sábado, 13 de setembro de 2014

In Flames: Encantando Alguns, Decepcionando Outros

11º álbum dos suecos agrada e desagrada mundo afora

Já há alguns anos o In Flames vinha modificando seu som, ora se afastando do seu Death Metal Melódico que marcou época nos dois primeiros discos, ora retornando a um som pesado, agressivo e barulhento, como no álbum “Sounds of a Playground Fading” (2011).

Se a banda sueca ainda estava trazendo um pouco de cada elemento nos seus lançamentos, com o novo trabalho, “Siren Charms” (2014), o grupo debandou para uma proposta bem mais leve e até mesmo comercial.

Estreia da nova formação em estúdio

É claro que há momentos de peso, mas eles se restringem a uma ou outra faixa, como em “Everything’s Gone” (no seu início) e “When the World Explodes”, sendo que, na sua maior parte, o álbum traz uma linha mais “New Metal”, embora não possa ser comparado aos principais grupos desse estilo, mas sim pela sua proposta com mais melodias, momentos cadenciados, refrãos grudentos e de fácil assimilação.

A verdade é que tanto a mídia quanto (e especialmente) os fãs mundo afora ou estão amando ou odiando o novo trabalho. Este redator se coloca entre aqueles que adoraram o álbum, por mera preferência pessoal, já que estava insatisfeito com a proposta por demais barulhenta (às vezes peso se torna apenas barulho) dos dois últimos discos.

Vocalista Anders em novo estilo, com seus vocais leves característicos

Pontos de destaques para os ótimos vocais de Anders Fridén e, apesar do grupo ter sofrido com a saída de Jesper Strömblad (que foi substituído por Niclas Engelin) há momentos de grande inspiração nas guitarras e até mesmo coragem por parte de todo o instrumental do quinteto, considerando sua história, como “Paralyzed”, “With Eyes Wide Open” (viciante refrão), “Rusted Nail” (um dos singles em vídeo), além das minhas preferidas: “Monsters in the Balroom” e “Through Oblivion” (letra sensacional e um vídeo clipe muito fino).

“Siren Charms” será um marco na carreira da banda, seja para seu proveito ou sua decadência. Arrisco dizer que o grupo seguirá em expansão, angariando novos fãs e manterá aqueles que, a despeito de preferirem a fase mais antiga, consigam apreciar a evolução natural da In Flames.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: In Flames
Álbum: Siren Charms
Ano: 2014
País: Suécia
Tipo: New Metal/Metal Moderno
Gravadora: Epic/Sony

Formação
Anders Fridén (vocal)
Björn Gelotte (guitarra)
Peter Iwers (baixo)
Niclas Engelin (guitarra)
Daniel Svensson (bateria)



Tracklist
01. In Plain View
02. Everything's Gone
03. Paralyzed
04. Through Oblivion
05. With Eyes Wide Open
06. Siren Charms
07. When The World Explodes
08. Rusted Nail
09. Dead Eyes
10. Monsters In The Ballroom
11. Filtered Truth

Assista aos vídeo oficiais do álbum





Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: