terça-feira, 26 de novembro de 2013

Uganga: Levando o Caos Sonoro à Europa

Registro ao vivo na Europa marca as duas décadas da banda

Embora com poucos lançamentos, a galera da Uganga tem experiência no cenário da música pesada, afinal, são 20 anos de história, fora outras atividades, como do vocalista Manu Joker, que integrou a lendária Sarcófago.

A verdade é que a sonoridade da banda, o chamado Thrashcore, cantada em português, com letras críticas e que te colocam a refletir, levaram a cidade alemã da Datteln e Benavante, em Portugal, a receber o show dos brasileiros e, deles, render o álbum ao vivo “Eurocaos – Ao Vivo” (2013). 

De Minas Gerais para o mundo: Metal brasileiro tomando o underground europeu

São 13 faixas de uma energia quase palpável, você sente a força do grupo ao vivo e a evidente empolgação em cima do palco, com Joker falando em inglês com os presentes, traduzindo, muitas vezes, os títulos das músicas em para que a galera entenda.

O set list foi carregado com sons dos discos do grupo mineiro, incluindo, também, dois covers que merecem destaque: uma versão matadora para “Troops of Doom” (Sepultura) (que banda brasileira de Metal pesado não paga homenagem aos caras?) e “Não desista” (Stress). 

Manu Joker, figura histórica do Metal nacional, à frente do Uganga

Um dos pontos fortes está na arte de grande qualidade do álbum. Primeiro, ele vem com um pequeno Box, contendo encarte com um longo relato sobre a turnê (em português!) e o CD (na caixa e tudo mais). Dentro do CD, outro encarte, recheado de fotos da turnê, claro.

O que mais importa é a sonoridade apresentada, com um disco muito bem produzido, 13 faixas, trazendo momentos de muita potência em “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal”, “Zona Árida”, “Asas Negras” e “Sua Lei, Minha Lei” são destaques deste registro que só peca por ser CD simples, já que os fãs e todo headbanger desejaria mais outros registros.

O disco, que já é um prato cheio de qualidade, ainda traz uma seção multimídia, em que você acessa a internet e pode conferir o documentário da turnê (que também foi liberado no Youtube e vale muito a pena ser visto), dois vídeo clipes oficiais, além de ouvir as faixas.

Fica evidente que com “Eurocaos – Ao vivo”, o Uganga quis marcar sua história com um grande lançamento, numa atitude de grande respeito ao fã (que pode comprar o disco sabendo que terá muito material para usufruir) e consegue com êxito o intento, sendo este ao vivo um marco também na história do Metal brasileiro, que se ainda em muitos países é conhecido por dois ou três nomes, com trabalhos deste tipo, gravados fora do Brasil, abrem-se portas para que muitas bandas, assim como a Uganga, possam também mostrar seu trabalho e arriscar voos mais altos, mesmo com altos e baixos (assista o documentário que você vai entender), mas a certeza de um ótimo trabalho feito.
Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Som do Darma

Ficha Técnica
Banda: Uganga
Álbum: Eurocaos – Ao Vivo!
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Tharshcore
Selo: Sapólio Rádio e Incêndio Discos (nacional)


Formação
Manu “Joker” (Vocal)
Christian Franco (Guitarra)
Thiago Soraggi (Guitarra)
Raphael “Ras” Franco (Baixo) 
Marco Henriques (Bateria) 


Tracklist
01. Kali-Yuga
02. Asas Negras
03. 3XC
04. Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
05. Sua Lei, Minha Lei
06. Zona Árida
07. Fronteiras da Tolerância
08. Van
09. Troops of Doom (cover Sepultura)
10. Nightmare (short version) (Cover Sarcófago)
11. Não Desista (cover Stress)
12. Desespero (cover Pastel de Miolos)
13. Antwerpen Dub

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: