quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Blackmore’s Night e a Perfeita Harmonia


Três são os motivos que me fazem postar aqui algo do Blackmore’s Night: primeiro fora um som apresentado por uma grande amiga e que me entusiasmou com seu gosto pelo grupo, segundo, é um som ótimo para se ouvir quando se quer relaxar e deixar a cabeça viajar com as letras e, em terceiro e talvez mais importante, é o projeto de vida de Ritchie Blackmore desde 1997.



Para quem talvez não saiba, Blackmore fora o guitarrista do Deep Purple desde quando este começou a gravar álbuns e fazer shows, até o rompimento nos anos 70. Nesse período, gravou riffs que são considerados os maiores da história do Rock, como aquele que todo mundo gosta e qualquer um que toque violão/guitarra sabe executar: “Smoke on the Water”.

Também fora líder e mentor do Rainbow, até que em 1997 inicia o Blackmore’s Night ao lado de sua esposa Candice Night que, pouco depois, se tornou o único projeto do guitarrista.


Caracterizado por um som próximo do Folk Rock, com temática e estilo Renascentista, Blackmore’s Night já lançou inúmeros discos e prima pela técnica e harmonia, com músicas dançantes, flautas, violões e instrumentos eruditos e exóticos.

Neste ano saiu mais um trabalho do grupo. “Autumn Sky” (2010) não traz grandes novidades, mantendo sua sonoridade característica, o que os fãs não terão que reclamar. O álbum é baseado na filha do casal, mostrando que o grupo pode escrever canções amplas ou específicas.



A voz de Candice continua a mesma, sua docilidade pode ser enjoativo para alguns, mas a bela vocalista mostra que nasceu para cantar no grupo e tem uma das mais belas vozes que se pode ouvir.



Com o Blackmore’s Night, Ritchie pode explorar novas idéias e abandonar o Heavy Rock, mesmo que ao vivo execute algo do Deep Purple (como “Black Night”) e Rainbow (a bela “Ariel”), este último apto a voltar aos palcos com Blackmore, bastando apenas este aceitar (a banda tributo Over the Rainbow conta com músicos ex-Rainbow e o filho de Blackmore).



Blackmore, que gosta desse tipo de som desde a infância, não parece inclinado a voltar a tocar com qualquer uma de suas antigas bandas, tampouco investir novamente na sonoridade que o tornou uma lenda.

Quem sabe um dia...mas enquanto isso não acontece, podemos curtir e relaxar ao som desse grupo que sabe o sentido da palavra harmonia.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Blackmore’s Night
Álbum: Autumn Sky
Ano: 2010
Tipo: Folk Rock
País: Inglaterra



Tracklist

1. Highland
2. Vagabond (Make a Princess of Me)
3. Journeyman (Vandraen)
4. Believe in Me
5. Sake of the Song
6. Song and Dance
7. Celluloid Heroes
8. Keeper of the Flame
9. Night at Eggersberg
10. Strawberry Girl
11. Al the Fun of the Fayre
12. Darkness
13. Dance of the Darkness
14. Health of the Company
15. Barbara Allen


Conheça a banda: Site Oficial

Nenhum comentário: