quarta-feira, 23 de agosto de 2017

La Raza: Estabelecendo Um Ciclo


Nessas andanças da vida e do circuito underground de São Paulo, alguns, com certeza, já devem ter visto o nome do La Raza nos principais subúrbios do estado e, até mesmo, do Brasil. Após uma demo que foi rodada desde 2009, a banda deu uma pequena interrompida nas atividades para seguir outros rumos dentro da música. E diante da cisma que criam dizendo que o Rock está morto e de não tocar mais em rádios, eis que a banda volta com tudo lançando o ‘debut’ disco, “Bem Vindos a La Raza”. 

Muito antes de por o disco no mercado, o quinteto já chamava a atenção pelas performances ao vivo, abrindo pra grandes nomes mundiais como o Limp Bizkit, Suicidal Tendencies, Papa Roach, Sum 41 e entre outros. Em estúdio, eles passam exatamente o clima dos palcos, baseando o arranjo sonoro num Hardcore fardado de peso e cheio de atitude, somando elementos de Hip Hop, Funk (não o carioca) e melodias, modernizando o que já praticavam no passado e deixando o caráter da banda mais atual e fresco. 


O disco teve gravações em três estúdios diferentes: Family Mob, QG Hoffman e Wah Wah Estúdio, com produção acaudilhada pelo multi-instrumentista Baffo Neto (Retturn, Capadocia, Project46). A mixagem e masterização é de causar orgulho e inveja, pois foi realizada no lendário NRG Recording Studios, em Los Angeles, na Sala B, onde já trabalharam Korn, Linkin Park, No Doubt e Incubus. E o resultado final é uma sonoridade abrasiva e polida, evidenciando pura brutalidade e vigor.

A capa ilustra os prazeres e gostos que a banda possui no cotidiano, concebida pelo pessoal do Estúdio Bala, sendo criada pela dupla Diego Rabujah e Xtudo Obze, onde conseguiram sumarizar o comportamento da banda numa arte bastante receptiva, aludida ao nome do disco. 

O Rock nacional tem suas variações e diferentes estilos nos mais importantes cantos do país, mas o La Raza vem para estabelecer um ciclo, trazendo uma coisa que, talvez, nunca teve em terras tupiniquins, fazendo jus à forma de como é o gênero e seguindo fielmente a ele. E o melhor de tudo, é cantado em português. 

Fazendo o trocadilho, a banda dá as boas vindas com a faixa-título, “Bem Vindos a La Raza”, estabelecida por peso e dosagens de Hip Hop, além de vinhetas inusitadas que percorrem a música; “Na Contra Partida” segue de maneira mais ‘funkeada’, relevada pela rima entre o vocalista Alex Panda e o Apelido X, que é uma das participações especiais do disco; a conhecida “/Quem?” possui postura mais Rock N’ Roll, transformando simplicidade em algo festivo e pra cima; baixando o tom, a curta “Atrás de Um Sonho” trilha caminhos mais melodiosos, transmitindo uma mensagem motivacional em sua letra. 


“O Bem” alega a mesma trama da anterior, mas de maneira mais explosiva e convincente, principalmente no refrão; “Virar o Jogo” abarca nuances mais climatizantes, além de haver momentos movimentados, destacando a boa conversa rítmica; “O Dia Em Que o Pai Chorou”, talvez, seja a mais Heavy Metal do disco, existindo alguns harmônicos na guitarra e solos em meio tempo, além de um pedal duplo vindo da bateria, evidenciando, claro, a participação do vocalista Badauí, do CPM 22. 

“Pra Onde Seguir?” escorra tonalidades brutais e invasivas, que pra deixar mais agressivo, colocou o vocalista Caio Macbeserra, do Project46, pra infundir suas linhas guturais; “Caos da Paz” é norteada por guitarras abafadas, com uma letra cheia de protesto e revolta; “Cai Dentro” nos dá a sensação de fim de show, com todos em cima do palco dando o tradicional ‘mosh’. 

Se a banda já era muito comentada bem antes de lançarem o disco, imagine agora com ele em mãos... Recomendo para o bom apreciador de música!

Texto: Gabriel Arruda 
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: La Raza
Álbum: Bem Vindos a La Raza
Ano: 2017
Estilo: Hardcore
Gravadora: Som Livre 
Assessoria de Imprensa: Hoffman & O’ Brian

Formação
Alex Panda (Vocal)
Ticana (Guitarra)
Juninho JR (Baixo)
Thiago Matricardi (Bateria)
Daimon (DJ)

Track-List
1. Bem Vindos a La Raza
2. Na Contra Partida
3. /Quem?
4. Atrás de Um Sonho
5. O Bem
6. Virar o Jogo
7. O Dia Em Que o Pai Chorou
8. Pra Onde Seguir?
9. Caos da Paz
10. Cai Dentro

Contatos
Instagram


     

Nenhum comentário: