terça-feira, 5 de outubro de 2010

Helloween Exagera em Novo single


Este ano é especial para a banda alemã Helloween, considerados os fundadores do Power Metal, pois é o ano em que comemoraram 25 anos de carreira, lançando um disco acústico e retomando os maiores clássicos da banda (confira resenha do disco aqui).

Confesso que uma centelha de esperança de que, a partir dessa fase de um quarto de século completos, o grupo liderado por Markus Groskopf (baixo) e Michael Weikath (guitarra) viria no próximo disco inédito mais “alegres”, com aquele som brincalhão e ao mesmo tempo crítico que caracterizou o grupo nos anos 80 e parte dos 90.



Porém, parece que tal característica estava muito presente em Kai Hansen, que com o Gamma Ray em seu último disco conseguiu recapitular esse tipo de sonoridade que marcou sua passagem pelo Helloween como um dos fundadores do grupo.

Antes de lançar o novo disco, que se chamará “7 Sinners” (com data prevista para novembro), o Helloween liberou o primeiro single do disco. Contendo três canções inéditas, o single chamado “Are You Metal?” de cara me decepcionou.

Minhas esperanças de ver um som não tão obscuro como fora toda esta década passada foi por água abaixo. A novidade é que, com a música título do single, a banda tenta criar um hino ao Heavy Metal, o que, com exceção de “Heavy Metal (is the Law)” do primeiro disco da banda, nunca acontecerá.

A música, porém, é muito imponente, pesada, e obscura, com a nítida impressão de que o grupo não está disposto a fazer álbuns menos agressivos (como era nas suas fases mais iniciais) e que enterraram de vez o passado. Não que a canção seja ruim, mas não traz nada de novo, nem um refrão que seja grudento. Uma pena.



A música seguinte melhora um pouco, mas ainda tenho a impressão citada acima. “Raise The Noise” pelo menos traz alguns elementos mais característico da banda a partir da entrada de Andi Deris (vocal), como refrão simples e Deris tentando altas notas. Aqui temos o primeiro uníssono de guitarras da dupla Weikath e Gerstner Mas o peso ainda atrapalha um pouco (ta bom, sou nostálgico mesmo).

Por fim, a música que seria a menos expressiva por ser a última do single, para mim é a melhor das três e a que me agradou de cara (como toda e boa música do Helloween costumava fazer).

Estou falando de “I’m Free”, que já inicia diferente, com um som tentando imitar um disco de vinil (captou o nostálgico). Embora a música mostre bastante peso, está mais parecido com o que esperava da banda. O refrão é ótimo, melódico e grudento, com um ótimo teclado. Aqui, mesmo o peso ainda bastante presente, conseguimos ter um som mas agradável na primeira audição, casando bem com o vocal de Deris.

Não falta habilidade e experiência para o quinteto, porém parece que a banda enveredou de vez a fazer um Power Metal mais pesado e sombrio, distante bastante do que sua história mais regressa aponta. Basta conferir apenas a capa do novo álbum, totalmente fora dos padrões da banda.

Agora é esperar o disco completo (alguns trechos das músicas já estão disponíveis para audição) e torcer que a chama nostálgica da banda não se tenha apagado completamente.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Helloween
Single: Are You Metal?
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Power Metal

Formação

Markus Groskopf (Baixo)
Michael Weikath (Guitarra)
Andi Deris (Vocal)
Sascha Gerstner (Guitarra)
Dani Löble (Bateria)



Tracklist

01 – Are You Metal?
02 – Raise the Noise
03 – I’m Free

3 comentários:

mauríciolimas disse...

vamos ver se chega perto pelo menos de um Master of the rin gs

Anônimo disse...

uma correção...
o helloween não "inventou" o power metal. de forma alguma. no entanto, é postado ao grupo a "invenção" do metal melódico.

EddieHead disse...

Bom, já chegou (pelo menos na net) o novo cd do Helloween, vamos ver Mauricio como ficou.

Ivanildo, questão de categoria sempre é complicado, e pra quem escreve sobre Metal sempre acaba se colocando numa posição desconfortável. No meu entender (e há mais de uma forma de se entender), Power Metal é o que aqui no Brasil chamamos (nada contra quem usa o termo, mas prefiro manter o original) Metal Melódico. Assim, no meu humilde entendimento Helloween foi o precursos sim do Power Metal, o que atualmente temos como Power Metal está bem diferente do que fora feito pela banda lá nos anos 80, mas isso faz parte da evolução mesmo.
Vlw pelo comentário