quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Experimentação Sem Medo de Ousar



Chegando ao final de 2011 vamos percebendo o quão rico foi o cenário do Rock e Heavy Metal brasileiro, com inúmeros grandes trabalhos, com bandas surgindo e cativando o público nos seus primeiros lançamentos.

Uma das dezenas de surpresas positivas do Brasil que estreou com lançamento este ano foi o “projeto” de Luís Martino, a Sounds of Restoration, do Rio de Janeiro/RJ que, sem medo de ousar, nos traz uma verdadeira mistura de sonoridades que vão do Rock Atmosférico e Progressivo, passando pelo Metalcore (especialmente nos vocais guturais de André Rodrigues), a música eletrônica (a banda é influenciada pelo Depeche Mode) e muitas outras influências.
            
Seu EP contém cinco faixas, recebendo o apropriado nome de “Through the Ashes of Remembrance” (2001) e, mesmo com seus pouco mais de 24 minutos, mostram que o projeto tem criatividade suficiente para um disco completo e que, se a produção ainda pode melhorar (mas para o começo está ótimo), não devemos esperar muito tempo para termos um disco completo.
            
As influências do projeto vai desde o lado mais sombrio do Opeth, passando pelo aspecto melancólico e acinzentado do A Perfect Circle e momentos que lembram desde Alice in Chains a Porcupine Tree.

Primeiro EP da SoR recebendo críticas bastante positivas dentro de uma cena pouco desenvolvida no Brasil
            
Mas engana-se quem pensa que a banda é uma mescla plagiadora desses grupos. Apenas cito algumas das notáveis influências para que você tenha uma ideia e possa ir direto conferir o trabalho da Sounds of Restoratirion com a certeza de que ouvirá um som atmosférico.
            
Músicas como “Repentance” e “Path” destacam bem a proposta de ousar e experimentar, sem criar um som caótico e barulhento, por um lado, nem um som que te faça dormir no primeiro minuto, por outro.
            
O EP foi lançado em outubro e, de lá para cá, ainda está um pouco tímido em relação a divulgação, embora a banda esteja recebendo resenhas bastante positivas, o que favorece para que possa nos brindar com mais sons que, se não te colocam a fazer headbanging, te leva para um clima muito interessante (afinal, todo headbanger às vezes precisa relaxar, não é?).
           
Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Sounds of Restoration
Álbum: Through the Ashes of Remembrance (EP)
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Alternative Rock/Heavy Rock/Doom Metal

Tracklist
O1. Starting to Remember
02. Path
03. Repentance
04. Aftermath
05. To Live is to Grief

Faça o download legalizado do EP aqui

Conheça a banda

Nenhum comentário: