domingo, 13 de janeiro de 2019

Northward (Floor Jansen + Jorn Lofstad): Antes Tarde do que Nunca!



A frase “Antes tarde do que nunca” cai muito bem no que diz respeito ao projeto Northward, parceria entre Floor Jansen (Nightwish) e Jorn Viggo Lofstad (Pagan’s Mind) que ficou engavetado por 10 anos. O álbum homônimo foi lançado em outubro de 2018 via Nuclear Blast (e aqui no Brasil via parceria NB com a Shinigami Records) e eu não estava preparada para essa maravilha. 

“While you died”, foi a primeira música a ser divulgada e serve como uma introdução perfeita, mostrando uma Floor Jansen poderosa e muito à vontade. Em seguida a marcante “Get What you give”, com um refrão potente e cativante.”Storm in a Glass” é uma música com vocais carismáticos que nos surpreendem pela performance natural de Jansen, como se ela estivesse há anos em carreira hard rock. Em “Drifiting Islands” um som básico mas de muito bom gosto, com destaque para o dueto entre Floor e sua irmã Irene Jansen


Em “Paragon” um início semi-acústico com refrão expansivo, a voz de Jansen é simplesmente excepcional aqui, misturando vibração e delicadeza. Em “Let Me Out”, mais uma vez fui surpreendida pelos vocais empolgantes. Quando ouvi “Big Boy” pensei “como eles não fizeram isso antes?” pois a sonoridade é tão boa, agradável e envolvente, não tem como não gostar dessa parceria! Enquanto isso, na charmosa “Timebomb”, Floor Jansen pode exibir mais uma vez a grandiosidade de seus vocais. 

Pausa para a suavidade de “Bridle Passion” e em seguida somos contagiados pela frenética “I need”. Finalizando, a balada poderosa “Northwards”. Apesar de metal sinfônico ainda ser meu gênero favorito, faz algum tempo que eu tenho reclamado da falta de inovação da maioria das bandas do meio. 


Admiro a ousadia de Jansen ao trazer um estilo completamente diferente de sua atual banda (onde francamente não acho que estejam aproveitando todo o potencial da vocalista), trazendo aqui um som mais direto, Rock/Hard Rock, e entregando um trabalho tão bem feito, meio nostálgico, mas ao mesmo tempo completamente novo. Minha surpresa com o resultado foi tamanha que só posso considerar o melhor álbum de 2018!!!

Texto: Raquel de Avelar
Edição: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Northward
Álbum: Northward 2018
Estilo: Hard Rock, Rock
País: Holanda, Noruega
Mixagem e Masterização: Jacob Hansen (Volbeat)
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records


Tracklist
1. While Love Died
2. Get What You Give
3. Storm In A Glass
4. Drifting Islands (feat. Irene Jansen)
5. Paragon
6. Let Me Out
7. Big Boy
8. Timebomb
9. Bridle Passion
10. I Need
11. Northwards 

     

       

Nenhum comentário: