domingo, 24 de maio de 2020

Guilherme Costa: Criatividade e Melodias Cativantes em Full-Lenght de Estreia



Após um EP de estreia do seu trabalho solo em 2017, o guitarrista mineiro Guilherme Costa apresenta agora seu full-lenght, "Light of Revelations". O álbum traz uma ótima primeira impressão, mostrando que o músico seguiu buscando evolução em seu trabalho, e em vários aspectos, seja na parte técnica, composições e produção.

"Light of Revelations" traz a produção de Gus Monsanto e Celo Oliveira, trabalho muito bem feito, equilibrado e com ênfase nas composições. Guilherme usa a técnica e habilidade para forjar melodias e arranjos cativante e de bom gosto, sem sobras e exageros, não limitando seu trabalho a um nicho somente, ou seja, não é aquele tipo de disco direcionado somente a quem gosta de discos instrumentais, ou para o ouvido de outros músico.

São 8 faixas, mais o EP "The King's Last Speech" de bônus, entre elas, 3 faixas com vocais, o que abre ainda mais o leque de possibilidades dentro da boa diversidade do álbum, que segundo o guitarrista, busca transmitir nas músicas os diversos estados de espírito que passamos durante a vida. 


"Fight Agains My Self", já abre como um dos destaquesum Hard Rock que soa moderno, lembrando grupos dos anos 90, com melodias cativantes e agradáveis, o uso dos teclados também preencheu muito bem o instrumental. Nesta temos os vocais de Gus Monsanto. Excelente cartão de abertura; "Bloody Wars" é mais rápida, diria uma típica faixa de álbum de guitarrista, e, segundo o release, inspirada nos games dos anos 90.

Depois temos duas mais calmas, "Inside My Mind", mais introspectiva, com passagens bem interessantes, lembrando alguns grandes nomes da guitarra contemporânea e indo até o Blues, e é interessante essa mescla de influências que Guilherme traz, que passa pelas nuances mais clássicas do instrumento, até as mais contemporâneas.


Depois dela, "Rising Star", outra que merece um destaque extra, traz os vocais de Jefferson Gonçalves, é uma balada com bastante feeling e emoção, a melodia principal e refrão cativam de imediato. A música foi inspirada naquele triste fato, em que um cão foi espancado em frente uma famosa rede de supermercados.

"The Sound of Hope", soa também com uma mescla de influências contemporâneas com mais tradicionais, tendo uma levada Hard/Rock & Roll e também com uso bem legal dos teclados; "An Invitation to the Soul" é outra mais introspectiva, usando violão acústico, indo por caminhos bem folk.

"Light of Revelations" é a mais explosiva, mesclando Power Metal Melódico e Neoclássico, novamente com os vocais de Gus Monsanto. O instrumental é veloz e dinâmico, bumbos duplos e aquela cama de teclados bem melodiosa. Tem até um interessante duelo de solos da guitarra e teclas;
"Homeland" encerra a parte inédita do álbum, com Guilherme se utilizando de diversas nuances, com a base Hard/Heavy alternando melodias típicas brasileiras, como o baião.

Um trabalho que mostra um músico que buscou evolução, deu mais alguns passos na carreira, e apresentou um álbum dinâmico, com vários momentos que mostram criatividade e capacidade acima da média. A ideia de trazer canções com vocais também deu outra dimensão ao trabalho de Guilherme. Com certeza está trilhando o caminho certo, de revelação, já é praticamente uma afirmação.

Texto: Carlos Garcia


Ficha Técnica:
Guitarras: Guilherme Costa
Baixo: Celo Oliveira
Vocais: Gus Monsanto e Jefferson Gonçalves
Produção: Gus Monsanto e Celo Oliveira
Mixagem e Masterização: Celo Oliveira
Arranjos de teclado e flauta: Celo Oliveira
Assessoria: Island Press

Tracklist
1. Fight Against Myself (feat. Gus Monsanto)
2. Bloody Wars
3. Inside my Mind
4. Rising Star (feat. Jefferson Gonçalves)
5. The Sound of Hope
6. An Invitation to the Soul
7. Light of Revelations (feat. Gus Monsanto)
8. Homeland


       



Nenhum comentário: