sábado, 13 de novembro de 2010

Tank com Artilharia Pesada: Doogie White nos Vocais


Embora a banda Tank tenha muitos anos nas costas e uma carreira cheia de altos e baixos, a verdade é que nunca emplacou um álbum que os fizesse ter uma atenção mais acentuada, perto do que outras bandas da New Wave of British Heavy Metal conseguiram, como Iron Maiden e Saxon.

Tendo seu primeiro trabalho completo lançado em 1982 e hoje considerado um dos mais importantes discos do movimento (falo de “Filth Hounds of Hades”), a banda seguiu aos tropeços até acabar em 1989, voltando à ativa quando o líder Algy Ward (vocalista e baixista) a reformula em 1997.



Com a retomada das atividades, o grupo pode ir resgatando aos poucos o tempo perdido, lançando seu primeiro disco em 13 anos. Porém, mesmo com a volta do baterista original Mark Brabbs em 2008, o grupo passou por mais mudanças, ficando sem nenhum membro original (!?).

Grandes nomes foram anunciados como novos membros do Tank. O baixista Chris Dale (que tocou em dois discos do Bruce Dickinson) chega à banda, assim como Dave Cavill toma as baquetas este ano de 2010. Mas o grande nome é o novo vocalista.
Nessa mudança de integrantes, a grata surpresa e talvez um dos maiores responsáveis para que o álbum “War Machine” (2010) venha a se tornar um clássico e um dos melhores álbuns deste ano é Doogie White.



O vocalista escocês de 51 anos que tem uma das melhores vozes do Heavy Rock e que mundialmente ficou conhecido ao ser escolhido por Ritchie Blackmore para entrar no Rainbow em 1995, ano em que foi lançado o último trabalho do Rainbow, o injustiçado “Strange in Us All”. Além disso, teve seu nome cotado como o principal para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden quando este deixou a banda no inicio dos anos 90. Além disso, também cantou em 1991 numa turnê com o Praying Mantis no Japão e com o Yngwie Malmsteen, chegando a gravar um álbum com o guitarrista, fez carreira no Cornerstone e substituiu Tony Martin (ex-Black Sabbath) na banda Empire e trabalha em cd solo. Só para fechar apenas alguns exemplos sobre o cara, ele entrou para o Rata Blanca, maior nome do Rock da Argentina, para regravar o disco “El Reino Olvidado” em inglês.



Currículo o cara tem e o Tank teve grata “sorte” ao tê-lo como vocalista em seu mais recente disco.

“War Machine” conta com nove músicas que trazem um Heavy Metal básico, com pitadas de Hard Rock e Heavy Rock, além de nuances mais oitentistas e solos de guitarra tirados do fundo do baú.



Começando rápido, “Judgement Day” traz peso e de cara mostra que Tank caiu de cabeça na proposta de som do vocalista e que, assim, casou perfeitamente com o que ele pode oferecer.

“Feast of the Devil” tem peso, começando com uma batera simples aos riffs inspiradíssimos de Mick Tucker e Cliff Evans (ex-Paul Di’anno). Mas para quem queria algo mais próximo do que o vocalista fizera no Rainbow, temos “Phoenix Rising”, que lembra “Black Masquarade” do disco de 1995.

Outros destaques são “The Last Laugh” (outra puro anos oitenta), “After All” (balada do álbum) e “World Without Pity”.



Vale destacar principalmente o vocal de White. O cara, que já não precisa provar nada, canta como nunca e embora mais grave do que há quinze anos atrás, chega a lembrar Biff Bufford (Saxon) em várias passagens.

Embora um grande disco, quem conhece mais a banda tem ficado dividido entre empolgação pela nova fase ou frustração pela mudança ter levado a banda a fazer um disco diferente dos demais da carreira. Particularmente, como apenas alguém que conhece um pouco da banda, me coloco no primeiro grupo.

Ainda sobre o White, ele estivera em outubro no Brasil para shows ao vivo. Agora, depois de uma passada por aqui, quem sabe tenha chegado a hora de uma turnê pelo Brasil com o Tank. Vamos torcer. Enquanto isso, ouça o álbum e me diga senão é um grato presente para o Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Tank
Álbum: War Machine
Ano: 2010
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Rock/Heavy Metal

Formação

Doogie White (Vocal)
Chris Dale (Baixo)
Mick Tucker (Guitarra)
Cliff Evans (Guitarra)
Dave Cavill (Bateria)



Tracklist

1. Judgement Day
2. Feast of the Devil
3. Phoenix Rising
4. War Machine
5. Great Expectations
6. After All
7. The Last Laugh
8. World Without Pity
9. My Insanity

Nenhum comentário: