sábado, 19 de agosto de 2017

The Night Flight Orchestra: Glorificando os Anos 70 e 80 com Propriedade



Se o Melodic Rock, AOR ou o Rock de Arena não vendem milhões como nos anos 80, pelo menos temos certeza de que ainda possuem uma base consistente de fãs. É só ver o crescimento da gravadora Frontiers, especializada no estilo, e também a quantidade de lançamentos desse pessoal dos anos 70 e 80, seja com as bandas originais ou novos projetos, e ainda, fazem tour e shows de grande porte, a exemplo das bem sucedidas tours de Toto, Journey, Asia, Kansas e outros. Neste contexto, também vimos surgir vários novos nomes fazendo música inspirados pelo estilo, e chamando a atenção de outras gravadoras, e o The Night Flight Orchestra é um desses nomes, que lança seu terceiro álbum, agora pela Nuclear Blast.

"Amber Galactic", este terceiro disco do projeto formado por membros do Soilwork e Arch Enemy, traz novamente as influências do Classic Rock 70's, mas mais evidentes aqui o Rock de Arena dos anos 80, com aquele acento Pop, além de elementos do Space Rock e do Progressivo (mais puxado para o dos anos 80, que tinha uma roupagem mais "radiofônica"), e pitadas de Soul e até Disco, resultando numa sonoridade muito agradável e cativante, com muito suingue e energia positiva! É bem legal também a estética da arte, num estilo "futurístico vintage", que lembra o filme Tron.

  
"Midnight Flyer" abre o álbum, e é curioso ouvir uma voz feminina falando em português na introdução inicial, e também no final da música. É uma música vibrante e enérgica, onde já salta aos olhos os excelentes ganchos, com melodias pegajosas, tanto por parte dos vocais como do instrumental, algo recorrente por todo o álbum; "Star of Rio" (hum...mais uma referência ao Brasil) traz a pegada Classic Rock com suingue, é algo que eles fazem com maestria, e aqui ainda os backing vocals de soul music (uma novidade que funcionou muito bem no álbum foi a adição dos backing vocals femininos) e as palmas no refrão tornam a música ainda mais cativante.

"Gemini" traz irresistíveis refrãos e backing vocals, breaks bem legais, e uma batida cativante, que modula algo da Disco Music. Impossível não ficar cantarolando as melodias! Um Hit pronto!; "Sad State of Affairs" e seu riff de guitarra me lembraram algo de Kiss clássico, pela sua levada mais Rock & Roll; "Jennie", ah, canções com nome de mulher, bem anos 80! O começo progressivo me lembrou Kansas, e o refrão segue o estilo baladas AOR clássicas, com um certo acento pop. Finalizada com um clima sensual, com a garota falando em francês.

Mas mais anos 80 que "Domino" acho que não tem no álbum! Seguindo um estilo que lembra muito o ToTo em seus momentos mais "radiofônicos". Sintetizadores, percussões e os vocais de Strid são o destaque, numa canção também cheia de suingue. Falei em ToTo, ela tem uma batida e estilo que lembra a "Africa", mega hit do grupo; em seguida, mais uma com nome de mulher, "Josephine", e banda sempre me lembrou Thin Lizzy, desde seu primeiro álbum, e esta, e alguns outros momentos, me remetem a banda de Phil Lynnot, por causa desse suingue e influências de Black Music. Destaque absoluto para as melodias dos teclados e os backing vocals, sendo que o solo de guitarra também merece menção.


"Space Whisperer" tem muita energia, e o destaque aqui, além da pegada, são os teclados e sintetizadores e as melodias do refrão, que me trouxeram uma certa sensação de saudosismo, certamente por essa aura 80's bem acentuada; "Something Mysterious" se fosse lançada nos anos 80 certamente estaria nos charts da época, uma peça em mid-tempo herdeira direta dos hits Melodic Rock e AOR daquela era. Batida cativante, suingada, teclados e refrãos irresistíveis! 

"Saturn in Velvet", mergulha mais no Progressivo, mas também traz doses de Classic Rock e nuances da Black Music; Temos ainda, apesar de não estar relacionada na capa, a faixa bônus "Just Another Night" na versão lançada pela Shinigami, faixa também carregada de ritmo e suingue, temperada pelos teclados, percussões e saxofone.

Impossível ouvir e já não sair imediatamente batendo o pé, batucando na mesa ou estalando os dedos para acompanhar o ritmo cativante das músicas, e sem ficar com as melodias na cabeça. A banda reproduz com feeling e propriedade (muita propriedade! Realmente convencem) aquela música acessível e "comercial" dos anos 80, com um pé nos 70's, e ainda com uma sonoridade e produção mais atual, enfatizando as melodias "grudentas". Excelente álbum, repleto de músicas cativantes, ótimas melodias, energizantes e com um arzinho saudosista. Diversão pura! Recomendo!

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica: 
Banda: The Night Flight Orchestra
Álbum: "Amber Galactica" 2017
Estilo: Melodic Rock/Classic Rock/Progressive
País: Suécia
Produção: The Night Flight Orchestra
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Line-up:
Björn Strid – vocals
Sharlee D’ Angelo – bass
David Andersson – guitar
Richard Larsson – keyboards
Jonas Källsbäck – drums



Tracklist:
01. Midnight Flyer
02. Star Of Rio
03. Gemini
04. Sad State Of Affairs
05. Jennie
06. Domino
07. Josephine
08. Space Whisperer
09. Something Mysterious
10. Saturn In Velvet

Canais Oficiais:
Facebook

    


    

Nenhum comentário: