segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Expurgo: A Força do Grind Nacional



Quem acompanha o nosso undeground mais “podrão” com certeza conhecia os mineiros do Putrifocintor, um promissor grupo que infelizmente encerrou suas atividades. Só que para alegria dos fanáticos por barulho de plantão, vindo das cinzas (ou, se preferir das carniças, para entrar no espírito) de tal grupo formou-se em 2003, o Expurgo.

Composto por Egon nos vocais, Philipe nos vocais e guitarras, Leandro no baixo e Andreson na bateria, a banda no ano de 2005 lança seu primeiro atentado sonoro, “Grey Waste”, que já dava a noção do que estaria por vir. Só que seis anos se passaram, a banda acumulou experiência e nos presenteia agora com “Burial Ground” (2011), um primor do extremismo nacional.

Dá para ver que todo o processo foi bem pensando, começando pela capa que nos remete aos filmes do mestre Romero o pais dos mortos vivos, além da produção sonora que conseguiu deixar o som sujo e ao mesmo tempo audível, por mais estranho que possa parecer, só ouvindo mesmo para entender.

Mas tudo iria pro água baixo se as músicas fossem ruins e ai que tá o negocio: pegue os melhores e mais doentes momentos possíveis de bandas como Nasum, Napalm Death, Massacre, Terrorizer, Repulser e acrescente doses de humor negro e originalidade, esta ai a formula que torna o Expurgo tão bom, sendo que as 29 músicas acabam em pouco mais de 40 minutos, dando aquela sensação de alegria para os fãs e de pesadelo sonoro para os não iniciados.

Podreira pouca é bobagem: Expurgo mantendo longe os ouvidos sensíveis


Sendo assim, com um álbum tão uniforme fica difícil apontar um destaque mas vale a pena curtir as faixas que são em português porque dão um toque bem original para a banda, como a já clássica “Sofrer em Paz”.

Então é isso banger. Uma banda extrema para ouvintes extremos. Se você curte uma das vertentes mais pesadas do Heavy Metal não deixe de ouvir esse CD que é mais uma prova que o Brasil não deve nada se tratando de qualquer tipo de Metal.

Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Cesar Mind

Ficha Técnica
Banda: Expurgo
Álbum: Burial Ground
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Grindcore


Formação
Egon (Vocal)
Philipe (Vocal e Guitarra)
Leandro (Baixo)
Andreson (Bateria)

Tracklist
1.
Blast of Truth
2. Only the Depressive Trades
3. No Chance to Refuse
4. Afected by Disequilibrium
5. Trapped
6. Nothing Becomes Ruin
7. Palestine Guts
8. Brain Pulsing
9. Human Hardware Dysfunction
10. Plasma Arc
11. Interruption Request
12. Aufklärung
13. End of Line
14. Madness and Reason
15. Spell or Xenophobism
16. Sofrer em Paz
17. Sense Power, be Dead!
18. Exploitation
19. Condemned
20. Time Rips Us Out
21. Worthless Anger
22. Purging the Phlegm
23. One Day of Terror
24. Chaotic State of Addiction
25. Spread Our Cancer
26.
Não (Part. 1)
27. Regurfecontocoremintocegues
28. Não (Part. 2)
29. Grey Waste II - O Cocito

Conheça a banda

Nenhum comentário: