segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Anathema: Cada Vez Menos Metal

Releitura com menos peso de clássicos do Doom Metal dividindo os fãs da Anathema


Lembra daquela santíssima trindade do Doom Metal inglês onde  se consolidava o nome de My Dying Bride, Paradise Lost e Anathema? Pois bem, os três são responsáveis por obras primas do estilo mais obscuro do Metal, ao mesmo  tempo que deram verdadeiras derrapadas na carreira. Mas nos últimos lançamentos os dois primeiros voltaram para o lado mais Metal de sua carreira, já o Anathema insiste em manter sua atual essência, ou seja, um Gothic Rock por horas lembrando Pink Floyd misturado com The Cure.

Quem acompanha a carreira deles sabe que a saída de Darren White para ser substituído por Vicent Cavanagh foi marcante para a sonoridade em si e a partir daí aquela melancolia e andamentos arrastados deram espaço para sons cada vez mais acessíveis, que por mais que os fãs mais radicais defendam como belas canções (o que realmente são)   mas não conseguem fazer frente de EPs  como “Crestfallen”  e “Serenades”.


Após a entrada de Vicent Cavanagah a banda tomou outros direcionamentos musicais


Pois aí que vem o principal problema desse novo trabalho chamado “Falling Deeper” (2011), pois ele pode ser encarado como uma nova versão de “Hindsight”, ou seja, regravações de músicas antigas com elementos sinfônicos, orquestrados e dando aquele caráter minimalista, a trilha sonora perfeita para relaxar os ouvidos.

Só que dessa vez a banda decidiu regravar músicas da sua época mais agressiva, o que na realidade não é compressível, já que a formação e principalmente a sonoridade da banda eram outras, fazendo com que clássicos do Doom Metal como “Sleep  in Sanity” se tornassem uma gravação acústica e sem peso, sendo que para quem nunca ouviu trabalhos anteriores vai até achar as músicas belas baladas, mas quem se acostumou com aquele peso marcante e depressivo vai na realidade se apavorar com o que os caras andam fazendo hoje em dia.

Esse é aquele álbum que vai despertar varias emoções: melancolia, ódio (se você for fã mais true), tranqüilidade e admiração especial, pois um destaque total vai para a Anneke  Van Giersbergen (ex-The Gathering) já que essa é, sem dúvida, a melhor vocalista na cena gótica mundial. Ouça de cabeça aberta e tire suas conclusões.

Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Anathema
Álbum: Falling Deeper
Ano: 2011
País: Inglaterra
Tipo: Gothic Metal/Gothic Rock

Formação
Vicent Cavanagh (Vocal e Guitarra)
Daniel Cavanagah (Guitarra)
Jamie Cavanagh (Baixo)
John Douglas (Bateria)
Lee Douglas (Vocal)



Tracklist
01. Crestfallen
02. Sleep in Sanity
03. Kigdom
04. They Die
05. I Made a Promise
07. Alone
08. We, The Gods
09. Sunset Age

Acesse e conheça a banda

Confira a versão original de "Sleep in Sanity" 


Agora confira a releitura de 2011


Nenhum comentário: