terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Força do Vulcano: Novo Disco - Um Clássico Iminente/Eminente

Lendária banda brasileira lança disco com tons de clássico

Considerada a primeira banda de Metal extremo em toda a América do Sul, a Vulcano definitivamente deu o ponta pé inicial nas terras brasileiras ao massacre sonoro do Metal que abusava da agressividade, como o Black, Death e Thrash Metal.

Notoriamente existindo desde 1981, a banda liderada pelo guitarrista Zhema Rodero (único membro original) seguiu com altos e baixos, sobretudo em relação a estrutura precária no Brasil, especialmente quando o assunto era em relação ao Metal extremo.

A banda realizou sua primeira turnê européia, mostrando a força do seu Metal


Mas como todos verdadeiros guerreiros, chegaram à década de 90, passaram pelos anos 2000 com grandes discos e várias mudanças de formação para, no segundo ano desta nova década, trazer à vida “Drowning in Blood” (2011), que já nasce clássico, pois a sonoridade que temos é o Metal extremo empolgante que faz o sangue correr a mil pelas veias!

A banda passou, com o tempo, a incorporar mais elementos do Thrash Metal, o que se repete no novo trabalho, sobretudos pelos riffs de dar inveja à nova geração do senhor Zhema, aliás, uma das figuras mais importantes da história do Metal brasileiro.

Mas a Vulcano apresenta um time digno de ser vangloriado, afinal ainda completam o massacre o baixista Carlos Diaz, o baterista Arthur Von Barbarian, o guitarrista Fernando Nonath e o vocalista Luiz Carlos Louzada, estreante nessa lendária banda, e vindo da Chemical Disaster, fazendo um trabalho eficiente, mostrando que tem perfil para ficar na banda para sempre, substituindo Angel.

Qual o ponto forte do disco? A energia que emana de cada nota e cada frase cuspida, que te colocam em iminente sensação de que precisa, a qualquer momento, esmurrar a parece. Como costumo dizer, dá vontade de sair chutando a avó!

A formação atual da banda


A indiscutível capacidade de Zhema de criar os melhores riffs do ano, ao lado de seu companheiro das seis cordas Nonath, são os destaques de “Drowning in Blood”. Já na primeira faixa “Awash in Blood” percebemos o quão afiado a dupla está.

Grande destaque também para os vocais do “novato” (o cara já cantou cm a banda outras vezes nos anos 90, inclusive) na banda Luiz Carlos. O cara mostra seu fôlego e ao invés de só ficar puramente berrando, podemos notar que mesmo utilizando de seu gutural (estilo Vitor Rodrigues, do Torture Squad, por exemplo) ele está cantando com muita raiva e agressividade, ingredientes indispensáveis no Thrash Metal.

A eficiência de Arthur nas baquetas dispensa maiores comentários (o cara detona!) e o baixo reto e cru de Diaz segue a mesma direção. A peteca não oscila em nenhum momento ao longo dos quase 40 minutos que compreendem as 11 faixas, incluindo a regravação de “The Evil Always Returns”.

Embora possa ser definido como um disco de Thrash, “Drowning in Blodd” é muito mais que “apenas” isso, beirando o Death Metal e até com passagens que chegam a lembrar o Doom Metal, tamanha a cadência e o peso arrastado, como em “Prison In The Hexagon”, temos diante de nós um disco que, sem dúvidas, será considerado um clássico do gênero e já estará na lista dos melhores de 2011 dos amantes do Metal raivoso e pesado.

Se você ainda não conhece quem começou tudo aqui no Brasil, pode iniciar pelo fim e ir curtindo disco a disco regressivamente, pois, em se tratando de Vulcano, o peso e a qualidade são marcas garantidas.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Vulcano
Álbum: Drowning in Blood
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal/Death Metal

Formação
Zhema Rodero (Guitarra)
Luiz Carlos (Vocal)
Fernando Nonath (Guitarra)
Carlos Diaz (Baixo)
Arthur Von Barbarian (Bateria)


Tracklist
01. Awash in Blood
02. Devil’s Force
03. Total Desolation
04. Prision in the Hexagon
05. 100 & 50
06. Zodiac Attack
07. They Sold Their Souls
08. Chapel on Fire
09. Come to the Carnage
10. Infamous Poet
11. The Evil Always Returns

Compre o CD pela Die Hard aqui

Acesse e conheça mais sobre essa lendária banda brasileira

Nenhum comentário: