terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Metallica Muito Além de “Lulu”


Depois da polêmica parceria com Lou Reed, muitos fãs pensaram que o futuro do Metallica estava escrito, pois realmente a parceria pegou todos de surpresa ainda mais que envolvia o nome Metallica no meio e o que mais desapontou os fãs nem foi tanto a parceria, mas sim a sonoridade apresentada que não traz nenhum tipo de emoção a não ser o sentimento de “raiva” entre os fãs da banda.

Na festa de aniversário, Jason Newsted ao fundo
Devido a esta grande polêmica, onde muitos consideraram o tenebroso “Lulu” (2011) como um lançamento do Metallica, James Hetifield (vocal e guitarra), em várias declarações, já deixou bem claro que “Lulu” não é o novo álbum do Metallica e nem é como o Metallica soará no seu novo trabalho, ao meio desta discussão sem fim o Metallica liberou o EP “Beyond Magnetic” (2011) onde são quatro musicas que não entraram no “Death Magnetic” de 2008, canções que foram apresentadas nos shows de 30 anos de existência da banda onde foram quatro apresentações e em cada uma tocando uma música inédita.

“Hate Train” abre o EP no melhor estilo Metallica dos anos 90 com uma levada que lembra as composições mais rápidas de “Reload” (álbum de 1997), mas não deixe se enganar, pois temos riffs inspiradíssimos e uma melodia vocal de encantar, com um refrão que gruda na cabeça e um fato surpreendente: Kirk Hammett solando sem usar o “HUA HAUA”, um ponto positivo pois nos últimos anos estava abusando demais deste recurso, fazendo seus solos ficarem praticamente iguais.

"Sobras" de "Death Magnetic" mostram que a banda ainda tem fôlego para ótimas canções

“Just A Bullet Away” vem na mesma levada, porém com uma simplicidade maior nos riffs, mas não menos cativante mostrando que uma simples composição pode se tornar grandiosa. Mais uma vez destaque a James com suas melodias vocais inspiradíssimas e desta vez Lars Ulrich (bateria) e Robert Trujillo (baixo) em total sintonia, apesar de Lars não ter mais aquela pegada dos anos 80, mas é um baterista que posso dizer que é único, com assinatura em tudo que toca, pois ao tocar uma simples nota você já diz “é o Lars” e isso é um diferencial para o Metallica ao longo desses 30 anos. Comprove você mesmo nesta faixa se não temos aqui todas as assinaturas do mestre Ulrich.

“Hell And Back” poderia muito bem ter entrado em “Load” de 1996 ou “ReLoad”, pois lembra muito as composições desta época com riffs limpos e uma certa acelerada para o final com uma melodia mais comercial, mas sem tirar o brilho da composição que com certeza deve soar muito bem ao vivo.

Shows especiais reuniram grandes nomes. Até Dave Mustaine tocou com seus ex-companheiros clássicos do Metallica

E por fim a música que lembra mais o Metallica dos anos 80: “Rebel Of Babylon”. Com riffs palhetados, solos e duetos criativos, Trujillo segurando a cozinha com precisão, Lars sentando o braço literalmente aliado as vociferações mais do que inspiradas do mestre James Hetifield, realmente uma música que deve funcionar muito bem ao vivo e trazendo à tona aquele Metallica inspirado e criativo.

O Metallica realmente não precisa provar nada para ninguém, falar do seu legado e as bandas a quais influenciaram ao longo desses 30 anos é chover no molhado, ai está a prova que a banda tem muita lenha para queimar e podemos sim esperar um verdadeiro álbum METALLICA.

Texto: Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Metallica
Álbum: Beyond Magnetic
Ano: 2011
País: Estados Unidos
Tipo: Thrash Metal/Heavy Metal

Formação
James Hetfield (vocal e guitarra)
Kirk Hammett (guitarra)
Robert Trujillo (baixo)
Lars Ulrich (bacteria)





Tracklist
01 Hate Train
02 Just A Bullet Away
03 Hell And Back
04 Rebel Of Babylon

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: