sábado, 16 de maio de 2020

Asgard: Mesclando Elementos Contemporâneos ao Progressivo e Folk


"Ragnarøkkr" é o mais recente registro do Asgard, grupo oriundo desde meados dos anos 80, que mistura sem medo folk medieval com o Heavy Metal. Diria até que as guitarras e bateria servem mais de apelo extra. Emolduram composições que não hesitam no uso de flautas, samples de teclado remetendo instrumentos medievais e cânticos também daquele período.

"Trance-Preparation" tem um começo extremamente metaleiro com o teclado mais progressivo. Logo em seguida há uma entrecortada de cantoria barda sob batidas celtas. Franco Violo conduz as coisas como um Ian Anderson para em seguida as sessões de heavy metal voltarem com força total. Toma conta um palm mute de guitarra solando numa penta menor encerrando com tappings. A guitarra se funde ao lado folk da canção e retorna ao princípio para fechar com chave de ouro.

"Rituals" toca uma batida tribal em contraste de flauta e alguma corneta medieval distorcida. O vocalista abre caminho para uma passagem sombria reforçada pela guitarra e blast beat. A guitarra dá uma revisada na melodia do começo para  depois gerar fraseados flutuantes ajudados pela harmonia leve do sintetizador. Uma gaita de foles conversa com a guitarra. São interlúdios para um recomeço meio cara de "canção pirata".


"The Night Of The Wild-Boar" tem levada melódica, um pop cara de musical. Instrumentos se empilham no objetivo de criar um forro pro canto. Apesar disso, tanto harmonia quanto melodia soam exóticas. 

"Visions" é a mais metal, tem um climão de batalha, seus vários riffs são costurados por melodias sintetizadas.

"Shaman" é iniciada por uma flauta, seu começo é extremamente tranquilo. Aos poucos atinge um clima obscuro como se o ouvinte entrasse num lugar servido de mistérios. As guitarras soam como um sino martelado. A canção no final cai numa fúria progressiva.

"Battle" ecoa uma espécie de cravo cristalino, chocalhos e acordes ressonantes na guitarra. A primeira parte se encaixaria perfeitamente num videogame. Violo puxa uma direção Serj Tankian. Na segunda metade, os teclados geram harmonias parecendo corais de igreja e a guitarra distorcida gera clima macabro. Apesar de não ser frenética, ela passa um clima de sofrimento enquanto escapam algumas ideias dançantes como se tudo não fosse encenação de um épico.

"Anrufung" tem um início cerimonial. Na outra metade vira uma dança folclórica repaginada para o peso do metal.

"Ragnarøkkr" uma das mais progressivas, fecha o disco de modo sombrio e melancólico, o guitarrista Andrea Gottoli e o tecladista Albert Ambrosi parecem mais livres para soltarem suas ideias.

       

Analisando tudo, o álbum despeja muitos conceitos e não faz cerimônias em costurá-los abruptamente. O andamento de tudo é ondulado, não há espaço para descanso. Algumas coisas poderiam ser melhor desenvolvidas mas são logo jogadas para trás, com sorte relembradas nos momentos finais das faixas.  Alguns samples no sintetizador me incomodaram um pouco, muito artificiais, acredito que espantem parte dos ouvintes também.

É uma experiência diferente. Canto e melodias conservam o espírito dos antigos trovadores e os integrantes manipulam isso com novos recursos tecnológicos. O resultado soa  inusitado. O registro é mais indicado para aqueles que já curtem trilhas sonoras épicas e metal progressivo. O excesso de informação e escolha de timbres pode afugentar a maioria.

Texto: Alex Matos (Canal Rock Idol)
Edição: Carlos Garcia

Selo: Pride & Joy Music

       

Nenhum comentário: