sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dark Avenger: "Tales of Avalon: The Lament" - Enfim a Espera Terminou!


Quase treze anos de espera pela segunda parte de um álbum ("Tales of Avalon:The Terror" foi lançado e 2001) que pode, sim, ser chamado de clássico do Metal brasileiro, e esta continuação vai levar a banda a ter um reconhecimento que merece. Com lançamento oficial realizado dia 13/11/13 (data bem emblemática, afinal essa continuação demorou quase 13 anos para ser lançada) em show no Teatro dos Bancários, em Brasília, finalmente a espera terminou!

Sempre que um grupo de qualidade encerra atividades prematuramente, ficando aquela sensação de uma história que ainda tinha muitas páginas a serem escritas, alimenta-se a esperança de que em determinado momento essa história será retomada.


Lá em 2011, quando o Dark Avenger já nos trazia notícias sobre as gravações e expectativas com o novo álbum, com Mário Linhares declarando sobre as canções: "...Estão lindas!..Vocês ouvirão canções que maturam há muito tempo em nossos corações e nossas mentes.", claro que o coração dos fãs bateu mais forte, porém, com o álbum já pronto veio mais tensão pela frente, pois devido a alguns problemas, o álbum acabou sendo ameaçado de ficar engavetado. Mais espera ainda, e sem a certeza de que o álbum seria lançado, confesso que torci que alguém roubasse as gravações e jogasse na net! Até pensei na possibilidade de sequestrar os membros da banda! He he he!

Brincadeiras à parte, a expectativa e felicidade pelas notícias do lançamento se transformaram em incerteza, frustração e apreensão para todos ligados à banda. Felizmente, vencidas as pedras no caminho, alguns meses atrás a banda anuncia que finalmente "Tales of Avalon: The Lament" veria a luz do dia!  E citando aquela velha máxima de que "tudo ao seu tempo", acredito que todo esse tempo e empecilhos, que atrasaram mais este capítulo da história do Dark Avenger, era algo que todos tinham que passar, afinal, sempre estamos aprendendo e amadurecendo.

Afiando os instrumentos para a volta aos palcos.
Vamos ao álbum! Gravado no estúdio Rossom Records, em Brasília (DF), produzido por R. Schumann, Tito Falaschi e mixagem por Michael Wagener (que não precisa apresentações, tendo trabalhado com gigantes como Metallica e Ozzy), apresentado uma qualidade excelente de gravação, um e outro pode falar que a mixagem esteja com muita compressão, algo muito utilizado hoje, mas não achei nada em exagero,  "The Lament" traz 11 faixas (na época lembro de Mário ter mencionado 14 canções), mostrando, como seria esperado, um grande amadurecimento musical e também diversidade.

Com canções que vão do Power Metal épico, passando por momentos mais Heavy Tradicional e também mais Speed, e algumas mais velozes e com partes beirando o Thrash, algo que lembra o Harllequin (a outra banda do vocalista Mário Linhares), também temos partes mais sombrias, ou seja, cada canção recebeu o clima adequado, o que mostra o amadurecimento da banda, que mesmo com composições engavetadas há tanto tempo, soam atuais e brilhantes.


Logo na primeira audição, lembrei do que Mário Linhares tinha dito lá em 2011 (citei no segundo parágrafo desta matéria), que as canções estavam lindas e que ouviríamos canções que maturavam há tempos! Realmente, esse tempo de maturação acredito que contribuiu muito, pois as músicas puderam ser trabalhadas e pensadas, nascendo com naturalidade, e temos um trabalho daqueles que se ouve e já dá vontade de colocar pra rodar de novo do início ao fim! É difícil hoje em dia você colocar um álbum inteiro para  ouvir, não concordam? Como falei antes, podemos encontrar momentos mais épicos, melódicos, baladas, velocidade, agressividade, obscuridade, cada canção trazendo elementos que contribuem para o clima e história de cada uma, e várias audições são necessárias para que se assimile todo o trabalho e se perceba e desfrute de cada canção e suas peculiaridades, como a épica abertura com "From Father to Son" ao coral de crianças na parte final de "Can You Feel It".

Sobre a temática, Mário conta que trata de sentimentos atemporais que fazem parte de nossas vidas, e, na primeira parte, "The Terror", é onde foi implantada toda a trama de intrigas, infortúnios e más escolhas, enquanto que e "The Lament", esses sentimentos todos já amadureceram, as máscaras já caíram.

O Dark Avenger, em charge por Luiz Kiss
Voltando às faixas, como citei antes, "From Father to Son" é uma abertura com ar épico, começando com corais e hammond na introdução, explodindo em riffs e vocais poderosos, alternando peso e melodia, principalmente no refrão marcante, vale citar o finalzinho com o fundo de teclado e o assovio, dando um ar melancólico, parece um final de filme épico sabe? Depois desse finalzinho na calmaria, cuidado para não cair da cadeira com a entrada de "Doomsday Night", que é bem veloz e agressiva, com Mário indo aos vocais mais agressivos e altos, aos mais melodiosos com maestria; "The Knight on The Hill", que segundo o vocalista, fala de fé, começa com riff com uma pegada Hard, sendo mais melodiosa, lembando o Queensryche clássico, aliás, os vocais de Linhares aqui lembram o grande Geoff Tate, destacando o refrão, talvez um dos melhores e mais marcantes do álbum, foi o primeiro que "grudou" na minha mente. Impossível não ficar com as melodias finais, com as guitarras dobradas, e as do pré-refrão e refrão na cabeça! Linda canção.

Leonel, Mário e Kayo, em 2011, durante as gravações
"Broken Vows" é mais cadenciada e pesada, numa levada mid-tempo; "Stronger Than Death",também é uma das que mais me chamou atenção de cara, muito bonita, música e letra, melodiosa, alternando algumas levadas de Metal Melódico. O refrão também vai grudar na sua cabeça, pode apostar! A sexta canção,  "Can You Feel It", é uma balada que fala sobre a dor de uma mãe, comandada inicialmente por voz e violão, e, como toda boa balada tradicional de Metal, vai crescendo no decorrer, e na metade da faixa, temos orquestrações e um bonito coro de crianças, dando muita emoção a parte final, sendo essa uma das preferidas de Linhares.

Depois da calmaria, vem uma canção cheia de tensão, e mais uma que já saltou aos olhos na primeira audição, "Uther Evil"(que saiu originalmente no EP "X Dark Years" (03), ganhou uma nova roupagem, mas mantendo suas características.), com a temática tratando sobre o ódio, não poderia ser diferente o clima tenso da música, com mais um show de Linhares, que utiliza uma linha como se estivesse narrando a letra; "Sicorax Scream" inicia quebrando tudo, bem speed, bateria veloz, riffs cavalares e vocais altos, mas sem descuidar da melodia, seguindo o padrão alto do álbum, que com essa diversidade de climas apresentados nas canções, o torna muito dinâmico.

Show em 2012, com formação diferente. Ao fundo, a imagem que vai virar camiseta também
"Dead Yet Alive", começa na calmaria, somente com um efeito de chuva e o teclado, para depois dar lugar a bases cavalgadas e belas melodias nas guitarras, para voltar a um momento mais calmo, entrando aí belos vocais femininos, e segue alternando partes mais Power/Melódico, esta faixa conta com os vocais de Edu e Tito Falaschi, cantando-a praticamente na íntegra (o que achei desnecessário), mas apresenta um belo refrão que certamente será berrado pela galera, aliás, belo refrão, com a voz seguindo as melodias das guitarras, daqueles que você ouve e já sai cantarolando as melodias! "And So Be It", é quase um interlúdio, uma balada de pouco mais de 2:30 minutos, com voz e piano.

Mário no BMU em 2005, show que marcou despedida da banda
Fechando o trabalho (parece que passa tão rápido!), "The Thousand Ones", começa com uma intro acústica, descambando num Heavy Metal poderoso e pesadíssimo, com Linhares chegando a beira do gutural em determinados momentos, fechando com chave de ouro um grande álbum, com nível alto, e somente as faixas "Can You Feel It", "And So Be It" e "Dead Yet Alive" em minha opinião ficaram um pouquinho abaixo das demais, mesmo assim, são muito boas, tornando "The Lament" um álbum praticamente impecável! Lembrando que a "Can You Feel It" traz aquele belo momento do coro de crianças, exemplificando aqui os muitos detalhes que o ouvinte vai encontrar durante cada audição, pois você precisará de várias para desfrutar a obra como um todo. 

Um grande recomeço para o Dark Avenger! Que venha uma tour pelo Brasil e muitas páginas mais para a história da banda.


Texto/Edição: Carlos Garcia/Renato Sanson
Revisão: Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Informações para aquisição do álbum: talktodark@gmail.com
Facebook


Tracklist:
01 From Father to Son
02 Doomsday Night
03 The Knight on the Hill
04 Broken Vows
05 Stronger Than Death
06 Can You Feel It?
07 Utther Evil
08 Sicorax Scream
09 Dead Yet Alive
10 And So Be It...
11 The Thousand Ones



O Dark Avenger é:
Mário Linhares (Vocal)
Leonel Valdez (Guitarras)
Jeff Castro (Guitarras)
Kayo John (Bateria)
Gustavo Magalhães (Baixo)



Nenhum comentário: