaques do álbum.

A parte gráfica do trabalho é um show parte, com uma bela capa, além do encarte completíssimo e belo, que fará os bangers ficarem horas analisando os detalhes.

O trabalho de guitarras aqui apresentado não fica para trás, pois Marco e Rodolfo fizeram tudo em uma harmonia e sentimento que beira a perfeição, seja nos riffs, nas melodias pegajosas ou os solos com muita técnica e feeling.


Após a bela intro "All Becomes One", temos a rápida e certeira "The Last Free Land" com riffs velozes, uma cozinha arrebatadora de Giovanni Perlati (baixo) e Otávio Nuñez (bateria), e, claro, com uma linha vocal inspirada de Daísa, um refrão forte e marcante que soa no minimo empolgante.

"No Oblivion For Eternity" entra em cena com seu lado mais progressivo, lembrando os grandes momentos dos americanos do Dream Theater, riffs quebrados e uma levada mais cadenciada, que explode em um ótimo refrão.

Já em "Anthem (For The Sun)" temos o meio termo do Prog e do Melódico se entrelaçando, em uma faixa variada e ao mesmo tempo cativante, com Daísa dando um show de interpretação e com a dupla de guitarras mais do que afiada, disparando riffs e melodias certeiras para todos os lados.


Uma das coisas que me chamou bastante atenção no álbum, foi a inclusão da música "Change The Tide", composição que saiu originalmente no ato III do Soulspell, onde Daísa divide os vocais com Michael Vescera, mas na versão do Vandroya tivemos a voz de Leandro Caçoilo (ex-Eterna) ao lado da cantora, onde mantiveram a fidelidade da composição, mas com um duelo fantástico entre a dupla que chega a arrepiar.

Com certeza um dos grandes álbuns de 2013, que não peca em absolutamente nada, pois vale mencionar a produção do álbum que ficou a cargo do mestre Heros Trench (Korzus), que deixou o áudio perfeito, sendo um dos fatores que levam este lançamento às alturas, pois nada adiantaria ter excelentes composições, ótimos músicos, sem uma produção de primeira e é isso que encontramos aqui. 

Poderia ficar horas falando do álbum, mas faça melhor, adquira o trabalho (que saiu no Brasil via Voice Music) e ouça sem moderação.


Resenha por: Renato Sanson
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Vandroya 
Álbum: One
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Prog/Power Metal


Formação:
Daísa Munhoz - voz
Marco Lambert - guitarra
Rodolfo Pagotto - guitarra
Giovanni Perlati - baixo
Otávio Nuñez - bateria



Tracklist
01. All Becomes One
02. The Last Free Land
03. No Oblivion For Eternity
04. Within Shadows
05. Anthem (For The Sun)
06. Why Should We Say Goodbye?
07. Change The Tide
08. When Heaven Decides To Call
09. This World Of Yours
10. Solar Night


Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: