quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Buscando Novos Horizontes: A Perfeita União de Culturas



Suspeito para falar da banda de maior revelação nacional e que, oriunda do Rio Grande do Sul, é mais uma das grandes promessas do Metal nacional, já que gosto da sonoridade proposta pela banda antes de sua existência.



Tendo sua “origem” na Toccata Magna, grupo que chegou a lançar um álbum além de ter se apresentado como uma das atrações do saudoso Live & Louder em 2005, o Tierramystica surge do interesse de dois dos ex-integrantes em dar continuidade à sonoridade que haviam começado a customizar na antiga banda.



Estou falando do guitarrista Fabiano Muller e do vocalista e multi-instrumentista Ricardo “Chileno” Durán, que montaram em 2008 o Tierramystica e, após algumas mudanças de formação, encontrou-se no seu auge neste ano de 2010, importante período para banda.

Este ano é especial para o grupo, pois além de alcançarem sua formação fixa e ideal, tendo agora o incrível Gui Antonioli (que canta também no Anaxes e Soulspell), começaram a expandir sua sonoridade em importantes turnês: inicialmente junto ao Hangar pelo sul do Brasil, depois com o Epica em quatro datas no país e, mais recentemente, abertura de shows da turnê de despedida do Scorpions no Brasil e participação nos shows do Soulspell no RS.



Além disso, este ano marca o esperado lançamento de seu primeiro álbum completo “A New Horizon”, que teve a continuidade da turnê com shows ao lado do Soulspell, projeto que se apresentou em duas datas aqui no RS, dia 30 e 31 de outubro em Ijuí (resenha do show aqui) e Porto Alegre, respectivamente.



O septeto conseguiu expandir a proposta musical de unir o Metal com a música tradicional latina/andina, especialmente a que remete aos povos tradicionais da nossa antiguidade.

“A New Horizon” é simplesmente perfeito, definitivamente um dos melhores lançamentos do Metal nacional deste ano. Arrisco dizer que muito superior a trabalhos de outros grupos já consagrados nacional e mundialmente.



Contando com uma bela arte desde a capa, passando pelo encarte com as letras e uma configuração artística de respeito à temática da banda, o cd conta com nove músicas, sendo a primeira uma introdução.

Buscando a combinação perfeita entre os instrumentos e ritmos andinos com o Power Metal mais clássico, a banda se saiu muito bem. O peso não está exagerado, nem temos aquelas canções que prezam mais pela velocidade do que a harmonia.



Com a bela introdução “Nueva Castilla”, que é tomada completamente pelos instrumentos latinos/andinos (na sua maioria executados por músicos convidados como Ademar Farinha, Moisés Fonseca e Rubens Baggio) para chegar na continuação “Golden Courtyard [Qori Kancha]”, um dos destaques do álbum e que abre os shows do grupo de forma impecável.



“Celebration to the Sun” começa bem rápida, um verdadeiro Power Metal, para aos poucos ir acrescentando a mescla de sons exóticos com os solos de guitarra e ritmos latinos. Sendo uma das mais diretas, é de fácil absorção logo na primeira audição, com um pré-refrão perfeito e o refrão principal muito harmonioso e melódico.

Vale de cara destacar o ótimo trabalho dos guitarristas Fabiano Muller e Alexandre Tellini, que não deixam seus instrumentos engolir os demais e são bastante inspirados desde os riffs mais básicos aos solos, estes na medida certa (não tão longos nem tão diretos).



A seguinte canção já era conhecida, sendo o título do primeiro EP da banda. Falo de “New Eldorado”, que traz o melhor dueto de guitarras do disco. Grande destaque para a bateria de Duca Gomes, que sabe utilizar diferentes quebradas com as baquetas e o bumbo duplo. Definitivamente esta versão supera a original.

“Spiritual Song” também já fora lançada pela banda, mas como a anterior, supera a versão original, tendo como destaque a voz de Gui Antonioli, uma das grandes revelações do Metal nacional, fazendo também um belo trabalho como frontman da Anaxes (confira resenha do debut da banda aqui aqui), além de participar do Soulspell.



Mas uma das mais belas canções já feitas por aqui é “Winds of Hope”. A faixa é uma readaptação da canção “Children of the Sun” gravada pelo Toccata Magna em seu único disco (“Incognite Soul", de 2004), e que retorna com Tierramystica com novos arranjos (mas a base é a mesma) e letras. Aqui impossível não se arrepiar com a maestria desse septeto, com os vocais de fundo em perfeita sintonia e contrastando com o vocal quase “chorado” de Antonioli. Realmente um dos pontos mais altos do disco e que ao vivo soa perfeito.

Luciano Thumé (teclados) inicia “Wide Open Wings”, outra grande canção, mais calma, mas a que tem aos 3:30 de canção o inicio de uma passagem acústica com instrumentos andinos de emocionar realmente. De todas as passagens, esta é a mais bonita sonora e liricamente.

“Away From the Dream” segue a linha das anteriores, iniciando de forma bem semelhante com as anteriores, mas com um dos refrões mais legais, e “The Final Rest” fecha o disco com a perfeita união de clima latino com um Power Metal rápido.



Tierramystica é uma das maiores revelações nacional e latina, esteve angariando fãs em todo o país e só tende a crescer ainda mais com esse lançamento, um disco original, com muitas mensagens interessantes e um prato cheio para quem curte a temática latina/andina.

A banda já é um dos orgulhos nacionais e não demorará a obter reconhecimento internacional. É só questão de tempo e de manter o nível apresentado neste álbum (distribuído pela Voice Music) e nos shows do grupo.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Tierramystica
Álbum: A New Horizon
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Metal Andino/Power Metal
Compre o CD direto com a banda pelo email: merchandising@tierramystica.com

Formação

Gui Antonioli (Vocal)
Fabiano Müller (Guitarra/Quena)
Alexandre Tellini (Guitarra/Zamponha)
Rafael Martinelli (Baixo/Quena)
Luciano Thumé (Teclados)
Eduardo Gomes (Bateria)
Ricardo Chileno (Charango/Ocarina/Violão/Vocal)



Tracklist

01 - Nueva Castilla
02 - Golden Courtyard [Qori Kancha]
03 - Celebration to the Sun [Inti Raymi]
04 - New Eldorado [Qapac Ñan]
05 – Spiritual Song
06 - Winds of Hope [Suyanawayra]
07 - Wide Open Wings
08 - Away From the Dream
09 – The Final Rest

Conheça mais sobre a banda aqui no Road e no http:Myspace Tierramystica

Nenhum comentário: