domingo, 17 de fevereiro de 2013

Stratovarius: A Definitiva Volta ao Topo



Que a banda finlandesa Stratovarius não acertava a mão há anos, não é novidade. Mas justiça seja feita: desde a chegada do jovem Matias Kupiainen em 2009 ao posto de guitarrista (no lugar do líder e compositor Tolkki), o grupo tem, aos poucos, voltado à sua boa forma, mesmo com a sonoridade do Power Metal feita por eles já bastante datada e saturada.

Kotipelto mostra sua característica e única voz

E neste inicio de 2013, a banda do vocalista Timmo Kotipelto lança “Nemesis”, 14º trabalho dessa carreira de quase 30 anos, o 3º com o novo guitarrista e o primeiro sem Jörg Michael (desde que entrou na banda), que deixou a Stratovarius por problemas de saúde e entregou as baquetas ao Rolf Pilve, vencedor de um concurso mundial para a escolha do novo baterista. O álbum foi produzido pelo próprio guitarrista da banda e masterizado por Mika Jussila (no Finnvox studios).

Matias já está na banda desde 2009
Se alguém ainda tinha dúvida de que a banda poderia voltar ao topo do chamado Metal Melódico depois de anos negros e várias mudanças na formação, com certeza terá sua prova com “Nemesis”, um álbum que traz os elementos clássicos da banda (riffs rápidos, bateria dinâmica, os vocais característicos de Kotipelto), os teclados únicos de Jens Johansson (integrante mais antigo depois de Kotipelto), enfim, tudo que um grande álbum da banda precisa ter e aquilo que os fãs esperam.

Mathias já provou em “Polaris” (2009) e “Elisyum” (2011) que foi a escolha certa para dominar as guitarras da banda e neste novo trabalho mostra ainda maior competência, versatilidade e maior liberdade, realmente um grande guitarrista. Da mesma forma, o novato Rolf, de apenas 24 anos (mas com bastante experiência em shows por toda a Europa), substitui à altura Jörg, cuja notícia de afastamento deixou muitas incertezas aos fãs, mas que ficarão tranquilos com o trabalho do garoto no álbum.

Rolf Pilve, novo baterista, mostra muita competência e pegada na estreia na banda

Kotipelto dispensa comentários. Sua voz segue com o brilho de sempre  e os fãs sempre sabem o que esperar do vocalista, assim como Lauri Porra (baixo), que teve a grande responsabilidade de substituir  Jari Kainulainen em 2005 e, de lá para cá, está mais que integrado à banda.

O disco traz em “Abandon”, faixa de abertura, um dos grandes destaques, com todo o clima e refrão pegajoso que a banda costuma fazer, antecipando “Unbreakable”, faixa-título do single lançado em janeiro e uma das melhores composição do grupo e tem tudo para se tornar um clássico dos finlandeses, assim como a faixa-título que fecha o álbum magistralmente.

Merecem atenção outras faixas de rica composição como “Castles in the Air” (grande refrão, bem característico), “Halcyon Days” (com umas passagens que beiram a música eletrônica) e "Fantasy". Mas houve espaço para a boa balada sempre presente nos álbuns da banda e neste ela veio na forma de “If The Story Is Over”, numa bela combinação do talento de Kotipelto, Mathias (com passagens acústicas) e Johansson com teclados cuja melodia é de emocionar.

“Nemesis” tem tudo para se tornar o principal trabalho do grupo nos últimos 10 anos, no mínimo, recolocando a banda no topo da cena mundial como um dos maiores e mais clássicos nomes em atividade. Agora é aguardar a turnê sul americana (até a postagem desta matéria, a banda já havia confirmado um show em São Paulo/SP dia 18 de maio de 2013).

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Stratovarius
Álbum: Nemesis
Ano: 2013 
País: Finlândia
Tipo: Power/Melodic Metal
Lançamento: earMUSIC


Formação
Timo Kotipelto (Vocal)
Jens Johansson (Teclados)
Matias Kupiainen (Guitarra)
Lauri Porra (Baixo)
Rolf Pilve (Bateria)



Tracklist
1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out Of The Fog
7. Castles In The Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If The Story Is Over
11. Nemesis

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: