sábado, 2 de fevereiro de 2013

Enxurrada de Vídeo Clipes Movimenta o Metal Nacional



Nada do famoso clichê “o Metal brasileiro não deve nada aos gringos”, pois qualquer pessoa com o mínimo de senso musical sabe que o Brasil é, sim, uma das grandes potências do Metal mundial e não é de hoje.

Mas, com a evolução tecnológica, o maior poder aquisitivo no país e profissionalismo na área, temos visto uma enxurrada de vídeo clipes promocionais de bandas do nosso país que, de cara, já impressionam pela qualidade.

Eu já havia feito uma matéria sobre os melhores de 2011, mas, para não cair na repetição, pensei em oferecer ao leitor do Road to Metal um texto dando conta dos principais lançamentos em termos de vídeo clipes promocionais, que já aconteceram neste jovem ano de 2013. 

Será que houve tantos lançamentos assim apenas em um mês? Você vai se impressionar.

E a lista começa com a música “Justice Done By Betrayers”, da banda porto-alegrense Distraught, que traz nesse clipe um grito clamando pela justiça, sendo o primeiro clipe do aclamado “The Human Negligence is Repugnant”, lançado em 2012 e que, disparado, foi um dos melhores trabalhos da cena nacional do ano passado. O vídeo clipe foi gravado na capital gaúcha, num arranha-céus e traz a banda numa grande interpretação, desta, que tem tudo para se tornar mais um clássico do Thrash Metal. 


Mais recentemente, bandas como Panndora, Andragonia, Slasher, Project46, Brave, Hydria, Cursed Slaughter e, no último dia do mês, Almah, lançaram vídeo clipes e, sem exceção, o que temos é alta qualidade, à exemplo da já citada banda Distraught.

Nos últimos dias de janeiro, tivemos a oportunidade de conferir o vídeo clipe da banda Panndora, formada apenas por mulheres que, mostrando talento desde muito tempo, trazem a música “Cold Eyes” do seu mais recente EP "Behind the Crime”, cuja matéria específica você encontra aqui. De modo geral, a banda, que batalha no underground e que já passou por várias mudanças de formação, mostra uma qualidade acima da média, salvo as proporções, já que um grupo de Maringá/PR, ainda mais formado apenas por mulheres e com um som tradicional, sem apelos juvenis atuais, deve sofrer para manter-se, mas nos ofereceu um clipe de gente grande.


Pouco depois, as bandas Slasher, Project46 e Andragonia, todas do cast da Island Press Assessoria, lançaram seus novos vídeo clipes. Slahser trouxe à vida “Overcome”, seu mais novo single, faixa do vindouro álbum “Katharsis” e que traz como grande destaque a produção do dinamarquês de Tue Madsen. O vídeo, à exemplo dos anteriores dos paulistas, traz perfeitamente a sonoridade da banda em termos visuais, mostrando porque é um dos grandes nomes do Thrash Metal brasileiro.



Já a Project46 segue divulgando o disco “Doa a Quem Doer”, lançando o 4º vídeo clipe oficial do mesmo, desta feita destacando a faixa “Acorda para a Vida”, com cenas da passagem de grande sucesso da banda pelo Chile, no fim de 2012, onde arrebatou ainda mais fãs e mostra que, da nova geração do Metal nacional, é, provavelmente, um dos maiores nomes e um dos primeiros a estar obtendo reconhecimento internacional, sempre recebendo altos elogios por onde tocam. À exemplo da energia da banda, o vídeo clipe te coloca a bater cabeça diante da sonoridade forte do grupo, que não abre mão de cantar em português (mesmo com histórico anterior na língua da Rainha).


Na mesma data, os outros paulistanos do Andragonia lançam o vídeo clipe “Threshold”, faixa que compõe o recente “Memories” (2012), que há meses está disponível para download gratuito. Particularmente, vejo a música como uma escolha não das mais ideias, pois há algumas outras faixas no álbum que superam a citada, como “When Silence Meets the Sorrow” e “Betrayed By the Heart”, que merecem receber maior atenção. Este é o primeiro vídeo desde “At My Side”, a belíssima canção lançada antes do novo álbum.


A banda Cursed Slaughter, no meio de janeiro, liberou “Metal Moshing Thrash Machine”, clipe para faixa título de seu álbum mais recente, lançado em 2012. Os paulistas não apelaram para grande produção, usando cenas de palco mesmo, sem firulas, mas transbordando energia.


A jovem banda Hydria, que tem agradado fãs de bandas como Evanescence, Lacuna Coil, Within Temptation e afins, tem tudo para angariar muitos fãs, sobretudo jovens, com uma sonoridade moderna, com bastante talento, dosando a melodia com muita competência em “Monsters and Angels”, música que inclusive é trilha sonora do curta nacional "Percepção Além dos Sentidos" e deverá estar no álbum “Freakshow”, que será lançado em breve. Quem sabe, deste lançamento, nasça mais uma musa do Metal nacional, já que a vocalista Raquel Schüler. Aliás, a banda está a todo vapor, tendo já há tempos lançado várias ótimas versões cover, como uma sensacional para “Hey You” (Pink Floyd).


Do lado do chamado “True Metal”, a banda Brave lançou “The Last Battle”, faixa-título do seu primeiro full-lenght lançado fim do ano passado. Clipe perfeito para a proposta da banda que, se para uma parcela pode ser muito batido (alguém aí citou Manowar, Dio, Grave Digger, etc?), não desmerece a qualidade sonora e a produção do grupo, que não mediu esforços em recriar um ambiente medieval europeu em pleno Brasil, contando com o grupo teatral "Ordo Draconis Belli".


Por fim, no último dia do mês, o Almah, agora com dedicação total de Edu Falaschi que deixou o Angra ano passado, deu vida em vídeo à “Living and Drifting”, segunda faixa do disco “Motion” (2011) e o 4º vídeo promocional do álbum. Vale comentar que a letra foi composta por Felipe Andreoli (Angra), que já não faz mais parte da banda e, por isso, não participa do vídeo clipe que traz um aspecto muito contemporâneo: fãs ao redor do mundo curtindo a banda através da internet. Se não é o melhor dos vídeos do álbum, é sim, disparado, o de melhor produção.


Depois dessa enxurrada, ficamos cada vez mais exigentes por vídeo clipes de qualidade, pois, como bem podemos observar, a cena nacional tem se destacado também nas telinhas. Apoie o Metal nacional, divulgue e conheça novas bandas.

Stay on the Road

Obs: citamos apenas alguns. Caso deixamos algum fora da lista, comente abaixo e poste o link. Participe!


Texto e edição: Eduardo Cadore
Revisão: Renato Sanson
Fotos/vídeos: Divulgação (banner do projeto "Brasil Heavy Metal", que estamos ansiosos pelo lançamento)

Nenhum comentário: