domingo, 28 de novembro de 2010

Helloween: 4° Álbum Com a Mesma Proposta


Um dos esperados lançamentos do ano pelos fãs de Power Metal é o novo trabalho inédito da lenda Helloween.



Lançado o primeiro single com três músicas e muito peso (você pode conferir resenha no blog), este dava sinais de que a banda não apostaria em um som mais “ameno” como fizera no passado, mas sim investindo no peso e em músicas rápidas, como tem feito pelo menos nos últimos 10 anos.



Com o lançamento oficial tendo acontecido dia 31 de outubro (não por coincidência Halloween) na Alemanha, “7 Sinners” (2010) mostra exatamente que a banda enterrou de vez sua fase de ouro, colocando suas forças nas composições sombrias e pesadas, lembrando mais ou menos a sonoridade iniciada com “The Dark Ride” (2000).



Ao longo das 13 faixas, Helloween traz um disco interessante. Infelizmente para este que escreve, sem muita novidade e ainda muito peso e “seriedade” para uma banda como essa que abalou as estruturas do Metal no final dos anos 80 e primeira parte da década de 90.



Com a última formação quase fazendo aniversário de uma década, Andi Deris (vocal), Michael Weikath (guitarra), Markus Groskopf (baixo), Sascha Gerstner (guitarra) e Dani Löble (bateria) chegam ao 4º disco e ao 13º da carreira que os colocaram como o principal nome do Power Metal mundial.

“7 Sinners”, mesmo com a ressalva do peso e rapidez “excessivos”, é um bom disco e supera seu antecessor “Gambling With the Devil” (2007) em muitas das músicas. Então, temos as ótimas “The Saint, The Fool, The Sinner” e “World Of Fantasy” que são músicas de ótimas melodias da dupla de guitarristas e refrões marcantes. A bela balada “The Smile of the Sun” é uma das gratas surpresas do disco e com uma letra que parece ter sido escrita pelo ouvinte em alguma fase desesperada da sua vida (!). Ainda sobre esta, confira os agudos de Deris. Demais.



Mas o grande destaque para este saudosista foi “Who is Mr. Madmen?”, que continua a “saga” do personagem de “Perfect Strangers”, um dos maiores clássicos da era Andi Deris (a música está no álbum “Master of the Rings” de 1994) e que começa relembrando essa figura e mantem o ritmo da mesma música, pelo menos em parte dela.

Há bastante vocais de apoio, melodia especialmente nos refrões, que agradarão aos fãs e aqueles que acompanham a banda. Outras músicas são mais pesadas como “Where the Sinners” que abre o álbum, “Are You Metal?” (primeiro single) e “Far In The Future” que fecha o disco, pouco lembrando que estamos diante de um disco de Power Metal.



Particularmente esperava mais da banda (o grupo virá ao Brasil e há chances de que o Angra seja a banda de abertura). Também sei que a ilusão saudosista de ver a banda com o som mais orgânico, simples, com riffs marcantes e músicas gostosas de cantar, faz parte do passado. O que temos agora é uma boa banda, com músicos inquestionáveis, um álbum que pode não decepcionar aos fãs, mas passa longe de ser um disco clássico. Ah, bons anos 90...

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Helloween
Álbum: 7 Sinners
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Power Metal

Formação

Andi Deris (Vocal)
Michael Weikath (Guitarra)
Markus Groskopf (Baixo)
Sascha Gerstner (Guitarra)
Dani Löble (Bateria)



Tracklist

01 - Where The Sinners Go
02 – Are You Metal?
03 - Who is Mr. Madman
04 - Raise The Noise
05 - World Of Fantasy
06 - Long Live The King
07 - The Smile Of The Sun
08 - You Stupid Mankind
09 - If A Mountain Could Talk
10 - The Saint, The Fool, The Sinner
11 - My Sacrifice
12 - Not Yet Today
13 - Far In The Future

Confira o video oficial para Are You Metal?

Nenhum comentário: