Tá certo que 2012 já acabou, mas é inevitável entramos o ano novo e termos que falar de alguns álbuns que passaram batido e merecem maior atenção.
Nando Fernandes |
Um deles é “Everlight”, 5º álbum da banda alemã Dreamscape que, embora algumas resenhas mundo afora o tenham considerado inferior a outros lançamentos, a verdade é que este trabalho traz um diferencial que é a participação de vários vocalistas, dando uma variação que caiu como uma luva, especialmente com a saída do então vocalista Mischa Mang. Além disso, para nós brasileiros, o trabalho também tem um atrativo a mais: a participação do brasileiro Nando Fernandes, ex-vocal das bandas Cavalo Vapor e Hangar.
Dilenya Mar |
E é com ele que o show de vocalistas começa, com a pesada e marcante “Restless” (a faixa anterior é apenas instrumental). Notável a participação de Fernandes, que mostra que segue sendo uma das grandes vozes do nosso país (uma pena que caiu no ostracismo após sair do Hangar) e é um dos destaques do disco.
O som proposto pelo grupo é um Metal Progressivo que não mede dosagens de melodia, em muitos momentos exaltando bastante o trabalho dos vocalistas, tampouco deixa de oferecer um som empolgante, com riffs pesados e vocalizações rasgadas, quase que cuspidas, como em “Led Astray”.
Mike DiMeo |
Poderia citar cada faixa, pois nenhuma deixa a qualidade cair e como toda ótima canção de Metal Progressivo, varia de forma inteligente seus ritmos, desenvolvendo caprichosamente nota após nota, como em “A Matter of Time Transforming”, a faixa mais longa, mas uma das melhores do álbum e, ao invés de se tornar entediante com seus mais de 10 minutos, faz o tempo voar e os cabelos (de quem tem) balançar, com clímax de peso final, voltando a contar com Nando Fernandes nos dois últimos minutos e também com Oliver Hartmann (Avantasia), que também dá os ares da graça, além de ser o vocal líder na ótima "Breathing Spaces".
Oliver Hartmann |
Momentos interessantes, com melodias cativantes e de fácil acesso, que chegam a lembrar Journey, são encontrados em “A Mental Journey”, aquela faixa “curta” que vale sempre dar uma ouvida durante o dia e tem tudo para se tornar um hit nas rádios. E aqui fica comprovada a capacidade de composição do guitarrista e fundador da banda Wolfgang Kerinnis.
Mas seria totalmente negligente não citar as participações especiais de grandes nomes da cena Metal mundial, como Mike DiMeo (Riot, ex- Masterplan) e Dilenya Mar (Beyond the Bridge), que traz seus vocais femininos com maestria na faixa-título “Everlight”, que fecha o álbum de maneira épica.
Um prato cheio aos admiradores da boa música, seja aquele leigo que quer apenas melodias marcantes, seja o músico exigente, que encontrará aqui músicos de gabarito fazendo o que sabem fazer de melhor.
Stay on the Road
Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Dreamscape
Álbum: everlight
Ano: 2012
País: Alemanha
Tipo: Metal Progressivo
Formação fixa
Francesco Marino (Vocal)
David Bertok (Teclados)
Wolfgang Kerinnis (Guitarra)
Danilo Batdorf (Bateria)
Ralf Schwager (Baixo)
Participações especiais
Arno Menses (Subsignal)
Erik Ez (ex-Platitude)
Herbie Langhans (Beyond the Bridge, Seventh Avenue)
Dilenya Mar (Beyond the Bridge)
Mike DiMeo (ex-Riot, ex-Masterplan)
Nando Fernandez (ex-Cavalo Vapor, ex-Hangar)
Oliver Hartmann (ex-At Vance, Hartmann, Avantasia)
Roland Stoll (ex-Dreamscape)
Tracklist
01. Final Dawn
02. Restless
03. Led Astray
04. Fortune and Fate
05. The Violet Flame Forever
06. A Matter of Time Transforming
07. One
08. The Calm Before the Storm
09. Refugium in Db-Major
10. A Mental Journey
11. Breathing Spaces
12. Everlight
Acesse o site oficial aqui e saiba mais sobre a banda.
Ouça algumas das faixas do álbum abaixo:
"A Mental Journey"
"Everlight"
"Restless"
Nenhum comentário:
Postar um comentário