segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um Supergrupo Que Está Dando Certo: Chickenfoot

Chickenfoot: um supergrupo que não decepciona


A história do Rock está cheia de supergrupos que fracassam ou, pelo menos, não agradam tanto quanto se esperaria. Poderia citar vários aqui, tanto fora do Metal quanto nele (vide o fim prematuro do Symfonia, no Power Metal, por exemplo).

Mas há combinações que se tornam ainda mais explosivas, mais intensas do que se esperava. Penso aqui, dentro da cena atual do Rock, dois grandes grupos, com dois discos já lançados e com músicos que fizeram (e, pelo jeito ainda fazem) história: Black Country Communiun e Chickenfoot.
            
O primeiro já falamos aqui, embora ainda estejamos devendo a resenha de seu segundo trabalho. Já o Chickenfoot, nunca me interessei pelo som dos caras, torcia o nariz mesmo suspeitando que um trabalho que unindo Sammy Hagar (vocal) e o baixista Michael Anthony (ambos ex-Van Halen), Joe Satriani na guitarra e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) na bateria seria, no mínimo, interessante.
            
Acontece que o segundo disco da banda, “Chikenfoot III” (2011), que embora tenha o número três é o segundo disco, é uma das coisas mais legais que ouvi neste ano todo e, com certeza, o melhor álbum de Hard Rock dos últimos anos.
           
Exagero? Pode até ser, ainda mais que não conheço tantas bandas quanto gostaria. Mas a verdade é que ver esse quarteto em ação, especialmente os ex-Van Halen e Joe Satriani (e Chad me agradou mais tocando esse estilo de som do que na sua principal banda), um mestre da guitarra caprichando nos riffs e em solos não tão técnicos (se é que Satriani tenha um solo pouco técnico), me deixou com a sensação de que são apenas os dinossauros dos anos 80/90 que podem mostrar a galera jovem o que é um bom Hard Rock.
            
“Bom” é pouco. Ouça músicas como “Up Next”, “Last Temptation” e “Lighten up” e me diga se não há aquele espírito do Rock & Roll mais vivo do que nunca, lembrando os saudosos discos do Hard Rock norte-americano oitentista.
            
Satriani, Smith, Anthony e Hagar




E não para em três faixas. Todas as 10 canções trazem essa característica e, ao invés de termos um disco com músicas parecidas, temos uma variedade, com espaço para cada uma dessas estrelas mostrarem suas habilidades individuais, ao mesmo tempo que sobra groove e feeling, algo indispensável se você quer que uma música grude na cabeça das pessoas.
           
E músicas como “Different Devil” (lembra as baladas ritmadas do Van Halen? Pois então...), “Big Foot” (primeira música de trabalho do álbum) e “Alright Alright”, a mais empolgante do disco, mostram exatamente que o Chikenfoot tem tudo para ser o supergrupo mais representativo daqueles anos dourados da música.

   Shows enérgicos e com muito bom humor



Se há como comparar com os clássicos do Van Halen? Até podemos, mas correndo o risco de não apreciar a proposta do grupo atual na sua plenitude. Basta ouvir a linda “Come Closer” (show do Sammy) e a “doida” “Three And A Half Letters” (confira o vídeo no fim da postagem) para perceber que os caras não estão para brincadeira.

           Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Chickenfoot
Álbum: Chickenfoot III
Ano: 2011
País: EUA
Tipo: Hard Rock

Formação
Sammy Hagar (Vocal)
Joe Satriani (Guitarra)
Michael Anthony (Baixo)
Chad Smith (Bateria)



Tracklist
1. Last Temptation
2. Alright Alright
3. Different Devil
4. Up Next
5. Lighten Up
6. Come Closer
7. Three And a Half Letters
8. Big Foot
9. Dubai Blues
10. Something Going Wrong

Acesse e conheça a banda

Assista os vídeos oficiais






Ao vivo

Compre o CD pela Die Hard aqui.

Nenhum comentário: