quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Caos Essencial: Enthroned


A Bélgica é um daqueles países que pouco ouvimos falar, e muitas vezes não sabemos citar um nome significativo do Metal vindo do país europeu.

Mas isso acontece se você não conhece a banda Enthroned, que não de hoje se tornou um dos grandes nomes do Black Metal atual, sabendo como poucos mesclar o clássico Black Metal com elementos caóticos.



A banda, atualmente com nova formação com Nornagest (vocal e guitarra), Phorgath (baixo), Garghuf (ex-Gorgoroth, bateria) e Neraath (guitarra), marca este ano com seu novo trabalho de estúdio como o segundo sem o baixista e vocalista Sabathon e, na minha humilde opinião, um dos melhores álbuns do gênero que ouvi.

“Pentagrammaton” (2010) é um disco de singularidades. Cada uma de suas 11 faixas são marcantes por apresentarem diferenças significativas, mesmo as duas instrumentais/introduções que dão mais clima a obra. Convenhamos que há bandas de Black Metal que estão apenas interessadas em peso e agressividade, e acabam esquecendo de compor músicas diferenciadas.



De cara, mas penúltima do álbum, está a viciante “Unconscious Minds”, composição de quase 9 minutos e de uma maestria excepcional do trio. Também empolga “Behemiron”, que fecha o disco.

Você deve estar se perguntando porque o título dessa postagem. Na verdade, remete a música “The Essential Chaos”, faixa que merece o nome e põe em som as palavras que este disco merece, assim como a faixa-título, um caos perfeito (!?).

O álbum vem apenas cravar mais fundo o nome Enthroned como um dos mais importantes nomes do Black Metal mundial. Altamente indicado.

Recentemente a banda voltou ao Brasil (país aonde chegou a gravar um disco ao vivo, em Porto Alegre) para participar dos festivais Setembro Negro ao lado do Gorgoroth, e só comprovou diante do público nacional que é uma das bandas mais bem quistas pela galera Black Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Enthroned
Álbum: Pentagrammaton
Ano: 2010
País: Bélgica
Tipo: Black Metal

Formação

Nornagest (Vocal, Guitarra)
Phorgath (Baixo)
Garghuf (Bateria)
Neraath (Guitarra)



Tracklist

01 - In Missi Solemnibvs
02 - The Vitalized Shell
03 - Rion Riorrim
04 - Ornament Of Grace
05 - Magnvs Princeps Leopardi
06 – Pentagrammaton
07 - Nehas't
08 - The Essential Chaos
09 - Ad Te Clamamvs Exsvles Morvua Liberi
10 - Unconscious Minds
11 - Behemiron

Nenhum comentário: