quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Entrevista: Impetus Malignum – Do Ódio à Evolução



A cena Black Metal brasileira é de uma gama de vertentes e bandas que, de norte a sul, leste a oeste, mantem viva a paixão e o ardor pelo som mais pesado e brutal que se tem conhecimento.

No Rio Grande do Sul, antro das mais variadas vertentes do Heavy Metal, temos nomes que colocam em evidência a sonoridade negra e obscura, fazendo dessa arte uma das referências do estado.

Em mais uma grande entrevista do Road To Metal, tivemos o prazer de conversar com a baterista de uma das mais respeitadas bandas do underground gaúcho. Estamos falando da horda Impetus Malignum.

Direta e sem rodeios, Sathanya nos conta planos futuros, sobre a cena nacional e outras coisas mais que você confere abaixo.


Road to Metal: “Death Ride” foi lançado em 2010 e tem sido muito bem recebido entre os fãs e a critica, como vocês vêem isso?

Sathanya: Com Muitíssima satisfação é sempre bom receber o reconhecimento em relação aquilo que tanto apreciamos fazer.

RtM: Neste novo trabalho notamos uma nítida evolução, com riffs mais velozes e agressivos, nos fale um pouco sobre este novo lançamento?

Sathanya: Bem, ainda que esta resposta pareça muito clichê, não vejo outra razão para tal senão o processo de evolução natural pelo qual todas as bandas passam. Possuímos diversas influencias e gostos, e misturando tudo, eis o resultado final. Não nos programamos para fazer as coisas de maneira fechada E PRÉ - definida, deixamos então que o processo criativo flua livremente a fim de chegar a um bom resultado que seja bem recebido por nos em um primeiro momento, o que como dito acima, acaba implicando em uma boa recepção por parte dos fãs também.

RtM: O assunto do momento é a cena metal nacional, que está sendo alvo de muitos depoimentos polêmicos... Vocês têm acompanhado essas declarações? E o que vocês pensam sobre este assunto?

Sathanya: Na hora de se auto intitular um representante e fã incondicional do estilo, seja qual for à vertente de metal, todos respondem de forma afirmativa prontamente. Agora quando se trata de ação e não somente conversa, é que sabemos o quanto "a cena é forte". Apesar disto, sempre há os que se salvam. Felizmente!

RtM: Vocês estão na ativa no underground desde 2001... O que mudou de lá pra cá na visão de vocês, em relação ao metal extremo?

Sathanya: A cada ano que passa, percebemos um progresso cada vez mais significativo em termos de difusão, ou seja, as bandas possuem maior espaço para mostrar seu trabalho, o que no meu ponto de vista é algo excelente.

RtM: Os álbuns da Impetus Malignum estão sendo lançados todos virtualmente, com download gratuito, não tendo lançamento físico. Há algum motivo em especial para esta decisão?

Sathanya: Pelo simples motivo que desde que perdemos contato com a dark new age, responsável pelo lançamento do split united blasphemies, não conseguimos encontrar um novo selo.

RtM: No dia 17 de dezembro vocês irão tocar ao lado de uma lenda do som pesado do sul, a Bestial. O que podemos esperar para este show?

Sathanya: Um show destruidor.

RtM: A Impetus Malignum já pensa em um próximo lançamento?

Sathanya: Certamente, ainda sem previsão, porém já possuímos bastante material para realizá-lo. Preferencialmente o mais breve possível.

RtM: Nos conte um pouco da trajetória da horda até seu momento atual?

Sathanya: Bom, eu entrei na banda em meados de 2008, 2009, sem jamais ter tocado com ninguém em períodos anteriores a isto. Apenas mantinha o desejo de ter uma banda, porém sem ter quem compartilhasse seja de gostos ou idéias afins, até que eu recebi o convite para ingressar na Impetus Malignum, o qual aceitou imediatamente. De lá para cá, conforme já mencionamos passamos por evoluções diversas, e a idéia é sempre evoluir, porém sem jamais perder a essência.

RtM: Quais os planos futuros da Impetus Malignum?

Sathanya: Evoluir, espalhar nossa mensagem e, sobretudo fazer música brutal e de qualidade.

RtM: Muito obrigado pela entrevista, e deixo o espaço final a você.

Sathanya: Obrigada por conceder-nos este espaço, e igualmente obrigada a todos que apóiam e sempre apoiaram nosso trabalho ao longo da existência da banda. Que as forças construtoras da liberdade e do conhecimento possam guiá-los em direção ao verdadeiro “Impetus Malignum” que habita cada um de nós.


Entrevista: Renato Sanson
Introdução: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação



Conheça mais a banda:

Baixe o primeiro álbum aqui

Baixe o novo álbum aqui

Confira o novo vídeo


Videos do CD debut “When Darkness Devours The Light”:

Nenhum comentário: