quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Between The Buried And Me: Progressivo, Pesado, Impressionante

Banda norte-americana caminha por vários elementos da música


Sabe quando você descobre uma banda e vê que perdeu um tempão por não conhecer a fundo o trabalho dos caras?

Pois bem, é essa sensação que tive ao ouvir “The Parallax II: Future Sequence” da banda Between the Buried and Me. Poucas vezes ouvi algo tão pesado, tão progressivo, viciante e nem um pouco enjoativo. O grupo liderado por Thomas Giles Rogers Jr acabou de ganhar mais um fã.

Para quem não conhece a banda, eles se formaram no ano de 2000 na região da Carolina do Norte tendo já 6 CDs e EPs na sua discografia e vem agora com esse lançamento que é uma continuação de “The Parallax: Hypersleep Dialogues” e esse é o caso onde uma continuação supera o original, além de não ser um EP e sim um trabalho completo, em todos os sentidos.

Passear por variados estilos é uma característica marcante desse grupo. Ao longo do CD você encontra Metalcore, Jazz, Fusion, Death Metal, etc. Os fãs mais aficionados que me perdoem, mas aqui eles superaram o álbum “Colors”, considerado por muitos uma obra prima na carreira da banda.

O trabalho se inicia com a bela “Goodbye to Everything”, uma canção instigadora que me remeteu aos melhores momentos do Pink Floyd. É até estranho uma banda começar um trabalho assim, mas ao acompanhar o encarte deu para perceber que esse é o final da história, o que ajuda a fazer mais sentido. A partir dai cada música possui sua identidade. Seria até redundante ficar falando de cada uma delas, mas existem aquelas que vai despertar com certeza emoções no ouvinte, seja de admiração ou até mesmo de raiva, afinal, essa não é uma banda que se deixa ouvir fácil.


“Lay Your Ghosts to Rest” é a prova viva disso, já que ela passeia por vocais limpos e mais gritados. Já “Telos” é brutalidade pura aliada a “Astral Blody” que tem um belo vídeo clipe (confira abaixo).

Ao ser capturado pela essência da banda, nada mais soa estanho, como em “Bloom” que apresenta um trompete e “Silent Flight Parliament” que mesmo com seus 15 minutos, é de fácil audição.

Uma banda que não se prende à rótulos e que vem a cada lançamento se superando na sua sonoridade e na arte de desafiar os seus fãs com uma música bela e agressiva, por mais paradoxal que isso pareça. Ouça “The Parallax II: Future Sequence” e tire suas próprias
conclusões.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos divulgação 

Ficha técnica 

Banda: Between The Buried And Me
Àlbum: The Parallax II: Future Sequence
Ano: 2012
País: EUA
Tipo: Progressivo Death Metal, Metalcore

Formação
Dan Briggs (Baixo)
Blake Richardson (Bateria)
Tommy Giles Rogers (Vocal e Teclados)
Paul Waggoner (Guitarra)
Dustie Waring (Guitarra)



Tracklist

1. Goodbye to Everything
2. Astral Body
3. Lay Your Ghosts to Rest
4. Autumn
5. Extremophile Elite
6. Parallax
7. The Black Box
8. Telos
9. Bloom
10. Melting City
11. Silent Flight Parliament
12. Goodbye to Everything Reprise

Acesse e conheça a banda
Site oficial
Assista "Astral Body"

Assista "Telos"

Nenhum comentário: