segunda-feira, 31 de maio de 2021

Entrevista - Spleenful: Metal Extremo, Sinfonias e Poesias Dark e Expectativa pelo Full-Lenght




A banda Gaúcha Spleenful foi formada em 2012 com a proposta de fazer um Metal diferenciado e sem se prender a rótulos. Com influêcias que passam pelo Gothic e Dark Metal, Black, Death e até mesmo o Prog Metal e Djent. Sinfonias obscuras sob a perspectiva da poesia maldita, do oculto e de contos de horror também são elementos que constituem o universo musical criado pela Spleenful.

Depois de EPs, singles e vídeos que obteram uma resposta muito boa de público e crítica, além de vários shows, inclusive como suporting act para nomes como Moonspell e Therion, a banda passou por um período de reformulação e agora em 2021, com um novo line-up, está produzindo seu primeiro full-lenght.

Com certeza uma estreia bastante aguardada por quem acompanha o grupo, e que abrirará novas portas para esta original e ótima banda do Sul do país, que sempre revela nomes de peso no cenário do Metal brasileiro.

Conversamos com a banda para saber mais deste importante passo, que é a produção do álbum, o andamento da produção e alguns dos planos a curto e médio prazo. Confira!

 
RtM: Dizem que tudo tem a hora certa, então finalmente chegou o momento do Spleenful lançar seu full-lenght? Além da experiência adquirida através dos anos, que fatores mais vocês colocariam como fundamentais para a realização deste debut?

Bia Giovanella: Na minha opinião, como co-fundadora da banda, acredito que o fundamental foi encontrar pessoas que tivessem os mesmos ideias que nós, é difícil ter numa banda ou até mesmo numa família pessoas que pensam iguais, é impossível, mas no Spleenful isso aconteceu.

Encontramos pessoas boas não só como músicos, mas também pessoas humildes e que querem levar a nossa música pra frente, pensam no futuro da banda, no que é melhor pra todos, mesmo as vezes tendo desentendimentos, entramos num consenso e isso fortaleceu muito o Spleenful no que é hoje.

Elias: Acreditamos que existe o momento certo e hora certa para as coisas acontecerem, mas que, principalmente, com planejamento, muito trabalho e com todos com o mesmo propósito.


 
RtM: A banda está com line-up, e acredito também com o fôlego renovado, falem-nos  um pouco sobre esse novo momento.

Elias: Os novos integrantes surgiram mais ou menos no segundo semestre de 2020. Logo demos início a produção e criação das novas músicas, que na verdade já existiam,  haviam prés de guitarras, linhas de teclado e vocais.

Drax: Ficou na minha mão, e do baixista, que entramos agora na banda, fazermos nossas partes e compor as nossas linhas nas músicas. E todo o processo foi se tornando muito animador, nos incentivou tanto que mesmo com a saída de um dos guitarristas nós seguimos em frente compondo e trabalhando no material novo. Sempre com foco, fazendo reuniões para pontuar e acertar detalhes dos trabalhos, tanto como prazos.

Elias: Este é um detalhe muito importante, ter metas e prazos pra que tudo funcione e não seja simplesmente deixado de lado.

 
RtM: Nesta época de pandemia, em que tivemos que nos resguardar mais, além de várias restrições e atividades que estão ainda paradas, inclusive os shows ao vivo, vocês acham que pode atrapalhar a divulgação do trabalho? Que estratégias vocês pretendem utilizar para uma boa promoção do disco?
 
Elias: Pode sim e atrapalha. O artista vive de shows, ele precisa do palco. Tanto pela natureza da arte quanto pelo retorno financeiro, ainda mais na era tecnológica em que o pessoal vive no mundo virtual e tem tudo praticamente de graça. Então os shows compõem boa parte dos rendimentos de uma banda. 

Mas claro, a internet tem seus pontos positivos e negativos. Inclusive muitos artistas estão sobrevivendo por causa da internet, e a estratégia é justamente essa: produzir conteúdo digital, trabalhar nas redes sociais com vídeos, fotos, etc. Investir no marketing digital, e assim que possível, trabalhar pra fazer um show de lançamento do novo trabalho, com a qualidade que sempre mantivemos, investir no merchandising, CDS físicos, camisetas, que no metal gera um bom retorno.
 
 
 
RtM: Por outro lado, quem teve mais tempo para ficar em casa, e também não tendo muitas opções de lazer ou viagens, e até mesmo de tocar ao vivo devido as restrições, pode dedicar esse tempo para compor ou expandir o trabalho através das redes sociais. Contem-nos como foram essas atividades nesse último ano e se vocês aproveitaram para criar ou desenvolver composições.

Drax: Com certeza, o home office e o isolamento contribuíram de forma positiva nesse sentido.
Nós conseguimos fazer uma boa imersão criativa e trabalhar num bom material que vocês vão conferir assim que for lançado.

Praticamente, o Elias trabalhava nas guitarras em casa e mandava pra gente os GuitarPro antes de gravar a guia oficial, e enviava vídeos tocando as composições e eu fazia minha parte em casa também. Escutava tudo, colocando minhas linhas de bateria em cima, gravava com celular mesmo, mandava para o pessoal e a gente trocava ideias sobre tudo de forma bem democrática.

Elias: E o mesmo acontecia com os outros instrumentos. Em seguida o baixista também colocava a linha de baixo, isso tudo nas prés, os vocais de certa forma eram mais tranquilos, usávamos mais o GuitarPro pra fazer os arranjos de  teclados. Enfim, com a junção das partes de instrumentos, os vocalistas tinham uma visão do todo, a partir disso trabalhavam nos vocais. Com exceção da batera, todos gravaram suas prés em casa mesmo.

Drax: No último mês antes do início das gravações das baterias, eu e o Elias fizemos ensaios semanais somente guitarra e bateria, para finalizarmos as linhas de bateras, trabalhando os detalhes para chegarmos o mais pronto possível na hora da gravação oficial.
 

RtM: E como tem funcionado a maneira de compor na banda?
 
Elias: As composições desse álbum foram feitas por mim e pelo Tiago, mas todos podem colaborar tanto com composições e também arranjos. Tudo é escrito antes em partituras, antes da pré ser gravada. 
Temos dois músicos com formação acadêmica, a Bia o Draxl, mas todos os integrantes dominam a parte teórica, o que facilita muito todo o processo.
Não nos prendemos a conceitos, buscamos sempre fugir do comum, não seguindo clichês existentes no Metal.

Bia GiovanellaA maneira de compor na banda evoluiu muito, antigamente o Tiago criava as músicas, eu adicionava meus vocais e o restante da banda seguia a partitura, hoje já é diferente, a banda se tornou mais unida a partir do momento que temos uma ideia e evoluímos a partir dela, escrever as músicas utilizando programas como guitar pro e musescore ajudou muito, pois temos o Lucas por exemplo, que mora em Bagé e ajuda muito na composição.
 
Sem contar que, cada um adiciona sua característica musical, seja eu, mesclando lírico com belting, o Elias unindo o technical death metal com o dark, o Drax unindo o metal progressivo. Eu como musicista vejo que as composições estão em outro nível, pois cada um de nós adicionou um pouco de si nelas.



RtM: E quanto ao andamento da produção e gravação, o que vocês podem nos adiantar a respeito? Já possuem uma previsão de conclusão do álbum?

Drax: Gravamos as baterias em janeiro, em fevereiro foi ,a vez das guitarras, vamos gravar os baixos em abril, depois ainda tem que agendar teclados, vocais e por fim, mixagem e masterização. 

Quem sabe alguma coisa adicional depois, se sentirmos que possa agregar a composição do material. Mas falando em prazo real, acreditamos que no final do primeiro semestre deste ano, talvez início do segundo, mas até lá ainda tem muita coisa pra rolar.

 
 
RtM: No álbum vão entrar somente músicas inéditas ou teremos novas versões das faixas do EP e singles?

Drax: Somente músicas inéditas, uma ou outra nem tão inédita. Tem a “Noir” que é uma faixa que inclusive já foi tocada em shows, mas como não foi gravada oficialmente, fizemos um novo arranjo e e vai estar no novo álbum.

As músicas inéditas estão muito boas, estamos com uma grande expectativa para o lançamento desse material, foi tudo feito com muito cuidado e paixão pela música, cada um acrescentando um pouco da sua bagagem.
 

RtM: A Spleenful surgiu com o intuito de fazer Metal sem se prender a um rótulo específico, e o EP e singles da banda mostram essa diversidade, com uma sonoridade que transita por elementos do Dark, Gothic, Death e Symphonic. E as composições atuais? Vocês conseguiriam descrever um pouco do que os ouvintes podem esperar?

Elias: Esse foi o fator que me fez ingressar no Spleenful seis anos atrás, não se prender a rótulos. E isso se mantém com a entrada do Draxl na bateria e do Lucas no baixo.

As composições novas terão elementos de Industrial e até de Djent, bem técnicas, mantendo brutalidade e melodia.



RtM: Quais seriam atualmente as influências mais fortes que compõem a sonoridade da banda?

Drax: Com certeza, Scepticflesh e Gojira, o pessoal que compõe as melodias tem muita influência de Devin Townsend.



RTM: E você Bia, como musicista e compositora, além de co-fundadora da banda, nesta atual fase, o que você destacaria de novos elementos e técnicas que você utilizou nas novas composições?

Bia Giovanella: Uma parte que está sendo desafiadora pra mim, é que assumi as teclas, como sou formada em música, minha formação é de piano popular, mas nunca toquei Metal e está sendo um experiência super legal, estou aprendendo e também adicionando detalhes da música popular nas músicas, como somos brasileiros por que não adicionar trechos de bossa nova? É uma influência da maior parte da banda, então terá no nosso álbum, coisas novas, mas vamos continuar fazendo o dark metal que sempre fizemos, mas de cara nova.


 
RtM: E Bia, falando na parte dos vocais, o que você citaria também de novidades técnicas e influências que você agregou ao seu conhecimento e adicionou na sonoridade da banda?

Bia Giovanella: Como musicista, adicionei mais detalhes do belting e também me aprofundei nas notas graves, antes as músicas eram medianas ou muito agudas, dessa vez estou tentando brincar um pouco mais e mostrar para as pessoas que vão nos ouvir, o meu lado mais técnico, que é do lírico ao popular.


RtM: E quanto a parte lírica? Que temas a banda abordará? Esses tempos quase que caóticos trouxeram algum tipo de inspiração?

Elias: As novas músicas ainda abordam temas como ocultismo e literatura de horror como antigamente, mas dessa vez possuem uma abordagem bem mais pessoal e aberta a interpretações. O Tiago que escreve as letras e ele tem inserido temas como psicanálise, astronomia e política de maneira bem metafórica.

Por exemplo, temos uma música nova chamada “Zeitgeist” que é a nossa maneira de expressar um protesto contra a desvalorização da arte e da cultura nesses tempos sombrios em que vivemos.
 
 
 
RtM: Para o lançamento do álbum, vocês planejam lançar em formato físico e digital? De forma independente ou com parceria de algum selo?

Elias: Sim, a ideia é fazer físico, em formato digipack, estamos fechando a arte com um grande artista, mas ainda não podemos divulgar.
Vamos buscar não só um selo, mas sim uma gravadora, estará nas plataformas digitais, mas pretendemos deixar algo exclusivo para os formatos físicos.
 
 
 
RtM: E o que vocês veriam como mais desafiador para a banda neste momento atual?

Elias: Toda essa questão econômica, que para os artistas e bandas é ainda a pior,  todo o staff de profissionais do setor de shows e eventos. 

Drax: Acreditamos que que quando normalizar a situação não é uma boa ideia sair fazendo turnês e shows, pois a oferta será muito grande, podendo atrapalhar, então iniciaremos esse processo com calma.

Bia: No momento, o desafio está sendo o tempo, nem todos trabalham somente de música ou como músicos e nos encontrar para as gravações tem sido puxado, temos que acertar horários até mesmo para reuniões, pois nem sempre alguém pode, por conta do trabalho.
 

RtM: Pessoal, obrigado pela entrevista fica o espaço para suas considerações finais, e ficaremos de olho nas atualizações sobre o álbum, que ele logo esteja disponível e também estejamos em tempos melhores!

Elias: Agradecemos o espaço do Road To Metal, espero poder rever os amigos nos shows e festivais, apesar do momento caótico estamos conseguindo gravar nosso álbum,  e que terá uma sonoridade única, o que nos deixa em êxtase.

Drax: Peço para que os leitores mantenham o distanciamento e usem máscara.

Bia: O Spleenful está com uma nova cara, acredito que quem ouvir o novo álbum, vai experimentar algo diferente do que já havíamos feito. Estamos felizes com os resultados que estamos construindo e empolgados para mostrar para os nossos fãs o novo Spleenful.


Entrevista: Carlos Garcia

Line-up:
Tiago Alano: Vocais
Bia Giovanella: Vocais
Elias Mendes: Guitarras
Drax the Ax: Bateria
Lucas Ollé: Baixo



Siga a banda:






Nenhum comentário: