segunda-feira, 18 de maio de 2020

Barbarity: a brutalidade da bárbarie e da não-vida



Para além dos gostos pessoais por podreiras (eu me incluo), seria clichê afirmar que a brutalidade é primal ao analisar o Brutal Death Metal qualitativamente. Justamente estou aqui tentando mostrar algum critério e penso que os clichês trabalham em extremos, aprimorando ou execrando o objeto. No caso de Barbarity temos o primeiro caso, de longe a banda se eleva dentro do estilo, é abissal a sua habilidade com a agressividade.

Os blast beats são muito bem colocados, os riffs são assassinos e o vocal é enfurecedor. No Brutal Death Metal é muito fina a variação do repertório sonoro nas músicas, é fácil uma banda soar mais do mesmo ou fazer com que você não lembre nenhuma música deles mesmo após ouvir várias vezes seu CD, isso não é demérito ao meu ver, – inclusive gosto, me sinto num loop eterno de destruição sem fim – mas não teria como não ser um mérito o som se sobressair e te marcar.

Barbarity não se esqueceu da variação necessária para uma referência ao peso extremo do som, há paradas e reduções dos andamentos, sem perder a brutalidade. Aí está a finesse dos Russos. Não estou falando que Brutal Death tem que ter progressividade, ao contrário, me parece que a banda tem mérito justamente porque percebeu que “menos é mais”, sem queimar riffs os caras te deram um prato cheio de barbaridade em Debut “Keeper of Oblivion” (2018).


Destaque para a faixa “Desfigured and Burnt”. É difícil encontrar uma banda com linhas de baixo tão enraizadas e guitarras tão ferozes em forma crua e integrada. Você sente que a música foi construída pelo baixo e que tudo parte deste peso inicial, ao ouvir você sabe que a banda funciona como um coletivo, o som é justamente o oposto daqueles sons super performáticos onde parece que cada instrumento foi para um lado e a música foi para a casa do baralho.

Outro som incrível é “When Heaven Turns Into Hell”, aqui você toma um coice de mula na fonte! A música é uma pedrada do começo ao fim, o espírito eslavo se deflagra aqui de forma devastadora nesse som, as dinâmicas lembram os momentos mais Death Metal do Sepultura com uma pitada BRUTAL. Os caras não pouparam nada.

Resenha por: Nicolas Quadros


Formação:
Roman – Vocals
Stephatred – Guitars
Bonif – Bass
Thanatoly – Drums


Tracklist:
1. Slave for the State    
2. Die in Bloodshed
3. Keeper of Oblivion
4. Suicide Is Not Weakness
5. Disfigured and Burnt
6. When Heaven Turns into Hell              
7. Under a Tombstone
8. VI
9. My Lonely Grave

Links:
barbarity.bandcamp.com

Instagram: @barbarityband

Nenhum comentário: